Pesquisa

LIÇÃO 8ª- EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS




ESCRITO PELO VICE- DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO 1, AGUINALDO bARBOSA.












Paz do Senhor Jesus para todos que o Espírito Santo do Senhor seja com todos. Amém! É motivo de alegria voltar a trazer mais um comentário bíblico da escola dominical sobre o tema:


EDUCAÇÃO CRISTÃ RESPONSABILIDADE DOS PAIS
       


     Nos tempos em que estamos vivendo é preciso saber ensinar e educar nossos filhos com sabedoria Pv.Cap.22 Vers.6 Onde a liberdade virou libertinagem onde querem mudar os preceitos e as leis para satisfação de uma pequena maioria para afronta da família idealizada por Deus Mc. Cap. 10 Vers.7 não só a educação sexual, quanto a obediência e reverência a Deus I Sm Cap.2 Vers.12-14. Os filhos são herança para posteridade Sl Cap.137 Vers.3 Mas devemos amar mais aquele que nos deu a herança do que a herança em si Gn Cap.22 Vers.1,2, pois é mandamento do Senhor “amar a Deus sobre todas as coisas” Dt. Cap.6 Vers.5 filhos são a continuação de nossa linhagem, temos a obrigação de ensinar o verdadeiro caminho da salvação Pv Cap.22 Vers.6. Desde os primeiros tempos o povo de Deus, trazia consigo este compromisso Dt. Cap.11 Vers.19,20.   / Js Cap.1 Vers.8  pois o início de uma boa educação vem de dentro de nosso lar.

(EDUCAR)


    Bem sabemos que educar é ensinar a uma criança a se comportar bem, respeitar os mais velhos e autoridades, tanto pública quanto eclesiástica, e como somos cristãos devemos ensinar a orar, a cantar e ser um servo assíduo na casa de Deus para que ele cresça na graça e no conhecimento I Sm Cap.3 Vers.19 e Lc. Cap.2 Vers.40.


A EDUCAÇÃO SECULAR NA VIDA DO CRISTÃO


    Em meio a tantas sandices que se ensina nas escolas seculares, nós que somos cristãos mais maduros e experientes temos que ter o Espírito de Deus na vida para não deixar nossos filhos serem levados por estes ventos de ensinamentos onde a liberdade virou libertinagem.


A EDUCAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO
   


    Para que haja um aprendizado mais feliz para nossos filhos devemos ensiná-los e praticarmos com ele o que queremos que eles realizem, para que eles façam. Jó Cap.1 Vers.5 o sacerdote Eli recebeu tarefa de educar Samuel para serviço da casa do senhor e teve êxito I Sm Cap.1 Vers.10,11I Sm Cap.2 Vers.18 I Sm Cap.3 Vers.9,10 o ensinamento da palavra de Deus é imprescindível na vida do ser humano quando não conseguimos que a palavra de Deus seja evidenciada na vida de nossos filhos corremos o risco de perdê-los para o mundo. I Sm Cap.2 Vers.23-25 quando não alcançamos a meta, Deus cobra de cada um de nós I Sm Cap.4 Vers.16-18temos que fazer de nossos amigos para que eles venham ter confiança em nós para ter convicção de que nossos filhos estão crescendo junto com a palavra de Deus.


EDUCAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO


     Jo. Cap.13 Vers.34 no novo testamento Deus traz a imagem de meninos para mostrar aos homens letrados que eles nada sabiam Lc Cap.7 Vers.32, pois a palavra de Deus nunca volta vazia.


A EDUCAÇÃO CRISTÃ NOS DIAS ATUAIS


     Os filhos são herança que o Senhor deu para cuidarmos em recompensa ao matrimônio em meio há tanta diversidade de lazer e liberdade que se prega temos que usar de sabedoria para manter os nossos filhos no caminho do senhor Pv. Cap.22 Vers.6 cultuando ao Senhor dentro de nosso lar animando-os para irmos à igreja do Senhor por prazer e não por castigo Sl Cap.122 Vers.1 e Zc Cap.4 Vers.6  sabemos que o inimigo das  nossas almas está sempre a procura de iludir e enganar o ser humano com coisas que não lhe pertence Lc.4.4,5 Mt.28.18 



