Pesquisa

LIÇÃO 10ª- O EXERCÍCIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO AGUINALDO BARBOSA VICE DA ESCOLA DOMINICAL


Terei zelo pelo meu santo nome. (Ez.39.25).



Paz do Senhor a todos, é com muita alegria que venho trazer este humilde comentário sobre "o exercício ministerial na casa do Senhor"



Exercício ou trabalho ministerial é algo muito importante para aqueles a quem Deus escolheu para essa obra; os ministros na casa do Senhor são servos especiais (Sl.103.21), o qual tem que ser irrepreensível (II Cor.6.3), observando alguns homens no decorrer das Escrituras vamos encontrar muitos homens que honraram as chamadas que Deus efetuou.



A chamada de Abrão (Gn.12.1,4), ora imagine a Fé e a obediência que Abrão teve à respeito de Deus, embora sendo ele natural de Ur dos Caldeus, e levando consigo seu sobrinho Ló (Gn.12.4), mas deu crédito à voz de Deus. Outro homem que teve o prazer de ser chamado por Deus foi Moisés (Ex.3.4-5,7,10), se observarmos um pouco o perfil de Moisés veremos um obediente e zeloso quanto a tudo que Deus lhe ordenou (Ex.4.1-4).




Na passagem de (Ex.3.14), vemos em Moisés um líder corajoso que não se intimidou de ir até a presença de Faraó (Ex.5.1). Liderar não quer dizer mandar, gritar, exigir ou menosprezar, é preciso ter sabedoria dada por Deus, ser sóbrio, realista, mas principalmente confiar inteiramente no Senhor (Ex.14.13-16); é preciso ter motivação na alma para lidar com o povo de Deus, um líder também sabe ouvir e aceitar sugestão ou conselhos que venham da parte de Deus (Ex.19.13,14,19,24-25).



Há momentos que um líder tem que tomar decisões drásticas, como no caso em que o povo se corrompeu quando Moisés subiu ao monte para falar com Deus e trazer as Tabuas da Lei, o povo incitaram a Arão para fazer um deus para que eles pude-sem adorar, no caso fez-se um bezerro de ouro, e quando Moisés desceu e contemplou aquela cena, irou-se na alma, pois pode contemplar que o povo já havia se esquecido de tudo quanto Deus tinha feito por eles, e separou os que queriam servir a Deus dos que não queriam compromisso com Deus (Ex.32.25-27). Um líder tem responsabilidade com seus liderados (Ex.32.31-33).




Primeiro, quando um servo de Deus tem nas mãos a obrigação de liderar e cuidar da povo que Ele salvou com braço forte, o Senhor resplandece nele a sua Glória (Ex.34.29-30), se formos analisar a trajetória da vida de Moisés vamos observar que ele sabia que Deus era na sua vida primeiro, quando ele nasceu e sua mãe o escondeu até o momento que precisou se livrar dele e a filha de Faraó viu naquele dia o menino mais lindo de sua vida (Ex.2.6), de forma que o adotou na mesma hora.


Em segundo lugar, quando Deus fez com que a filha de Faraó permitisse que Miriã, mãe de Moisés criasse seu próprio filho e ainda ganhasse por isso (Ex.2.9); em terceiro lugar, após sua fuga do Egito por matar um egípcio, Deus fala pessoalmente com ele na sarça ardente (Ex.3.3-5), mesmo com todos estes privilégios, Moisés era sincero, integro e humilde, essas são qualidade que um homem de Deus tem que ter.




Um líder que se presa sabe a quem serve, tem que ter convicção nas decisões que toma na sua vida (Js. 24.14,15), foi dessa forma que o sucessor de Moisés, Josué, defendeu a sua Fé diante dos filhos de Israel e mandou o povo fazer a escolha de sua fé naquele dia. Quando ganhamos uma herança é comum ficarmos muito felizes, nós como seres humanos sabemos que somos falhos mas quando queremos dar algum presente para nossos filhos e amigos temos o cuidado de verificar se a pessoa está qualificada para ganhar aquilo que temos para dar, pois muitas vezes aquilo que alguém acha que não tem valor para muitos, para nós que estamos doando vale tudo Deus escolheu Josué e e manda que Moisés o convide a congregação para falar com ele(Dt.31.14).




