Pesquisa

Lição 1ª - Atos - A Ação do Espírito Santo Através da Igreja

O comentarista dessa  lição de abertura da nova revista é o nosso irmão Flávio.




Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores





INTRODUÇÃO



Estamos comentando a primeira lição do primeiro trimestre de 2011, com certeza vamos nos alimentar da palavra de Deus, com o livro dos Atos dos apóstolos, e a operação do Espírito Santo, vamos juntos viajar na história da Igreja nos seus primeiros passos, ver os milagres de Deus através dos apóstolos e conhecer os personagens que marcaram história da Igreja.



AUTORIA


O autor do livro de Atos é o medico Lucas, ele escreveu entre os anos 62 a 64 d.C provavelmente. Lucas, que talvez seja um apelido carinhoso para o nome de Lúcio, foi um dos líderes da Igreja primitiva e acompanhou Paulo em várias viagens missionárias (Atos 16.10-17; 20.5 a 21.18; 27.1 a 28.16). Ambos eram amigos, e o apoio de Lucas foi um encorajamento para o apóstolo.


Tradicionalmente, Lucas é considerado o “médico amado” (Colossenses 4.14), e algumas faculdades católicas de medicina o homenageiam nas comemorações do dia de São Lucas. Existem, entretanto, apenas três referências específicas a Lucas no Novo Testamento.


Ao escrever para Filemom, Paulo claramente o mencionou, junto com Marcos, Aristarco e Demas, como “meus cooperadores” (Filemom 24). De acordo com II Timóteo, o apóstolo mencionou com uma atitude de apreciação a presença de Lucas, quando disse: “Só Lucas está comigo” (II Timóteo 4.11).


Desde que seu nome é mencionado numa passagem de Colossenses depois de todos os obreiros judeus, geralmente se conclui que era gentio (Colossenses 4.10-14). O Prólogo Antimarcionita declarava que Lucas era nativo de Antioquia da Síria, que jamais se casou e morreu em Boeotia (um distrito da Grécia antiga), com 84 anos de idade.


Alguns reforçam esta hipótese, ao mencionar suas referências detalhadas sobre Antioquia em Atos 6.5; 11.19-27; 13.1; 14.26; 15.22-35, qualquer que seja o caso, Lucas era um discípulo dedicado e demonstrou grande interesse pela formação e pelo desenvolvimento da Igreja.



TEMA


O tema “Atos dos Apóstolos”, passou a ser denominado assim, após metade do século 2º de nossa era. Seu propósito foi [descrever] como se estabeleceu a Igreja de Jesus nos seus primeiros dias. Sua inauguração, crescimento, seu desligamento dos quadros, do judaísmo e sua expansão em todos os recantos do mundo conhecido então.



O CONTEÚDO DE ATOS DOS APÓSTOLOS


No inicio do livro vemos a escolha do apóstolo que substituiria o Judas Iscariotes, o escolhido foi Matias. Embora muitas pessoas argumentem que na verdade Paulo é o autêntico substituto, não existe nenhuma indicação disto no livro de Atos, desde que a única vez em que ele é chamado de apóstolo é junto com Barnabé (At 14.4,14), onde o termo tem um significado menos técnico, ou seja, uma pessoa “oficialmente comissionada”.


De fato, a escolha de Matias, conforme registra Lucas em Atos, foi mediante oração e exposição das Escrituras e quando os discipulos obediente mente aguardavam a descida do Espírito Santo. Em Jerusalém, conforme Jesus ordenara. Como a maioria dos doze discípulos, sabemos muito pouco sobre ele, além de sua eleição. E também as nações que foram alcançadas pelo evangelho, as viagens missionárias de Paulo.


A Igreja. Atos revela a origem do poder da igreja e a verdadeira natureza da sua missão. O Espírito Santo. A terceira pessoa da Trindade é mencionada muitas vezes, o batismo no Espírito Santo e o seu ministério outorgam poder, ousadia, santo temor a Deus, sabedoria, direção e dons espirituais.