     E necessários que nesses últimos dias que estamos enfrentando em que os valores morais estão ficando do lado Rm.1.25 procurar colocar em prática os cultos domésticos, ter algum tipo de material educativo evangélico tipo de testemunho que que traga edificação CDs de músicas sacras,livros gráficos que chame a atenção principalmente as crianças e de contínuo ir com os filhos a igreja para adorar a Deus um culto racional onde o objetivo exclusivo é exaltar e glorificar o nome do Senhor levar e participar da escola dominical e compartilhar de todas as atividades em que nossos filhos fazem parte dos órgãos da igreja nós pais devemos ter sempre um bom testemunho I Rs 3.6,7  II Reis 4.8,9 Hb 12.1 porque muitas vezes os filhos são o reflexo dos pais
                                                    Conclusão


      Além de ensinar o caminho em que os nossos filhos devem andar é preciso estar ao lado dele para transmitir segurança Sl 91.1 está aberto ao diálogo para poder desvendar suas dúvidas e lhe ensinar tudo de forma Dt11.19,20 Sl34.11 correto ter disponibilidade para sair com eles a um pai ele age um amigo que lhe seja um confidente Pv.17.Pv18.24 é dever dos pais ganhar os filhos com anos para o Senhor Cl.3.21
                                                   Amém.

 



LIÇÃO 6ª- A INFIDELIDADE CONJUGAL


 
 


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO IRMÃO AGUINALDO BARBOSA VICE- DIRIGENTE DA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO I.








A graça e a paz do senhor para todos, estou Feliz por mais uma oportunidade de expressar algo a respeito da palavra de Deus  aonde trataremos  do tema



A FAMÍLIA CRISTÃ NO SECULO XXI
Introdução


       No inicio da criação do mundo físico Deus fez tudo quanto existe até hoje e dizia que era bom ao criar os luminares menores e maiores, viu Deus que era bom e ao criar reptéis, aves, baleias e outros seres marinhos Deus achou que era bom e quando criou, o gado  e os animais ferozes Deus determinou  que eles crescessem e se  MULTIPLICASSE . Gn. 1,24-25. E Deus vendo tudo quanto Havia criado pensou em algo maior e resolveu criar o Homem. E Deus se alegrou de forma que deu ao Homem algo seu em particular, Gn. 1.26-27. E o Homem criado por Deus. 



     Estava bem empenhado na sua tarefa, que lhe foi dada por Deus, mais em alguns momentos  a obra prima da Mão  se mostrava triste, inquieto, Abatido e Deus em sua onisciência compreendeu e proveu para o Homem alguém semelhante a ele  para que pudesse lhe ser companheira. Gn.2.18. Estava ali a primeira família da terra. E agora  Adão tinha com quem se comunicar Gn.3.8 mais o diabo inimigo direto de Deus desde o princípio tem investido contra os planos do criador. Sabemos que Deus criou apenas uma mulher para Adão  para que ele pudesse lhe dar a atenção necessária a ela. EF. 5.25.


A INFELIDADE CONJUGAL



       Infidelidade e ato de trair alguém que nos quer bem MT.26.24. E como pegar indefeso
Ou pelas costas MT.27.4.  A traição traz vários tipos de reações na pessoa  ofendida que pensava ser, compreendida, correspondida  e que completava a vida de cônjuge  até por que o casamento é um aprendizado entre duas pessoas diferentes que se comprometeram  a aprender conviver juntos  as  diferenças  um do outro e com o decorrer do tempo começam a demonstrar afinidades  de um para com o outro CT8.6,7. EF5. 21-23. 




       DESTA FORMA VEMOS QUE O CASAMENTO É UM COMPROMISSO mútuo de fidelidade.  É por esta razão que devemos estar em alerta por que o diabo nosso adversário não dorme nem tira férias, e estar sempre às espreitas tentando nos laçar. Sempre buscando descobrir um ponto fraco. I.Cor.7.5.  O diabo tem se utilizado da mídia, tipo internet, usando as redes sociais, clipes musicais, a televisão que ainda é o carro chefe da imoralidade visual. Também a moda em se trazendo sempre muita sensualide  para as mulheres. Quanto ao casamento em Cristo ele deve ser, sem traição dedicando-se ao seu cônjuge dia a dia descobrindo suas qualidades sempre elogiando e nunca desejar alguém que não lhe pertence, pois a infidelidade e adultério são opostos a vontade de Deus. EX.20.14.