Sabemos que o peso de um líder diante de um grupo de comandados tem que gerar respeito, pois um líder que não consegue comandar sua própria casa não pode guiar o povo de Deus (IITm3.2-4), infelizmente ainda encontramos líderes que não conseguem obter o respeito dos filhos, esposa e de seus comandados, a Bíblia sagrada nos fala a respeito do sacerdote Eli que criou e educou o profeta Samuel (I Sm.1.26-28 2.11). Deus deu à Eli o privilégio de cuidar da vida espiritual de Samuel (I Sm.3.7-9).




No momento oportuno que Deus queria falar com Samuel, nem Eli reconheceu que Deus falava com Samuel e só percebeu que isso acontecia por causa da sua obediência, pois sua visão espiritual já estava embaraçada por causa desobediência de seus filhos e sua falta de responsabilidade (II Sm.2.22,23), aqueles que são comissionados a exercitar uma função eclesiástica na Casa do Senhor, tem que ter humildade de espirito e saber a todos a sua volta, mas não foi o que Saul rei de Israel fez (I Sm.13.8,9,13,14).



Mesmo sendo Saul rei, Samuel era aquele que falava com Deus , que oferecia sacrifício e que exercitava misericórdia aquilo que Eli não dizia de forma direta a seu filhos, Samuel disse de forma direta a Saul como disse o apostolo Paulo: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (I Tm.3.1), mas não devemos apenas desejar, porém se formos comissionados a isso temos que nos esforçar para que possamos ter o nosso trabalho aceito por Deus, pois um dia o Senhor da seara voltará para pedir contas de tudo que ele nos entregou,como mordomos que somos das coisas que o Senhor nos entregou, o que vamos mostrar ao Senhor?




O que Neemias fez foi trazer novamente ao antigo pacto que Deus tinha feito com Moisés e que não aceitava mistura no meio de seu povo. Em tempo algum devemos fazer aliança ou qualquer tipo de negócio com pessoas sem compromisso com Deus, muitas vezes aparecem pessoas querendo ajudar, cooperar, ofertar apenas para ter seu nome em acensão no meio do povo de Deus. Mas compromisso com Deus eles não querem, por isso os ministros da Palavra tem que se manter integro, sincero, justo tanto com sua família, quanto na igreja, e também diante da sociedade sabendo que sobre seus ombros há uma grande responsabilidade.




devemos interceder a Deus todos os dias para que nossos líderes estejam sempre de atalaia, pois a responsabilidade ministerial é maior que a responsabilidade pública, porque na vida pública se abafam tudo quanto pode, porém de Deus ninguém esconde nada, por isso temos que ter zelo (Sl.69.9), foi assim que o salmista Davi se expressou com relação a casa do Senhor e é assim que os ministros devem olhar a Casa do Senhor, com zelo, cuidado e amor, é certo que afrontas, calunias e invejas vão surgir, mas aqueles que colocaram a mão no arado não devem olhar para traz e o Senhor da seara é zeloso. Que possamos olhar com mais amor a causa que Deus nos confiou, esforcemo-nos!

Lição 9ª — A organização do serviço religioso

Escrito por Sara Carvalho, professora da sala dos adolescentes.



  A adoração a Deus sempre foi importante e deve ser feita com organização e seriedade, e não foi diferente no tempo de Neemias, a reconstrução da cidade não foi suficiente apenas, mas também a restauração do culto ao Senhor para que tudo aquilo desse certo.