CONCLUSÃO


A História da Igreja é para mim um ótimo exemplo de perseverança, diante de um começo turbado de muita perseguição, mesmo assim os irmãos perseveravam no parti do pão na comunhão, (Atos 2.42) “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. E o poder do Espírito Santo se manifestava gradualmente no meio da sua Igreja, a História de um avivamento que não se viu mais em tal proporção, mas esperamos este avivamento na terra (Joel 2.28). Que você possa ter muito proveito neste trimestre como foi no trimestre anterior, paz do Senhor.

 
 
Quer ver outros comentários do nossoirmão Flávio? Acesse:
 
 
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/12/licao-13-se-o-meu-povo-orar.html [Se o Meu Povo Orar]
 
 
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-13-missao-profetica-da-igreja.html [A Missão Profética da Igreja"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html ["O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html ["A Glória das Duas Alianças"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"]

Sobre a escolha do tema: "ATOS DOS APÓSTOLOS: Até aos confins da terra"



Há uma tendência de que com o avançar dos anos nos tornemos mais sábios, Moisés até mesmo disse: [Senhor] Ensina-nos a contar nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Salmo 90.12). Nesse sentido a Assembléia de Deus no Brasil, que completa 100 anos em 2011, tem a oportunidade única e rica de se reavaliar, olhar o que já passou e o que aprendeu para projetar os próximos anos que virão.



É preciso reconhecer a ousadia da Assembléia de Deus a propor o estudo nas Escolas Dominicais de todo o território nacional de Atos dos Apóstolos e da fundação da Igreja Primitiva, da qual as comparações serão inevitáveis.


Tem a Assembléia de Deus o que temer com essas comparações? Permita-me refazer essa pergunta ampliando-a: tem o Movimento Pentecostal o que temer com essas comparações? Aparentemente não.




O Movimento Pentecostal foi o principal responsável pela reforma mais significativa no cristianismo desde o avivamento evangélico inglês com John Wesley e George Whitefield, no século XVIII. E digo ousadamente: se o Concílio de Nicéia reconheceu a natureza divina de Cristo, o Movimento Pentecostal reconheceu e propagou a obra do Espírito Santo (a atualidade e a necessidade dos dons espirituais).


O Movimento Pentecostal contribuiu muito na volta do tema “escatologia”, que os reformadores como Calvino não tratavam como assunto principal. Também pode se creditar ao Movimento Pentecostal, da qual a Assembléia de Deus faz parte, a reviravolta da religião sobre ceticismo filosófico e o cientificismo dos séculos XVIII e XIX pelo fundamentalismo bíblico. Os que antes previam o fim da religião e especificamente do cristianismo, hoje se deparam com a expansão avassaladora da Igreja cristã.


E se fomos comparar a quantidade de conversos, penso que a Assembléia no Brasil já superou o número de convertido pelos apóstolos. A Assembléia tem o que comemorar: hoje ela é a maior igreja evangélica do Brasil, de cada três evangélicos brasileiros, pelo menos um é “assembleiano”.


Mas nem tudo é festa. O Movimento Pentecostal brasileiro hoje precisa reconhecer suas limitações, como a incapacidade de influenciar a sociedade a sociedade brasileira, apresentado uma contracultura.


Ao contrário dos reformadores do tempo de Lutero e Calvino e das igrejas reformadas atuais, as igrejas pentecostais brasileiras não conseguem ampliar o pensamento para interagir com a sociedade e a cultura de maneira aberta, é o que Ronaldo Cavalcante em se recente livro (A Cidade e o Gueto, Editora Fonte Editorial, 2010) chamou de “cristianismo cativo”, uma fuga do pensamento protestante para o pensamento evangélico que tem medo e vergonha de dialogar com os diversos setores da sociedade.


