Pesquisa

Lição 9ª - A Pureza do Movimento Pentecostal



Novamente estamos tendo a imensa alegria de contar com o comentário do dirigente de nossa Escola Dominical em Pereira Carneiro 1, o nosso irmão Gilvan Gomes. O nosso diácono é a meu ver  um dos professores mais didáticos que eu já conheci. E ser didático é uma virtude muito importante para todo aquele que deseja lecionar, principalmente em se falando de um magistério eclesiástico. Todo os seus comentários são muito ricos em ensino. Como esse agora. Então bons estudos na Graça do nosso Senhor Jesus.




Escrito por Gilvan Gomes, dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1
  



A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL


Novamente vos saúdo com a paz do Senhor.


Queridos, quanto a este tema vale lembrar que o nosso professor Ezequiel já nos trouxe uma palhinha quando da apresentação do assunto do trimestre, agora iremos apenas acrescentar algo mais.



INTRODUÇÃO


Quando nos deparamos com este tema, somos também convidados a destacar as seguintes palavras. Que encontramos nesta lição: "Genuíno e Autêntico", palavras estas que apontam para algo sem mistura, original, verdadeiro e que serve como modelo.


I. Onde, quando e como aconteceu o Pentecostes?


- Onde?

Cidade de Jerusalém (Atos 1.8)


- Quando?

No último dia da festa das Semanas, como também era conhecida esta festa, ou das Colheitas (Números 28.26).


- Como aconteceu?

Estavam todos reunidos num mesmo lugar (Atos 2.1-4).



Quando usamos a expressão Igreja Pentecostal não estamos nos referindo a nenhuma denominação, e sim à sua origem (Atos 2). Pois ali estava o principal modelo de Igreja, apesar de recém-nascida tinha uma meta a alcançar: "todas as nações" (Atos1.8).


Jesus não escolheu coincidentemente o último dia da festa simplesmente para impressionar os judeus da diáspora, e sim porque queria que eles também fossem impactados pela mensagem da cruz (Atos 2.7-8); e o movimento pentecostal, cuja a própria expressão sugere "ação" e a continuidade do “mover” do Espírito Santo ao longo de todos esses séculos, até o tempo presente.




II – O pentecostalismo e o tempo


Se alguém pensa que o derramamento do Espírito Santo ficou restrito ocasionalmente aquele dia está precisando ler todo o livro de Atos dos Apóstolos que na verdade podemos até chamá-lo de Atos do Espírito Santo. Ora, afinal é Ele quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça de Deus, é Ele que cura enfermidades e também batiza o homem e concede-lhe dons (Atos 19.6).


Jamais o tempo, o homem ou o próprio Satanás poderá apagar esta chama, pois não se trata de algo criado pela vontade do homem, se assim o fosse de modo algum resistiria às perseguições, às mortes e até ao período da Inquisição, onde houve uma matança indiscriminada de cristãos.


Há inúmeros registros de grandes avivamentos ao longo da história da igreja.


Citaremos os mais conhecidos:


- No século 20 – na rua Azuza, em Los Angeles, California em 1906.

- Século 19 – na Suécia, em 1858 

- Ainda no início do século 20  – nos EUA, nos anos de 1903-1905


Amados, o pentecostalismo estará presente até os últimos instantes da igreja aqui na terra.



III - O verdadeiro pentecostalismo.


A principal característica do pentecostalismo está no fato de que [os pentecostais] prezam (estimam) à Bíblia, uma vez que é por meio dela que se avalia toda e qualquer manifestação espiritual (II Timóteo 3.16).


Os verdadeiros pentecostais assumem ainda essas características:


- Prezam pela sã doutrina (Atos 2.42)


- Crêem na atualidade do batismo e dos dons espirituais (Atos 2.39)


-Cumprem a grande Comissão (Marcos 16.15-20)


-Comprometem-se com a santidade (Hebreus 12.14)




CONCLUSÃO


Disse-me um adventista que só cria no pentecostes se fosse com idiomas compreensíveis aos homens. Mostrei-lhe pela Biblia que não podemos em hipótese alguma limitar a ação do Espírito Santo (I Coríntios 14.2,4).


É verdade que ao longo dos séculos surgiram muitos falsos movimentos pentecostais, porém o verdadeiro sempre se destaca do falso. Pois o Espírito Santo não deixa ninguém confuso.