  Os sacerdotes tinham como missão representar o povo diante de Deus, portanto, eles deveriam ser irrepreensíveis  diante do Senhor e dos homens (Lv 21.16-21). O zelo pela obra do Senhor é uma característica que todo sacerdote deveria ter.

  Na dedicação dos muros de Jerusalém houve muita alegria e regozijo. A presença dos levitas era fundamental, pois eles eram responsáveis pela adoração divina. Assim, podemos ver como é importante que os obreiros impulsionem o povo a adorar com espírito sincero. Neemias  chamou 148 cantores que descendia de Asafe e mais de 245 que eram de outras famílias leviticas  para que louvassem a Deus. O nome do Senhor foi glorificado, pois, quando cantamos uma música em louvor a Deus seu coração se alegra.

  Outro ponto interessante e que serve de exemplo nos nossos dias, foi a purificação dos sacerdotes. Como purificar o povo se os próprios sacerdotes não são puros? É necessário que os líderes da igreja sejam santificados, para dar exemplo ao resto dos irmãos. Todos nós como adoradores que somos devemos buscar a santidade.

  Na festa da dedicação foram sacrificados animais a Deus e os seus servos mostraram alegria em adorá-lo. Na nova aliança o sacrifício de animais é desnecessário, mas o Senhor ainda deseja que os seus servos tenham corações sinceros e zelosos no momento da adoração e que sintam prazer neste ato.

  Neemias preocupou-se em fazer uma liturgia santa e esta deve ser a nossa preocupação ainda hoje. É nosso dever entregar o nosso melhor a Deus e agradecê-lo por suas obras em nossas vidas. O momento de render graças ao Senhor deve ser puro e organizado porque o nosso Deus está presente.



Lição 8ª - O Compromisso com a Palavra de Deus




POR UM GOVERNO ABSOLUTO DA BÍBLIA




De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17).




Escrito por Ezequiel Carvalho, professor da classe dos jovens




Em lições passadas pudemos acompanhar assuntos muitos importantes para doutrina cristã, como o avivamento e o arrependimento. Assuntos estes que estão interligados, pois o avivamento nada mais é do que um fruto de um genuíno arrependimento. Contudo nem um nem outro acontecem do nada. Há algo que está na raiz de todo o desenvolver da verdadeira adoração ao Senhor: a Palavra de Deus.

Neemias sabia disso. Ele havia motivado o povo a construir os muros e as portas de Jerusalém em menos de dois meses. Mas ele sabia que a construção da estrutura física da cidade não era o fator principal para que os judeus não enfrentassem mais um cativeiro como terrível Cativeiro da Babilônia que eles haviam acabado de sair. Pois “se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmos 127.1).

Não foi por erro de engenharia na construção da muralha que Nabucodonosor II invadiu e conquistou Jerusalém em 586 a.C.. Mas assim diz o profeta: Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia (Jeremias 44.23).

Neemias mais do que ninguém sabia que se o povo não tivesse uma identidade religiosa forte ele seria uma presa fácil para seus inimigos. Por isso conclamou o povo ao ouvir a Palavra de Deus. Estabeleceu um dia, conforme a Lei, para que os judeus não só lessem mais estudassem o que estava escrito. Foram construídos nesse dia os moldes daquilo que seria as sinagogas judaicas, algo como um templo-escola.

E isso surtiu o efeito esperado: Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos (Neemias 10.29).

Talvez essa lição de Neemias seja a mais importante para os nossos dias. Não vou me deter aqui sobre a questão dos casamentos mistos, como a revista fez nessa lição, pois teremos a oportunidade de comentar isso de uma forma geral lá na frente, na décima segunda lição, para ser mais preciso. Quero falar a vocês do papel que a Igreja deve ter no sentido do seu compromisso com a Palavra de Deus.