ADULTÉRIO



       Relação sexual que um Homem casado tem com uma mulher que não é sua. Esposa ou o inverso. JR.23.10. A lei de Moisés era bem clara quanto a esse fato EX.20.14. O adultério revela que o indivíduo não é uma pessoa convicta de suas escolhas destruindo sua alma. PV. 6.32.  Segundo a lei de Moisés esse ato levava a pessoa à morte. Jo. 8.3-5. Lv. 20.10.  Todas as nossas escolhas devem ser pensadas principalmente a da vida conjugal que para Deus é algo indissolúvel.  [que não Pode destruir] HB. 7.16. 



      É necessário que nos tempos atuais que estamos vivendo em que o matrimônio sacro não é mais desejado pela sociedade, pois nos dias atuais primeiro vem o ato sexual a vida descompromissada para com Deus pra se pensar em casamento. O casamento não só satisfação sexual se faz preciso que os pais mostrem aos seus filhos as conseqüências de muitas escolhas erradas feitas apenas pela aparência.  I.Sm.16.6.7.  É PRECISO ALÉM DE ORAR E ACONSELHAR OS FILHOS MOSTRAR QUE O ADULTÉRIO E A INFIDELIDADE Destroem e separam famílias precisamos de Homens e mulheres de oração para orientar jovens  que se preparam se unir em  matrimônio. Tt. 2.1-5.



Conclusão


       Quando o profeta Natã faz um enigma para o rei Davi a respeito de um Homem muito rico e de outro Homem pobre onde o rico se apodera de sua única ovelha daquele pobre Homem, Davi se revela o Homem mais fiel e honesto da face da terra II Sm. 12.1-5. Só conhecemos o verdadeiro Homem quando o poder  estiver nas mãos dele quando a sua palavra  puder prender ou soltar  matar ou livrar da morte. Pois ele se sentiu acima do bem e do mal. Mais sabemos que o único Homem que se achou nessa posição foi Jesus o nazareno.


     Lembremos sempre que acima de qualquer  posição aqui na terra, que somos falhos GL.6.1.-HB.12.7. TG. 4.7; 8. O DIABO TEM SEMPRE PROCURADO MINAR A VIDA DO SALVO EM CRISTO JESUS.  E UMA DAS ARMAS QUE ELE TEM USADO PARA DESTRUIR A BASE DA SOCIEDADE  mudando  a forma de pensar do casamento enquanto não se valoriza o matrimônio entre Homem e mulher se briga para unir casais do mesmo sexo Lv.18.22.  PARA CONTINUIDADE E FORMA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA devemos ter cuidado olhar, orar e vigiar  pois através dos olhos enxergamos o que é bom e o que é mal Jz.14.1,2  IISm.11;2  ALGUNS DIZEM QUE O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM O CORAÇÃO NÃO SENTE, mais Deus tudo vê tudo sabe. Sl. 139.7-8. Por isso quando tentado, lembremos sempre os olhos do Senhor estão nos contemplando PV. 15,3. Que a misericórdia do senhor nos ajude a vencer as tentações no nome de Jesus. AMÉM.


LIÇÃO 5ª- CONFLITOS NA FAMÍLIA

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA CHARLENE DA CLASSE DOS JOVENS




Conflitos Na Família

Se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.” (2Crônicas7.14)


 A família é a base mais importante da sociedade. Infelizmente, as famílias estão cada vez mais divididas, destruídas por conflitos, desentendimentos e pela falta de amor e tolerância entre seus membros. O divórcio tem sido uma opção constantemente escolhida por casais que passam por dificuldades. As exigências da vida moderna fazem com que pais e mães se ausentem de suas casas por longos períodos, deixando seus filhos aos cuidados de babás, em creches, em escolas e, se nada disso for possível, na rua, sem supervisão de um adulto. Por outro lado, quando todos estão juntos em casa, há pouco diálogo.  A televisão, a Internet, o cansaço, etc. impedem que as famílias mantenham um nível de comunicação que aprofunde sua intimidade. Esses são apenas alguns fatores que prejudicam a estabilidade familiar contrariando a vontade de Deus, que é colocarmos nossas famílias como a maior prioridade de nossa vida.
 

       O versículo de 2Crônicas 7.14 nos oferece uma orientação sobre o que pode ser feito quando percebemos que nossa estrutura familiar corre perigo. O Senhor promete — e ele nunca deixa de cumprir suas promessas — que, quando nos arrependemos, abandonamos nossa maneira errada de agir e oramos a Deus, ele nos ouvirá, perdoará nossos pecados e, observem, fará nossa família progredir novamente. O Senhor promete abençoar nossa casa sempre que confiarmos em seu amor por nós e em seu interesse de que nossa família tenha comunhão e seja bem-sucedida. Para isso, temos de fazer a nossa parte, que é priorizar nossa família.
  
