Pesquisa

LIÇÃO 13ª- EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR




ESTE COMENTÁRIO FIO ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS CARLOS ANTONIO




Texto Áureo

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e minha casa serviremos ao Senhor” ( Js 24:15 ).



Introdução: Um lar bem estruturado é sem dúvida o alicerce para uma sociedade mais justa, forte e vigorosa. O lar foi a primeira instituição organizada no mundo, não há dúvidas de que a família é um projeto de Deus, depois então surgiram escolas, igrejas, clubes,tribos, cidades e nações. Como podemos ver ao longo deste trimestre este foi o assunto predominante durante os Domingos na Escola Dominical. Ao final de mais um trimestre, espero que os debates abertos durante todos estes Domingos tenham servido de reflexão para procurar-mos ver onde precisamos melhorar,  e o que precisamos fazer para dar aos nossos familiares o mesmo destino que teve a família do patriarca Noé. ( Gn. 7:13 ). Os dias atuais se assemelham muito com aqueles dias antediluvianos, onde três características fundamentais marcaram o comportamento daquela geração:
 A) Maldade ( Gn 6:5 ). “ Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra”. Deus não apenas sentiu a situação degradante daquela geração, mas viu com seus olhos prescientes o estado da sociedade de então.
B) violência ( Gn. 6:13 ). “ A terra está cheia da violência dos homens”. Apesar do desenvolvimento daquela civilização, este não contribuiu para diminuir ou frear o ímpeto da violência. À medida em que melhorava o nível de vida material, aumentava também a vaidade e a ganância. Os princípios da fraternidade e da convivência humana foram anuladas pela corrupção moral e espiritual dos homens.
 C) Corrupção ( Gn. 6:11 ) “ A terra estava corrompida à vista de Deus”. Esta corrupção tem o sentido de degeneração pois os elementos básicos de sobrevivência e convivência social se deterioram. Se algo se corrompe, é porque não consegue se preservar. 
Os valores morais e espirituais sofreram danos, pois o homem os abandonou. Preferiu viver dissolutamente ( Ef. 4:18,19 ). Mesmo assim diante de um quadro tão assustador vemos o comportamento e testemunho de um homem que a bíblia diz que “ era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. ( Gn. 6:9 ).
 Depois de sentenciar toda aquela geração ao seu juízo, Deus revela sua graça e seu amor na vida daqueles que o buscam e o temem com sinceridade como Noé e sua família, os únicos salvos do dilúvio que destruiu todo ser vivente daquela época. Todos nós devemos ter o mesmo comprometimento e temor que homens como Noé, Josué, Recabe e outros tiveram. 
Josué em tempos de crise e profunda idolatria em canaã assumiu a responsabilidade e comprometimento diante de Deus, desafiando o povo a escolher a quem servir, mostrando que embora Deus tenha o desejo de livrar e salvar a todos do seu juízo ( l Tm. 2:4 ), ele não obriga ninguém a aceitar a sua graça e nem o seu caminho. Cada um aceita ou rejeita o caminho de Deus, porém Josué não tinha dúvidas, ele disse “ Eu e minha casa serviremos ao Senhor” ( Js 24:15 ). 
O desejo e propósito de todos nós quando nos convertemos a Cristo é ver toda a nossa família salva, porém nem sempre isto é possível por razões já explicadas. Na família de nossos primeiros pais, Adão e Eva temos o exemplo de como nossos familiares podem nos decepcionar!, o primeiro homicídio se deu entre irmãos, Caim matou Abel !!!. ( Gn 4:8 ). 