Eu uso o termo “governo” da Bíblia para dar ênfase ao que deve representar a Palavra de Deus para o cristão. Não quero absoltamente que isso seja confundido com uma ditadura religiosa, da forma como acontece em alguns países Oriente. Eu como um democrata, repúdio totalmente essa forma de governo político. Quero apenas dizer que na vida do cristão a leitura da Bíblia e sua prática devem ser entendidas como algo indispensável à própria sobrevivência espiritual. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4.4).

Numa sociedade midiática e, no caso da nossa denominação, tendente ao anti-intelectualismo, a Bíblia é considerada um livro especial, mas bastante complexo e não prático. Como as pessoas querem uma religião estilo fast-food, tudo rápido e descartável, correm de um canto para outro em busca de paz e segurança. Em uma determinada ocasião Jesus vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor (Mateus 9:36). Não podemos ver hoje a mesma coisa?

Cristo afirmou que certa vez saiu um semeador a semear e uma parte das suas sementes caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz (Mateus 13.5-6). Um avivamento pode ocorrer sem a Palavra de Deus? Não, apenas uma euforia passageira. Quantos ministérios começam tão bem, com grandes curas, libertações, pregação do Reino, mas depois desaparecem da mesma forma repentina como vieram? Com quantos cristãos também isso já não aconteceu?

A Igreja de Cristo tem uma das promessas mais gloriosas: as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Mas quem faz parte desse corpo? Qual o documento que prova que estou dentre os eleitos de Deus? Nenhum! O selo do Espírito é dado apenas àqueles que perseveram, e perseverar não é criar liturgias mais dinâmicas com intuito de atrair novos membros. Não é colocar uma prancha de surf no púlpito ou realizar cultos gospel ou ainda reuniões místicas. De forma alguma, perseverar é perseverar na Palavra. 

Não adianta você construir o maior muro do mundo, em fazer inveja a muralha da China, ele não te protegerá do Inimigo. Eu amo o que Paulo fala sobre essas proteções erguidas pelos homens para lhes proteger do pecado: Tais coisas, com efeito, tem aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra sensualidade (Colossenses 2.23). Mas o rei Davi deixa a dica: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Salmos 119.11).

Por isso a Igreja precisa mudar muito. Os líderes precisam mudar a forma como os cultos ocorrem, acabar de uma vez por todas com essa liturgia distorcida que estamos enfrentando. Nenhum avivamento verdadeiro, profundo e com conseqüências duradoras ocorreu com a Palavra de Deus foi escanteada. Os líderes precisam parar de só querer construir paredes quando a igreja, que são as suas ovelhas, está padecendo sem instrução nenhuma da Bíblia.  O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Oseías 4.6, a.).

Os cristãos precisam entender que a Bíblia não foi feita para os intelectuais, pelo contrário, os que são considerados os grandes sábios do mundo não conheceram a Deus, não foi aos doutos que Cristo se revelou, antes ele se alegrou porque aos simples e pobres era dado conhecer as grandezas de Deus (Mateus 11.5 e Lucas 10.21). Mas aquele se julga profeta ou ministro e diz que Deus o revelou a sua palavra fora ou contra a Bíblia é mentiroso e este não tem nada com Deus.

Mas retenhamos firmes a Palavra de Deus, pois ela não longe longe de nós. Não está nas profundezas do mar, ou nas alturas, para que alguém diga como descerei ou como subirei para alcançá-la, mas ela está no teu coração para a cumprirdes. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 




 SOLA SCRIPTURA




LIÇÃO 07ª- ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENT
E O IRMÃO GILV
AN GOMES DIÁC
ONO DE ZUMBI I

A Paz do Senhor Jesus. Que bom estar novamente aqui meditando na palavra d


e Deus

ainda mais quando se trata de um tema como este de elevada importância, vamos meditar!