O IRMÃO GILVAN GOMES JÁ COMENTOU OUTRAS LIÇÕES NESSE BLOG. 
REVEJA SEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES. ACESSE:


A Importância dos Dons Espirituais





Lição 8ª - O Genuíno Culto Pentecostal - PARTE 1





ATENÇÃO:

Conforme havia anteriormente dito, essa oitava lição terá dois comentarista: o Irmão Flávio e a Irmã Josefa. Então teremos duas partes, na primeira, comentário de Flávio, na segunda, logo a seguir, da Irmã Josefa.




Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores



INTRODUÇÃO


Meus irmãos em Cristo, eu tenho o imenso prazer em escrever-lhes sobre assuntos que edificam a 
nossa vida espiritual. Pois bem, vamos tratar do verdadeiro culto pentecostal.




Se nós fôssemos ao culto com o coração voltado para adoração como se Ele [Cristo] fosse a cura para o mal que estava tirando [a nossa] vida aos poucos e no último momento da vida Ele fosse a única cura, como [nos  iríamos]  sentir na adoração a este Deus tremendo?


Só de escrever desta maneira os meus olhos se enchem de lágrimas, isto não é demagogia, escrevo com sinceridade, estou adorando este que é tremendo. Fica até difícil definir o que estou sentido neste momento para os irmãos.


Em Mateus 9.18-26, sobre a mulher que fez desta maneira, [a] do fluxo de sangue, e tirou de Jesus virtude, será que se nós fizéssemos desta forma arrancaríamos também virtude de Jesus?



ADORAÇÃO E CULTO PENTECOSTAL


Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal [com] Deus através do Batismo no Espírito Santo.


O termo pentecostal é derivado pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a decida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito em Atos.


Alguns líderes, infelizmente, não incentivam os crentes a freqüentar a Escola Dominical e a tomar parte nos cultos de ensino. Em decorrência disso, estão aparecendo expressões esquisitas em nosso meio como: “segura a bola de fogo que Jeová vai mandar”, “contempla o varão de branco com a espada na mão” e outras mais conhecidas: “queima ele”, “fica no mistério”, “tá amarrado” etc.


Em Romanos 12.1 [está escrito]: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.


Paulo ensina que o culto agradável a Deus é racional. Isto significa que, apesar de haver liberdade para a multiforme operação do Espírito Santo na vida dos salvos (“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para que for útil” (I Coríntios 12.6-7)), o culto pentecostal não deve ter exageros ou modismo.


Se deixarmos de fazer uso da razão, ignorando os princípios Bíblicos, poderemos cair no erro de inventar práticas e atribuí-las ao Espírito de Deus, mesmo que sejamos espirituais. Na verdade, o cristão deve evitar os dois extremos: O FANATISMO E O FORMALISMO.


O primeiro consiste na adoção de práticas exageradas e extrabíblicas, enquanto o segundo rejeita qualquer manifestação, sob o pretexto de não correr riscos. Como evitar estes extremos? Pedro responde: “Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro 3.18a)”.


Quem quiser crescer só na graça, fatalmente se tornará um fanático. E quem buscar só o conhecimento não terá como escapar da frieza espiritual. Para crescer na graça, o caminho é sempre o mesmo: consagração a Deus através de oração e jejum, bem como uma vida de piedade e santificação. Mas, para crescer em conhecimento é preciso estudar a palavra e, principalmente, obedecer aos seus ensinamentos.


Grandes movimentos pentecostais do inicio deste século se desviaram da vontade de Deus ou acabaram por faltar [na] observância [daquilo] que a Bíblia ensina sobre a autêntica operação do Espírito Santo.


Quando em uma igreja se dá pouca ou nenhuma ênfase à doutrina pentecostal, a possibilidade de surgirem expressões e manifestações estranhas é muito grande. Se nós fizéssemos o mesmo discurso de Pedro no dia de pentecostes, várias vezes ganharíamos as almas do mundo inteiro para Cristo, seria muito simples, mais não é assim, com certos modismos as pessoas acham que estão fazendo o certo e se enganam.



LITURGIA


A nossa lição esta colocando muito bem a questão da liturgia. De acordo com o grego, significa serviço público. A palavra liturgia significa, segundo [um] tradicional dicionário, o culto público e oficial instituído por uma igreja; um ritual ou cerimonial religioso.


A palavra liturgia tem sua origem primeira no grego (leitourgia), que significa serviço ritual ou de outra natureza; um serviço prestado a alguém em necessidade, executar um serviço (religioso). No uso grego-romano denota vários tipos de serviço público ou cívico, cúltico e secular.