Para que não me entendam mal, eu não estou advogando o ecumenismo que destrói os nossos valores nem a libertinagem, mas que a igreja Pentecostal se lembre que o seu compromisso evangelístico requer não um fundamentalismo alienante e vazio, mas uma apologética firme e poderosa para uma participação cultural que mostre que Cristo tem a resposta perfeita para todos os nossos anseios sejam eles físicos ou intelectuais.


Charles Colson e Nancy Pearcey deixam isso muito claro em seu livro “E agora, como viveremos?” (CPAD, 2000):


Se a Igreja se fechar em si mesma, se nos concentrarmos apenas em nossas próprias necessidades, perderemos a oportunidade de prover respostas num tempo em que as pessoas estão sentido profundo anseio por sentido e ordem. Não é suficiente focar somente no espiritual, em estudos bíblicos e campanhas evangelísticas, enquanto fechamos os olhos para as tensões distintivas da vida contemporânea. Devemos mostrar ao mundo que o Cristianismo é mais do que uma crença particular, mais do que salvação pessoal. Devemos mostrar que ele é um sistema de vida compreensível que responde às perguntas mais antigas da humanidade: De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde estou indo? A vida tem algum significado e propósito? (...) Somente quando enxergamos isso [que o Cristianismo é uma estrutura compreensível e que estamos vivendo hoje uma guerra de princípios] é que poderemos evangelizar uma cultura pós-cristã, trazendo a retidão de Deus para ser vivida no mundo à nossa volta (COLSON, Charles e PEARCEY, Nancy. E agora, como viveremos? Rio de Janeiro, CPAD, 2000, pp. 12-13)

O movimento neopentencostal nasce dessa tentativa de reaver o contato da igreja evangélica com o meio social e cultural. Contudo, em muitos casos essas igrejas nasceram sem critério e desvirtuaram da sã doutrina, mas são amostras que algo precisa mudar no meio pentencostal.


Ao que parece, pelo menos, pelo subtítulo dessa edição (“Até os confins da terra”), a CPAD reconhece isso Em nenhum momento da História da Igreja estudar Atos dos Apóstolos foi tão relevante. Em momentos de novidades como o estamos vivendo precisamos lembrar o que Cristo falou:


E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos (Mateus 24.4-5)


E o apóstolo Pedro: Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações (I Pedro 4.7)


Voltar as nossas origens permite entendermos o que somos, se erramos e como seguir para o alvo. Parabéns CPAD, Atos foi um acerto histórico!
      

Sobre o comentarista, o pastor e teólogo Claudinior de Andrade, ele dispensa comentários. Ótima escolha. 










Lista dos comentaristas das Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011

PROGRAMAÇÃO PARA OS COMENTÁRIOS DA REVISTA "ATOS DOS APÓSTOLOS: Até aos confins da terra"










1. Atos - A Ação do Espírito Santo Através da Igreja – Flávio José


2. A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda – Aguinaldo Barbosa



3. O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes – Manassés Almeida 



4. O Poder Irresistível da Comunhão na Igreja – Carlos Antônio



5. Sinais e Maravilhas na Igreja – Irª Josefa 



6. A Importância da Disciplina na Igreja – Gilvan Gomes 



7. Assistência Social, Um Importante Negócio – Aguinaldo Barbosa substituído, nesse comentário, por Ezequiel Carvalho 



8. Quando a Igreja de Cristo é Perseguida – Flávio José 



9. A Conversão de Paulo – Carlos Antônio



10. O Evangelho Propaga-se Entre os Gentios – Flávio José 



11. O Primeiro Concílio da Igreja de Cristo – Ezequiel Carvalho



12. As Viagens Missionárias de Paulo – Gilvan Gomes 



13. Paulo Testifica de Cristo em Roma – Manassés Almeida 

Lição 13ª - Se o Meu Povo Orar

O comentarista dessa décima terceira (quinquagésima) lição é o nosso irmão Flávio. Esse também é o décimo comentário dele
Quer ver os outros nove? Acesse:





http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-13-missao-profetica-da-igreja.html [A Missão Profética da Igreja"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html ["O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html ["A Glória das Duas Alianças"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"] 





Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores



 LIÇÃO  13ª
  TITULO: SE O MEU POVO  ORAR

INTRODUÇÃO
 Falar deste assunto é muito difícil e fácil ao mesmo tempo, porque, quem está com os ouvidos e olhos abertos percebe a mudança da Igreja, desta forma fica fácil de falar, mas  o difícil é falar do estado em que ela se encontra. O povo não ora mais como antigamente. Eu ouvi certo comentário sobre esta mudança, uma irmã do círculo de oração que chegou a sua casa com o semblante caído e seu esposo lhe faz a seguinte pergunta: o que ouve minha filha que você esta tão preocupada? Ela responde com um ar de preocupação: “Meu velho, Jesus só batizou quinze hoje”. Ela estava sentindo a mudança na Igreja, se ela estivesse viva sentiria esta mudança mais forte, hoje nós temos um povo que força as mudanças, que coloca a igreja no canto da parede, homossexuais que dizem que é igreja, heresias que são aceitas naturalmente e etc.

HUMILDADE
Quando você pode dizer: “Deus está presente”? Como você definiria a presença de Deus neste lugar? Nós sabemos e cremos no verdadeiro criador de todas as coisas e da sua onipotência, que Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. A minha fé na Bíblia me faz crer nisto, embora haja quem diga que Deus está presente de outra forma.
Bem, penso que eu posso fazer esta afirmação se em minhas orações derramar lágrimas por se compadecer das necessidades de meus irmãos, se a palavra pregada com unção me fazer reconhecer o meu pecado, se quando o perfeito louvor amolecer o meu coração de pedra e por fim ter a alegria no coração por estar na casa de Deus.
Daí extraiu-se um coração humilhado que busque a Deus com sinceridade. Arrependimento, a definição de arrependimento na origem da palavra quer dizer “mudança de atitude”  e todo aquele que demonstra arrependimento tem um coração genuíno, ele sente-se mal com o pecado e mostra ser convertido.

OS OUVIDOS DE DEUS
Desta forma Deus escutará o clamor do seu povo:
“E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.” (Êxodo 3.7)
 Deus nos prometeu sarar nossas feridas e promessa de Deus é promessa comprida. Cristo efetuou esta promessa (João 19.30), e outras promessas de benções foram prometidas por Deus ao seu povo se o mesmo obedecesse a sua palavra (Êxodo 23.20-22,24-26).

CONCLUSÃO:
Estamos no período da igreja de Laodicéia, e este período é marcado por acontecimentos que mostram o quanto o momento é delicado, talvez por conta destas mudanças o povo de Deus esteja orando pouco. Quando o momento é crítico a necessidade de oração é muito maior do que se pensa. Então faço um apelo aos leitores deste blog, orem pela vinda do Senhor, pelos os irmãos que estão despercebidos deste grande momento que é o arrebatamento. Precisamos ter a verdadeira comunhão com Ele para que as nossas súplicas sejam ouvidas e atendidas pelo todo poderoso Senhor e Criador de todas as coisas. Este é o meu apelo, que Deus em Cristo através do seu Santo Espírito vos abençoe.