INTRODUÇÃO





É impossível falar sobre arrependimento à luz da Bíblia sem citar o que disse o apostolo Paulo em sua epístola (II Co 7.10)”Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” . A nação de Israel por inúmeras vezes sai da presença do todo Poderoso, porém uma coisa tem que admitir “QUANDO ELES RECONHECIAM O SEU ESTADO PECAMINOSO, ARREPENDIAM-SE”















E clamava ao seu Deus, estavam verdadeiramente prontos à corrigir os seus erros e responder perante o Senhor e também aos homens, foi um arrependimento profundo e duradouro, pois, buscaram a Deus jejuando, humilhando-se diante Dele, confessando a sua dependência espiritual e finalmente separando-se daquilo que ofendia a Deus(VV 1-3)(Bíblia de estudo pentecostal), infelizmente vemos hoje as pessoas pedindo perdão sorrindo, o que dizer de tal atitude? Será que houve um verdadeiro arrependimento? Vejamos o que levou o povo de Israel ao arrependimento.


I- A EXPOSIÇÃO DA LEI DE DEUS




No (Sl 119.130) “A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices” após ficar tanto tempo sem exercerem a sua liturgia religiosa pelo fato de estarem cativos aos judeus agora autorizados a voltarem ao seu pais de origem, estando cativos na Babilônia, veen-se agora com plena e total liberdade para novamente adorar a Deus, porém, não era tão fácil como se parecia pois não se adora ao todo poderoso de toda maneira, é necessário um coração puro e um espírito voluntario.


II- RECONHECIMENTO DOS PECADOS COMETIDOS


1° ATITUDES TOMADAS

A Bíblia menciona personagens que ao reconhecerem o seu estado de pecado e arrependeram-se e procuraram reparar os danos causados tanto a se mesmos quanto a outros(Lc 19.8Fm. v.18-19) outros buscaram a reconciliação com o ofendido(Gn 33.1-5; Lc 15.20-21), ora, se para recebermos o perdão de alguém semelhante a nós é necessário demonstrarmos verdadeiro arrependimento e mudança de atitudes, quando mais o nosso Deus que esquadrinha os corações(Jr 17.10).



2° TOMANDO UMA DECISÃO IMPAR

Somente um verdadeiro avivamento produzido pela palavra de Deus pode levar os Judeus a obedecerem a ordem tão radical como esta do sacerdote Esdras que se utilizando da lei de Moisés (Dt.18.9-12), ordenou lhes que despedissem suas mulheres estrangeiras(Ed. C10), possivelmente divido ao jugo desigual e as influencias do paganismo trazido por elas; a ordem esta cumprida pelos judeus que não sentiram nenhum remorso por tal atitude(Jo 8.31) (V. 1-37) O povo se arrepende aqui, invertendo a ordem normal, a festa foi substituída por um jejum, e a alegria, por tristeza.



O arrependimento da nação foi genuíno. Erros foram corrigidos e o povo se voltou a Deus com confissão e adoração. Na oração, que foi prelúdio para a renovação da aliança, o povo mencionou, em primeiro lugar, a obra da criação de Deus. Depois, passa a recordar suas demonstrações de amor e felicidade para com uma nação rebelde, desde a época de Abraão até aquele momento, quando se achegam a Deus na condição de escravos em sua própria terra, por causa do seu pecado (V.1). Vestir roupas feitas de pano grosseiro e pôr terra na cabeça eram sinais de tristeza, de lamentação pelo pecado(Jn 3.6).