        Uma questão muito discutida  “ Sobre o que o meu está edificado ” ou  melhor  “Em que estou firmado”.
        Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Sl 127.1)
Lendo um livro de Max Lucado “Você não está sozinho” na capa esta escrito                                                     Coloque Sua Vida Nas Mãos De Deus E Alcance A Verdadeira Felicidade       
Deus nós deixa a própria sorte das consequência de nossas decisões, então ele começar a citar exemplos um deles ele cita Pedro quando ele chora por conta do galo que cantou porque ele se lembrou do que cristo havia dito.  Bata sua cabeça na parede, e espere por uma dor de cabeça.
Toda decisão que tomamos  gera uma consequência, mas a misericórdia de Deus é inexplicável seu amor é incondicional…                                                                
{8}8 Misericordioso e piedoso  é  o  Senhor ; longânimo e grande em benignidade.  {8}

{9}9 Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a  sua ira.  {9}

{10}10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades.  {10}

{11}11 Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. (Sl.103.8-11)

{22}22 As misericórdias do Senhor são  a causa  de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. {2

{23}23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lm 3.22-23)




        Acho que deveria  perguntar em meus passos o que faria Jesus, o que prevalece na minha vida, será que meu EU ou a soberana vontade de Deus. Olha que Paulo fala.
1 Co. 6.12.“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas,mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.
1 Co.10.23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.
Façamos Cristo como nosso guia, o alicerce do nosso lar, o mantimento que nos da vida e a água que nos purifica e nunca teremos cede porque ele é a água viva.
Faz-me lembra de um outro texto em;
Hebreus 2.17-18.
17  Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.
  18 E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.
Hebreus  4.15,16. 
 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém  um  que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 
   16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

       Assistindo um documentário “Seguindo seus passos A vida de Jesus” do autor Troy Schmidt da Bíblia Glow. Extrai alguns trechos deste documentário e compartilhando com os amados irmãos… Nenhum de nós possui uma linhagem perfeita. A meu ver, toda a genealogia de Jesus nos revela que cristo veio de pessoas problemáticas (Mt.1.1-16).   Se você nasceu na pobreza Jesus também.  Se nasceu no anonimato Ele também. Seu nascimento foi menos do que comum.  


         Se Ele estivesse nascido filho de um rei, em um palácio e dormisse em um berço maravilhoso, apenas poucas pessoas poderia se identificar com Ele.  Nada no seu nascimento dizia que era melhor que nós.  E mais uma vez isso demonstra a impressionante humildade de Deus. Ele irá a qualquer lugar para tocar seu povo. Esta é a grande mensagem A entrada humilde de Cristo neste mundo.

{6}6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.  {6}

{7}7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  {7}

{8}8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.  {8}

{9}9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,  {9}

{10}10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,  {10}

{11}11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2.6-11). {11}
       

      Jesus ajudou a muitos quando estava aqui cumprindo sua missão de um cego de nascença deu vista, de uma mulher que padecia 12 de hemorragia quando não havia mais recursos,  Jesus a curou ,  de um pai aflito por ter sua única filha morta e ele dar a vida novamente e traz a alegria novamente aquela família, uma viúva que havia perdido seu bem maior  que era seu filho, e ele diz não chores consolando aquela mulher e com uma palavra sua, torna  dar aquela mulher seu filho e de seu amigo Lazaro depois de 4 dias, para Marta e Maria era tarde pois já estava cheirando mal,  mas não para Jesus ele chegou no momento certo para que a glória de Deus fosse visto naquele momento por ele. 


        Concluo, dizendo que Ele é Senhor da nossa vida e nada foge do controle de suas mãos bastamos crer nele, depositar a nossa confiança nele, deixar que ele se torne Senhor de nossas vidas, em vez de nos mesmos tomar decisões por nós é deixar que Ele decida por nós.
25 Bom  é  o  Senhor  para os que se atêm a ele, para a alma  que  o busca. 
   26 Bom  é  ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do  Senhor .  
(Lm 3.25-26)

Coloque Sua Vida Nas Mãos De Deus E Alcance A Verdadeira Felicidade