Os escritores do N.T. adotaram a terminologia em relação à compreensão cristã da responsabilidade perante Deus e da solicitude generosa pelos seres humanos. A palavra substantiva e seus correlatos verbais e nominais aparecem no novo Testamento cerca de 15 vezes.


“LITURGIA” sempre que aparece no N.T. tem a conotação de serviço, ou de alguém engajado em um serviço de caráter sagrado; que pode ser traduzido por culto ou adoração. Não é exclusivo o uso da palavra liturgia para denotar serviço cúltico; entretanto, as palavras associadas ao sentido terão sempre conotação de serviço.



CONCLUSÃO


Se nós temos plena consciência das Escrituras, então não tem porque o culto se tornar uma confusão. Daí surge certas coisas que [provocam] até de risadas. Eu estava num determinado culto em minha igreja e o pregador estava se gabando de si mesmo, e chorava de mentira, e denomina-se um crente pentecostal legítimo. Sinto pena de tal atitude.


O apelo [que faço] é que nós busquemos os dons para serviço da igreja e a graça e conhecimento de Deus para que tenhamos o verdadeiro culto pentecostal. Que Deus derrame o seu Espírito Santo sobre sua igreja nos últimos dias.



Lição 8ª - O Genuíno Culto Pentecostal - PARTE 2





Escrito pela irmã Josefa, professora da classe das senhoras


Prezados irmãos, vamos ver como é culto pentecostal. É um culto que tem louvor, tem doutrina, adoração e interpretação, sendo tudo feito para edificação do culto ao Senhor; é um culto racional.



São apenas duas horas, vamos aproveitar para adorar, reverenciar, agradecer ao Senhor. Prestemos atenção a Palavra, pois é a fonte de tudo, onde nos alimentamos.


Mas as pessoas não se conscientizam e ficam alheios ao que está acontecendo. Nós estamos ali para adorar ao Senhor que é digno de honra, de glória e de louvor.


O salmo 96.9 diz: Adorai ao Senhor na beleza de sua santidade, tremei diante dele todos os moradores da terra. Será que as pessoas não lêem a Bíblia e põe em ação aquilo que aprendem?


Se eles compreendessem [o que lêem] fariam diferente. Dariam mais ênfase ao culto, mas muitos estão no templo [apenas] assistindo, mas pergunte alguma coisa a eles. Nada sabem responder. Levemos em consideração que o culto é um momento só para o Senhor.


Está escrito em Isaías 29.13: Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.   


O Senhor está falando que hoje os homens estão deixando-se levar por coisas que vem de fora, com coisas que não são de agrado do Senhor. Como em alguns lugares que os cultos são de uma forma que o Senhor não se agrada. E as pessoas vão atrás naquela intenção de que estão fazendo o certo, mas é tudo fora da Palavra de Deus.


O nosso culto tem coisa edificante. Tem leitura, cântico e adoração a Deus, tem oração, que é conversar com Deus. Não há coisa melhor do que adorar e louvar ao Senhor, porque ele é tudo em nossa vida.


Sem Jesus nada somos. Então por que não fazemos coisa gloriosa? Como glorificar a Ele. Que Deus nos ajude a cada dia sermos mais crentes para servir ao Senhor.


Jesus nos abençoe.






A irmã Josefa já comentou anteriormente algumas vezes nesse blog, veja alguns dos seus comentários:




Sinais e Maravilhas na Igreja


A Oração que Conduz ao Perdão


A oração Sábia

Profetas Maiores e Menores

Esperando na Lamentação





Prova e Gabarito do Desafio Bíblico realizado em 15.05.2011



Lembro mais uma vez que a prova e o gabarito do desafio bíblico são de inteira responsabilidade da nossa irmã Charlene. Esse blog apenas, em respeito a solicitação da nossa irmã - quando ela solicita - publica o material que nos é disponibilizado.


Atenção: Os gabaritos divulgados por esse blog podem ser alterados a critério da irmã Charlene, organizadora do Desafio, ou se o gabarito for contestado com razão e justiça por qualquer pessoa participante da prova.




Desafio Bíblico  (Marcos 8 -14) 

15.05.2011


1º Jesus tinha várias maneiras de curar: Na filha de Jairo usou o termo Talita Cumi (menina a ti te digo, levanta-te); com o surdo-mudo da Galiléia ele pôs-lhe os dedos nos ouvidos, e cuspindo, tocou-lhe na língua e disse: Evatá (Abra-te). Já com o cego de Betsaida Jesus curou-lhe totalmente de que forma? Conforme (Mc 8.25).