CONCLUSÃO



Ne 9.38; 10.39- A ratificação da aliança. A recapitulação da história do povo na grande confissão (9.6-37) produziu um desejo de assinar novamente a aliança com Deus, tantas vezes quebrada. Neemias, o governador, os sacerdotes, levitas e líderes assinaram em nome do povo. O acordo foi ratificado no estilo tradicional com uma maldição (sobre aqueles que o quebrassem) e um juramento (de lealdade a Deus). O povo jurou manter, especialmente, as exigências da Lei em relação ao casamento, o sábado, os impostos, os dízimos e as ofertas para manter o serviço do templo, os sacerdotes e os levitas, “Obedeceremos a tudo o que o Senhor, nosso Deus, nos manda(V.29). Que o Senhor nos ajude a nos espelharmos em atitudes tão louvável como esta ao invés de ficarmos inchando com o pecado tal qual uma massa que está preste a ir ao forno(Pv 28.13)”O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que os confessa e deixa alcançará misericórdia”




LIÇÃO 6ª- NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO

TEMA DA LIÇÃO: NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO



Escrito pelo nosso professor da classe dos senhores o irmão Flávio José



INTRODUÇÃO:


Em (Dt 31.9-13).”E Moises escreveu esta Lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do concerto do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel. E deu-lhes ordem Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na Festa dos Tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta Lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos. Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei; e que seus filhos que a não souberem ouçam e aprendam a temer ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra, a que ides, passando o Jordão, para possuí-la.” O avivamento que começa com a leitura da Palavra de Deus, era um sinal de avivamento? Em Neemias não é a primeira vez que a Lei do Senhor tinha que ser lida, vemos a condição de Deus para herda a terra prometida, seria também a condição da igreja.


LEITURA BÍBLICA



Percebemos que muitos dos irmãos não leem a Bíblia, e digo mais muitos dos que leem não entende o que ler, pelo fato de estarmos vivendo os últimos dias, os dias que antecedem a vinda do Senhor Jesus para arrebatar a Igreja os salvos, e a bíblia declara que serão dias difíceis e trabalhosos (II Tm 3.1-8; II Tm 4.3,4).



Os últimos dias da igreja na terra seria caracterizado pela multiplicação da iniquidade e impiedade (Mt 24.12)”E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriara”. Pela frieza, pela mornidão espiritual (Ap 3.15-18). Pela apostasia generalizada no mundo (I Tm 4.1,2; IITes 2.3; Hb 3.12). pelo esfriamento do verdadeiro amor (Mt 24.12).



Normalmente quando se fala em avivamento, logo se pensa em encontros de crentes, “cheios de poder” falando em línguas, tendo revelações, curas, clamor, muito barulho, etc. e partindo desta concepção errada, percebemos que a grande maioria tem uma ideia vaga, não bíblica e infelizmente a tendência é fecharmos todas as portas de nossas Igrejas para o avivamento.


AVIVAMENTO



Avivamento é um ato sobrenatural de Deus na vida de todo o cristão que com sinceridade abre seu coração e permite que através do Espírito Santo, haja mudança de atitude para com todo o pecado em sua vida.



Hoje, a tendência é supervalorizar os dons e esquecer totalmente o caráter cristão, ou seja, tem dom de curar, ou se fala em línguas, tem revelação, traz mensagens poderosas, etc... na igreja nos cultos é uma bênção mas em casa ou no trabalho ninguém o suporta, suas amizades são duvidosas, suas contas não são pagas em dia, fala mal do vizinho, etc.. isto não é tão importante, poucos estão interessados em saber como está a vida cristã, melhor é fazer ou ter, do que ser.



Existem fortes movimentos que procuram criar um avivamento mecânico, onde a emoção é a base para a ação, levando muitos a tomar decisões sinceras sem entender realmente quais as implicações em sua vida, leva a maioria a desistir e voltar ao comodismo com seus hábitos e costumes antigos.



O apostolo Paulo registrou o segredo de uma vida cheia do Espírito Santo e avivada (Gl 2.20) “já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.


CONCLUSÃO



Avivamento é um ato sobrenatural de Deus na vida do cristão que, abrindo para ele o seu coração, torna-se fértil para produção do fruto do Espírito, com o pleno conhecimento da Palavra de Deus. Avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito Santo de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença. Quando acontece o avivamento, causamos impacto e fazemos diferença para melhor em nossa sociedade.E não pode aver um avivamento sem a Palavra de Deus.