Conclusão: O fato de haver muitos lares divididos hoje não pode nos tirar a  fé e a esperança de um dia vê-los salvos, a palavra de Paulo ao carcereiro em Filipos mostrá-nos que Deus está do nosso lado, mas é preciso fazer a nossa parte, anunciar o evangelho, pois a bíblia diz que a “ fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo” ( Rm. 10:17 ), para que então possamos receber as bençãos de Deus através da fé, pois sem fé também não há salvação “ Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” ( At. 16:31 ). Que Deus possa abençoar os nossos lares, e que Jesus esteja sempre presente.  “ Disse-lhe Jesus: hoje veio salvação a esta casa, porquanto este também é filho de Abraão”. ( Lc 19:9).                                                                                                                                                                                                                                                                        


TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013, COM O TEMA: A HUMILDADE DE CRISTO COMO EXEMPLO PARA A IGREJA.





Lições Bíblicas Mestre <br>Jovens e Adultos <br>3º trimestre de  2013

      O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus. Neste 3º trimestre de 2013, estudaremos Filipenses: A humildade de Cristo como exemplo para a igreja. Da prisão, certamente em roma Paulo escreveu esta carta aos crentes de filipenses para agradecer-lhes pela sua oferta generosa, cujo portador foi Epafrodito, e para informa-los do seu estado pessoal. Além disso, escreveu para transmitir à congregação a certeza do triunfo do proposito de Deus na sua prisão, para assegurar à igreja que o mensageiro por ela enviado, cumprira fielmente e a sua tarefa. Esperamos mais uma vez um momento de aprendermos mais de Deus.




Os comentários das lições será feito pelo Pastor Elienai Cabral

Consultores Doutrinários e Teológicos: Pr. Antonio Gilberto e Pr. Claudionor de Andrade

Sumário

1-  Paulo e a igreja em Filipo /comentário Flávio


2-  Esperança em meio à adversidade /comentário Gilvan

3-  O comportamento dos salvos em Cristo /comentário Aguinaldo

4-  Jesus, o modelo ideal de humildade /comentário Charlene

5-  As virtudes dos salvos em Cristo /comentário Augusto 

6-  A fidelidade dos obreiros do senhor /comentário Carlos

7-  A atualização dos conselhos Paulinos /comentário Flávio

8-  A suprema aspiração do crente /comentário Lucas

9-  Confrontando os inimigos da cruz de Cristo /comentário Carlos

10- A alegria do salvo em Cristo /comentário Aguinaldo

11- Uma vida cristã equilibrada /comentário Flávio

12- A reciprocidade do amor cristão /comentário convidado

13- O sacrifício que agrada a Deus /comentário Josefa

LIÇÃO 12ª- A FAMÍLIA E A IGREJA






ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES DA ESCOLA DOMINICAL EM PEREIRA CARNEIRO 1








INTRODUÇÃO

       Como família tem aqui dois tipos no tema discutido nesta semana a família e a igreja.  O termo família é denominado e conhecido como um grupo de pessoas normalmente ligado por relações de afeto ou parentesco. Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado. A família que é enorme que a parentesco em todo o mundo independente de denominação como devemos trata-los em dependente de seus ensinamentos doutrinários ou devemos desprezar as suas doutrinas, mas abraça-los ou o afastamento seria o melhor, pensando que todo aquele que diz sou de Cristo é igreja.  Durante todo o período bíblico, a família sempre foi muito valorizada, e a própria sobrevivência da nação de Israel bem como seu triunfo como povo dependeu em grande parte dela. Para a maioria das pessoas, o cenário mais natural é a familiar, com pai, mãe e filhos.



     Quando Paulo quis descrever o relacionamento amigo e caloroso que os crentes mantinham entre si recorreu a esse termo, e definiu-os como membros da “família da fé” (Gl 6.10) “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” O vocábulo família sugere segurança, aceitação e amor. Não queremos dizer com isso que os lares dos Israelitas fossem todos perfeitos, não. A Bíblia mostra que havia ali os mesmos problemas de conflitos e maus tratos que, ao que parece, ocorrem em todas as culturas. Vemos ali poligamia, oposição entre pais e filhos, e rivalidade entre irmão, que naquela sociedade atingiu o pior estágio. Esses senões, porem, não anulam a regra. Em todos os séculos da história bíblica, a família sempre é mostrada como uma célula bem definida, estável, cheia de vida.