(a)    “Vê, a tua fé te salvou.”

(b)   Então Jesus movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram.

(c)    cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos.

(d)   Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima.


Resposta: letra d - Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima.

Referência: Marcos 8.25



2º (Mc 9.25) “Eu te ordeno: Sai dele e não entres mais nele;” Para quem Jesus dirigiu essas palavras?

(a) A cura de um endemoninhado que estava no templo;
(b) O endemoninhado de Gadara;
(c) Um endemoninhado com espírito mudo e surdo;
(d) Um homem que tinha espírito imundo que habitava na Galiléia.


Resposta: letra c - Um endemoninhado com espírito mudo e surdo
Referência: Marcos 9.25



3º “E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego dizendo-lhe: Tem bom ânimo, levanta-te, que ele te chama.” ( Mc 10.49) Quem foi chamado por Jesus conforme (Mc 10.46-52) foi:

(a) O cego de Betsaida.
(b) O cego Bartimeu.
(c) O cego de Nazaré.
(d) O cego que estava na porta do templo.


Resposta: letra b – O cego Bartimeu
Referência: Marcos 10.46



4º “Ainda não lestes esta escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça de esquina; isto foi feito pelo Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos?” Em que parábola Jesus pronunciou essas palavras?

(a) Na parábola dos vinhateiros.
(b) Na parábola dos trabalhadores na vinha.
(c) Na parábola da figueira infrutífera.
(d) Na parábola da candeia.


Resposta: letra a – Na parábola dos vinhateiros
Referência: Marcos 12.1-11



5º - QUESTÃO ANULADA



6º “... e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como poderiam com dolo, e o matariam. Mas eles diziam: Não na festa para que porventura não se faça alvoroço entre o povo.” (Mc 14.1-2) A quais festa os versículos se referem?

(a) Páscoa e Pães sem fermento (pães Ázimos).
(b) Pães sem fermento e festa das semanas (Pentecoste).
(c) Pentecoste e festa da trombeta (ano novo).
(d) Luzes ( dedicação ao templo) e Páscoa.


Resposta: letra a - Páscoa e Pães sem fermento (pães Ázimos).
Referência: Marcos 14.1-2



7º “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14.38). Jesus tomou alguns dos discípulos para ir com ele orar. Quais foram os discípulos tomados por Jesus e a qual discípulo Jesus disse as palavras escritas acima?

(a) Pedro, Tiago, João e André; Pedro
(b) Tiago, João e Pedro; João
(c) Pedro, João, André e Tiago; João
(d) Pedro, Tiago e João; Pedro


Resposta: letra d – Pedro, Tiago e João; Pedro
Referência: Marcos 14.33, 37-38



8º “E Jesus respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as escrituras nem o poder de Deus?” (Mc 12.24). Jesus dá uma explicação no versículo após (Mc 12.25) a respeito de um diálogo que teve com os saduceus. O que está escrito nesse versículo?

(a)    “Ouviste que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.”

(b)   “E não presumais de vós mesmos, dizendo: temos por Pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo estas pedras, deus pode suscitar filhos a Abraão”.

(c)    “Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus”.

(d)   “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus”.


Resposta: letra c - “Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus”.

Referência: Marcos 12.25



9º “Por isso que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis” (Mc 11.24). Estas palavras foram ditas por Jesus em que ocasião? Conforme (MC. 11.20-24)

(a)    “E Pedro lembrando-se, disse-lhe; Mestre, eis  que a figueira, que tu amaldiçoastes, se secou.”

(b)   ”Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai  que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
 
(c)    “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e as esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens”.

(d)   “Porque, aquele que pede, recebe; e, ao que bate abrir-se-lhe-á”.


Resposta: letra a - “E Pedro lembrando-se, disse-lhe; Mestre, eis  que a figueira, que tu amaldiçoastes, se secou.”

Referência: Marcos 11.20-24



10º“Assim também vós, quando virdes, sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas. (Mc. 13. 29).”Jesus usou uma parábola acerca de sua vinda.Qual ser ia esta parábola?

(a) A parábola das bordas.
(b) A parábola das dez virgens.
(c)A parábola  da porta estreita.
(d)A parábola da figueira.

Resposta: letra d – A parábola da figueira
Referência: Marcos 18.28-29