Quinquagésima Lição Comentada - Parte 1

Antes de postar o comentário de Flávio para essa décima terceira lição eu queria comemorar com todos os leitores do blog a quinquagésima lição:





E então compartilhar com vocês alguns estatísticas do blog:



Números de visualizações do blog (apenas nesses últimos seis meses):

 1641



Países que acessaram esse blog além do Brasil:

Estados Unidos
126 vezes
Portugal
31 vezes
Canadá
12 vezes 
Alemanha
6 vezes 
Rússia
5 vezes
Peru
3 vezes
Paraguai
3 vezes
Ucrânia
3 vezes
Suíça
2 vezes







Comentário mais acessado:


Lições Bíblicas - Jeremias, esperança em tempos de crise - Lição 1º -  Jeremias, o profeta da Esperança - parte 2 [Escrito por Ezequiel em 03 de abril de 2010, http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/licoes-biblicas-jeremias-esperanca-em_03.html]  - 192 ACESSOS



AGRADEÇO A DEUS PELO SUCESSO DESSE BLOG E A TODA ESCOLA DOMINICAL DE PEREIRA CARNEIRO 1 POR ACREDITAR NESSE PROJETO E EM ESPECIAL AOS IRMÃOS QUE COLABORARAM DEIXANDO NESSE BLOG AS PALAVRAS QUE DEUS INSPIROU EM SEU CORAÇÕES:

AGUINALDO,

CARLOS,

FLÁVIO,

GEITJANE,

GILVAN,

JOSEJA, 

MANASSÉS E

SARA


QUE EM 2011 ESSE BLOG POSSA CONTINUAR SENDO UM INSTRUMENTO DE BENÇÃO E PROPAGAÇÃO DO REINO DE DEUS

Quinquagésima Lição Comentada - Parte 2

Ainda para comemorar o nosso quinquagésimo comentário, selecionei trechos de comentários de cada pessoa que já postou aqui. Isso é bom para lembrarmos aquilo que já foi escrito aqui de marcante. A ordem dos trechos é pelo nome de quem os escreveu na ordem alfabética:






Quando Deus criou o homem não criou apenas um homem, mas um templo aonde pudesse habitar. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado (I Coríntios 3.16-17). Pois quando estamos santificados – e isso no sentido mais explícito: separados dos negócios desta vida – podemos sentir a íntima comunhão que temos com Deus através de Cristo transbordar em nossos corações. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração (Jeremias 24.7). [Aguinaldo, Exortação à santificação, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/8-licao-exortacao-santificacao.html



O ministério da reconciliação resume-se na obra e proclamação da morte da vicária de Cristo Jesus na cruz do Calvário. A má notícia: o homem pecou, caiu e conseqüentemente perdeu a comunhão com Deus. A boa notícia (Evangelho) é que Deus planejou, arquitetou e em Cristo consumou a obra redentora no Calvário. Depois do homem reconciliado, perdoado, justificado e sendo uma nova criatura torna-se agora um embaixador de Cristo, ou seja, seu representante perante um mundo caído e pecador. De uma posição desconfortável o homem passa agora a ter paz com Deus (Romanos 5.1) e ser Seu representante perante a humanidade. O homem agora proclama e anuncia a todos o perdão de Deus através de Cristo Jesus, porque Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo (II Coríntios 5.19). Aleluia! [Carlos, O Ministério da Reconciliação, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html]




Se estivermos crescendo, como diz as pesquisas, devemos ter ainda mais cuidado com a “qualidade de fé” que a igreja de Cristo vai ter. Por isso, estudar apologética nunca foi tão importante como está sendo agora. E quando falamos de apologética não devemos pensar em uma defesa cega e sim uma autocrítica dos nossos princípios de fé. E autocrítica não de uma maneira destrutiva, mas equilibrada, sabendo que a verdade é como o ouro quando mais posto a prova mais reluz o seu brilho. [Ezequiel, A Escolha pelO Ministério Profético na Bíblia, em: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/escolha-pelo-ministerio-profetico-na.html]




Se Israel lhe era a possessão peculiar, e se do Senhor recebera tantas bênçãos, por que se desviou de seu Redentor? É como hoje, as pessoas se esqueceram de clamar a Deus por todos seus problemas, seja eles de saúde ou qualquer outra coisa, Salvando...sabemos que a fé é essencial para a vida cristã, sem ela não a como agradar a Deus. Esta apostasia que assola e assombra a igreja nos últimos dias esta fazendo com que o povo se afaste de Deus (Hebreus 11.6). Zelemos pela sã doutrina. E que nada nos desvie de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em breve virá Ele buscar a sua igreja. Se não estivermos preparados, como subsistiremos nesse grande dia? Retenhamos a esperança e a confiança em Cristo Jesus! [Flávio, Os perigos do desvio espiritual, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html]