A Família na Doutrina Social da Igreja é compreendida como sendo célula vital da sociedade, primeira sociedade natural, fundada no matrimônio (um vínculo perpétuo entre um homem e uma mulher), santuário da vida, a quem é atribuída uma tarefa educativa que é direito dos filhos, é protagonista da vida social e deve ter a sociedade a seu serviço.  A família é importante para a pessoa e para a sociedade, é no âmbito da família que o homem recebe as primeiras noções do bem e da verdade, aprende a amar e ser amado e o significado de ser pessoa. De outro tanto, sem famílias fortes na comunhão e estáveis no seu compromisso, os povos se debilitam e é no seu âmbito que se dá a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade. .


     Também é afirmada a prioridade e precedência da família em relação à sociedade e ao Estado. Na sua função procriadora a família é mesmo condição de existência da própria sociedade. A legitimação da família está fundada na própria natureza humana e não no reconhecimento da lei civil. Ela antecede ao próprio Estado, por isto ela não existe em função do Estado, antes o contrário a sociedade e o Estado é que existem para a família. E a igreja no seu papel de orientadora dos princípios sociais do cristão.

          A igreja fortalece a família com a questão doutrinaria, é nela que se manifestam e desenvolvem as mais profundas e íntimas relações de amor voluntário de lealdade, de fidelidade, de respeito, de equidade e de unidade de que o homem é capaz. É nela que se manifestam, portanto, com maior intensidade, os padrões de relacionamento idealizados pelo criador. É no seu ambiente de trabalho e solidariedade que desabrocham e se desenvolvem os dons, as aptidões, as vocações, os sonhos e projetos de vida, os alvos, os desafios. 


         É nesse ambiente de amor e respeito que surgem as condições de formação de uma pisiquê saudável, e uma autoestima equilibrada e de emoções bem estruturadas. É nesse ambiente de aconchego de amor desinteressado, de respeito e compreensão, que se refugiam os guerreiros, esfolados pela luta da vida;   onde eles recompõem suas forças, suas energias  suas emoções. É nesse ambiente de identidades bem definidas, de funções e papeis bem explícitos ainda que não exclusivos, que se desenvolvem os referenciais saudáveis de masculinidade e feminilidade; onde os valores morais são apreendidos, onde os padrões de conduta, obediência de disciplina são assinalados por Deus. Portanto concluo este comentário dizendo que o melhor lugar do mundo para a família é a igreja do Senhor.

LIÇÃO 11ª - A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL








INTRODUÇÃO


"Dt 6.7-8. E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeira entre os teus olhos."





        Uma forma vital de expressar amor a Deus e cuidar do bem estar espiritual dos filhos é esforçar-nos para levar-lhes a um real relacionamento com Deus. O ensino da palavra de Deus aos filhos deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais como incentivador a Escola Dominical, assim eles vão tendo noção e conhecimento da Palavra de Deus e assim eles vão entendendo quando chegarem a uma faixa etária ele já está com certo conhecimento, é por isso que a Escola Dominical contribui para a formação espiritual moral e social em todas faixas etárias.



       A Igreja do Senhor Jesus deve dar a maior importância a família. A Igreja local é formada por famílias que se reúnem para adorar a Deus. Esta por sua vez só pode ser aprendida através do estudo e do ensino da doutrina e do discipulado. Na Escola Dominical principalmente nos moldes tradicionais, tem-se uma oportunidade rica de se edificar vidas e famílias através do ensino cuidadoso na Escola Dominical que tem grande valia para a formação espiritual, moral e social das famílias principalmente quando seus componentes, pai, mãe e filhos são assíduos frequentadores das classes dominicais.



         Podemos afirmar que a maioria dos líderes Pastores, Evangelistas, Missionários e Professores bem como mulheres que tem liderança nas Igrejas locais, como Dirigentes de Círculo de Oração, Professores e esposas de Obreiros, a maioria passou pela Escola Dominical, os maiores beneficiados foram as famílias, as Igrejas e as nações. Nem todos podem frequentar um curso teológico que propicia melhor aprofundamento no conhecimento bíblico, mas todos podem frequentar uma Escola Dominical que é a maior escola bíblica do mundo, ainda hoje a família pode ser altamente beneficiada pelo ensino bíblico na Escola Bíblica Dominical.
                                                                                                       Deus continue nos Abençoando.


LIÇÃO 9ª- A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE





ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE GILVAN GOMES, QUE OS IRMÃOS SEJAM EDIFICADOS COM ESTE COMENTÁRIO AMÉM...!





A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE




INTRODUÇÃO

    

    Não obstante as muitas investidas do inimigo das nossas almas em todas as áreas da sociedade, vemos ao longo dos séculos a humanidade cada vez mais sendo influenciada pelo deus desse século que cegou o entendimento dos incrédulos II Cor. 4.4, más na família cristã não pode haver espaço para esse  "TABU"pois se negligenciarmos essa orientação sexual, possivelmente nossos jovens aprenderão  da forma mais imprópria com o "MUNDO". Rm 12.2


I  - O que é sexualidade?



De acordo com alguns dicionários  da língua portuguesa é:
1- Qualidade do que é sexual

2- O conjunto dos fenômenos da vida sexual; quando buscamos o significado da palavra (sexualidade)na WEB: percebemos a real existência de um mundo materialista onde tudo é relativo, pessoal e até paradoxal pois não chega se quer perto do real significado à luz da palavra de Deus, embora não encontramos a palavra sexualidade ou sexo na Bíblia, entretanto entendemos que em alguns textos ela aparece no contexto: Gn1. 26,27. 4.1,2. 24.63-67.
Entre outros, embora em algumas ocasiões esta palavra aponta para o gênero(masculino e feminino)
Gn.1.27 como definição de análise, sexo é conformação particular  que distingue o macho da fêmea nos animais e nos vegetais atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas
características distintas. ( Gn. 1.27) 


II - O cristão e o sexo a luz da Bíblia

Como purificará o mancebo o seu coração, observando conforme a tua palavra Sl. 119.9. O sexo foi criado por Deus para satisfação do homem e perpetuação da humanidade, porém com a queda do homem no Éden o diabo com toda a sua influência deturpou essa dádiva que  nem os anjos tem. Mc. 12.24-25 o cristão porém quando jovem solteiro deve ocupar-se primeiramente nas coisas concernentes ao reino  
de Deus e em sua formação e qualificação profissional, quanto as demais coisas vos serão acrescentadas. Mt.6.33
No antigo testamento, a moral era tão rígida, em termos de pureza sexual que, se uma jovem praticasse sexo antes do casamento seria morta. Sua sentença era a pena capital.
Fornicação era o mesmo que prostituição(Dt 22.20,21). Na cultura patriarcal, o homem tinha privilégios que não
era desfrutados pela mulher. A moça que fornicava era morta. o homem que fornicasse tinha que casar com a moça. 

"O NOVO TESTAMENTO PORÉM AFIRMA QUE OS QUE VIVEM EM TAIS PRÁTICAS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.(EF.5.5)."



CONCLUSÃO


O  apóstolo Paulo quando discorria sobre este tema foi bem claro ao se dirigir diretamente aos casados. I Cor.7.1-5. portanto é possível vivermos neste mundo rejeitando os ensinamentos (orientações) de pessoas que não tem nenhum temor , e acima de tudo desconhecem a palavra de Deus , trazendo consigo a penas diplomas universitários e anéis nos dedos achando-se donos da verdade e propagando o liberalismo sexual; para estes  o apóstolo aponta o seu fim caso não se converta. (Rm1.26-32).

Deus abençoe!