No entanto, o primordial (...) é sabermos corretamente a diferença entre misticismo e profecia. No princípio poderíamos até nos confundir, visto que a palavra “misticismo” [do latim mystica, espiritual] representa (...) uma atitude em busca da união intima e direta do homem com a divindade, e pensar que o profeta e o místico são iguais. Mas não são. O que muda realmente é o caminho, embora aparentemente sejam os mesmos objetivos. O místico, na asserção a que estamos aludindo nessa ocasião, refere-se aquele que busca o contanto com o espiritual mais por meio da intuição e do sentimento do que pelo conhecimento racional de Deus e da fé genuína. O místico não tem discernimento espiritual e o diabo se aproveita disso, quer o místico tenha consciência dessa realidade ou não. Não devemos ser meninos, a não ser na malícia, mas no conhecimento devemos ser adultos. Nem tudo que acontece no reino espiritual, sejam milagres, prodígios ou sinais, provêm de Deus. [Geitjane, Profecia e Misticismo, em: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-4-profecia-e-misticismo.html]



Quinquagésima Lição Comentada - Parte 3

Aquela não seria simplesmente mais uma festa das colheitas ou pentecostes, pois havia um grupo  de pessoas regando esta festa com muita oração e suplicas obedecendo a ordem do seu Senhor (Atos 1.4). E teve como protagonista deste grande acontecimento a pessoa do Espírito Santo. O povo de Deus nunca deixará de avançar para alcançar seus objetivos, mesmo diante de intensas perseguições como a do século I da nossa era. Pois foi desta forma que surgiu a Igreja de Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2.12). Podemos então perceber que, do ponto de vista visível, a  igreja surgiu no dia de Pentecostes. Porém em uma visão espiritual ela surgiu no eterno passado no coração de Deus. [Gilvan, A oração na vida da Igreja Antiga, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/11/licao-7-oracao-na-vida-da-igreja-antiga.html








Quem procura negar seu pecado ou mantê-lo encoberto ao invés de reconhecer, confessar e abandonar esse pecado não progredirá espiritualmente. O perdão e a misericórdia de Deus, no entanto, estão a disposição de todos os que se chegam a Deus constritamente arrependido. Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Salmos 32.1). As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que receberam o perdão dos seus pecados por Deus e que por isso a culpa de suas transgressões não pesa mais sobre seus corações e mentes. Não são mais perturbados pela consciência. Porque só Deus pode perdoar os nossos pecados, pois Ele é fiel. [Josefa, A oração que conduz ao perdão, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/12/licao-11-oracao-que-conduz-ao-perdao.html]




João não operou milagres, mais o maior milagre foi ter penetrado nos corações dos pobres, humildes, desprezados e oprimidos de que o reino de Deus estava próximo e que o messias esperado e profetizado estaria entre eles. Não teve medo de enfrentar as autoridades e expor-lhes toda a verdade, o que custou sua vida, mas de fato foi o pregoeiro da verdade, PRECISAMOS URGENTEMENTE DE JOÃOS, SEJAMOS NÓS JOÃOS DE DEUS!!! [Manassés, João Batista – O último profeta do Antigo Testamento, em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-8-joao-batista-o-ultimo-profeta.html]




Embora a salvação do cristão, não dependa de quaisquer atos meritórios. E embora o cristão não tenha obrigações em ser generoso. Paulo adverte sem querer ordenar a caridade, dizendo: E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará (II Coríntios 9.6) [Sara, O princípio bíblico da generosidade, http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/licao-09-o-principio-biblico-da.html]