Pesquisa

LIÇÃO 13ª - O LEGADO DE MOISÉS



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS A IRMÃ JOSEFA



INTRODUÇÃO



Tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo Moisés é uma figura central.  É o homem do Velho Testamento mais mencionado no Novo Testamento, liderou os israelitas para saírem da escravidão no Egito, se comunicou com Deus e recebeu os Dez Mandamentos.  Moisés é conhecido como líder religioso e legislador.
No Islã Moisés é amado e respeitado; é um profeta e um mensageiro.  Deus o menciona mais de 120 vezes e sua história atravessa vários capítulos.  É a história mais longa e detalhada de um profeta no Alcorão e é discutida em detalhes elaborados.  

 O nascimento de Moisés

E foi um homem da casa de Levi (Anrão) e casou com uma filha de Levi (Joquebede). E a mulher concebeu e deu à luz um filho (Moisés); e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã (Miriã) postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó (Hatshepsut - mãe adotiva de Moisés) desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã (Miriã) à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe (Joquebede) do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher (Joquebede) tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino (Moisés) já era grande, ela (Joquebede) o trouxe à filha de Faraó (Hatshepsut), a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Em uma das histórias dos sábios de Israel, o Rabino Tananhum fala sobre dois profetas que foram "os profetas"- Moisés e Elias. Ambos da tribo de Levi, ambos com o papel de redimir o povo de Israel, Moisés no passado e Elias no futuro.


O QUE É LEGADO


O Legado constitui-se de uma história de vida de uma pessoa que fala de Deus e vive o que ele ensina na vida pessoal, em casa, entre amigos, no mundo onde se vive e trabalha. O legado é uma herança. Claro que no contexto que estamos estudando não tem a ver com dinheiro ou posses que alguém deixa para os seus entequeridos. Estamos falando em modelo de vida, exemplos de valores morais e espirituais, deixados pelo líder para o bem do povo de Deus. Moisés serviu a Deus com integridade e deixou uma herança para as gerações posteriores, e seu legado foi visto na pessoa de Josué, em atitudes, milagres e santidade. O teólogo norte-americano A.W.Tozer disse certa vez que “nada morre de Deus quando um homem de Deus morre!”.




CONCLUSÃO

Que perspectivas nossos filhos e netos terão da fé ao olharem a nossa história? Eles nos verão como pessoas que sempre souberam confiar em Deus e viverem inteiramente para Ele? O maior legado que você pode deixar para seus filhos não vem de títulos ou funções que ocupou, mas da pessoa que você foi. Filhos e jovens anseiam por modelos, por pessoas que imitam Cristo em sua forma de viver. Imitar Cristo tem a ver com o caráter de Cristo, de ter atitudes, palavras, ações e compromisso que refletem a pessoa de Cristo.



LIÇÃO 12ª- A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO OTONIEL.












A Consagração dos Sacerdotes

Introdução

     A consagração dos sacerdotes, (Êx 29. 1-35). Eram rituais no qual nos mostra como um sacerdote deveria se santificar para apresentar-se diante de Deus, para que assim pudesse oferecer sacrifícios por ele e pelo o povo, pois a palavra consagração significa separação de uma pessoa, lugar ou objeto para uso divino e especial, ou santificar inteiramente. Vemos que Deus ordenou que Moisés separasse Arão e seus filhos para
O sacerdócio. O vestiário, bem como o modo de proceder dos sacerdotes, foi dado por orientações do próprio Deus
   O sacerdote é aquele que realiza a função de mediador ente Deus e o homem, (Hb 5. 1), representando assim o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é o sumo sacerdote perpetuo conforme a ordem de Melquisedeque (Hb 7. 1-3).


1.     Rituais de preparação para os sacerdotes se achegarem a Deus, e seus significados.

1.1  Ao chegarem a porta da tenda da congregação os sacerdotes tinham que se lavar com agua (Ê X 29. 4), pois simbolizava a pureza e perfeição que deveria ser feito o sacrifício para que fosse aceito e assim eles não morressem.
Meus amados irmãos, Deus é santo e requer santidade do seu povo ele disse: “Santo serei, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. (Lv 19.2)  Nós que somos filhos de Deus estamos limpos pela sua palavra ( Jo 15.3) e pelo precioso sangue de Cristo nosso Senhor e salvador (1 jo 1.7), por isso deveremos ter uma vida justa e santificada diante de Deus porque sem pureza não chegaremos a Deus.

1.2 O azeite deveria ser derramado sobre a cabeça dos sacerdotes, pois era dessa forma que ele recebia a unção, e essa unção com azeite simboliza o Espirito Santo que viria habitar no crente pelo ministério intercessor de Jesus ( Jo 14. 16,17, 26) que é o nosso Penhor a nossa garantia de que somos filhos de Deus ( 1 CO 21-22).      
                                                                                                     
1.3 Eram necessários que animais fossem imolados como sacrifícios para que os sacerdotes pudessem ministrar em favor do povo. O sacrifício tinha que ser primeiramente pela sua própria vida e depois pelo o povo, e o animal imolado deveriam ser sem manchas ou defeitos diante do altar, pois o cordeiro morto tipificava Cristo que “morreu por nossos pecados segundo as escrituras” (1 CO 15. 3) e assim trouxe a expansão pelos nossos pecados (1 PE 1. 18-19) nos reconciliando com Deus.

2.     OS SACRIFICIOS E SEUS SIGNIFICADOS

2.1 O sacrifício como oferta pelo pecado do sacerdote era um ato onde os sacerdotes colocavam as mãos sobre a cabeça de um novilho para significar sua identificação com ele, era através desta oferta que eles recebiam o perdão do Senhor (LV 8. 14-15) e esse novilho com o seu couro, a sua carne e o seu excremento era queimado fora do arraial como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Todos os que servem ao Senhor precisam primeiro experimentar sua dadiva de perdão.
2.2 O sacrifício como oferta queimada, os sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça sendo que agora de um carneiro e Moisés o imolava e o seu sangue era aspergido sobre o altar, em redor, ele era repartido em pedaços, e sua cabeça e a gordura Moisés queimava, porem as entranhas e as pernas era lavado com agua e depois era queimado sobre o altar, como holocausto de aroma agradável ao Senhor (LV 8. 18-21) significava a completa dedicação do sacerdote a Deus.
2.3  O sacrifício da oferta de consagração era um ritual onde os sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça de um carneiro e Moisés o imolava.
·         E o sangue era posto sobre a ponta da orelha direita, mostrava que o sacerdote deveria estra pronto para ouvir a palavra de Deus.
·         Depois o sangue também era posto sobre o polegar da mão direita, mostrando que o sacerdote deveria estar pronto para o serviço e as ordens de Deus.
·         E depois o sangue era posto sobre o polegar do pé direito, mostrando que o sacerdote deveria andar no caminho do Senhor de forma exemplar (LV 8. 22-24)


Conclusão

Meus amados irmãos, olhamos para todos esses rituais de consagração que era feito pelo os sacerdotes para poderem se chegara a Deus, e oferecer sacríficos por eles mesmos e pelo o povo. Vemos que o sistema demostrou suas próprias deficiências e resultou na necessidade de encontrar outro meio não só para estabelecer uma relação mais profunda com Deus, como também, pra tratar com todo o problema do pecado deliberado. Mas, glorias a Deus que esse outro meio foi tornado possível mediante o nosso perpetuo sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque que é um tipo de Cristo, pois sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida cf (Hb 7. 3) foi um tipo de Cristo, e Cristo com apenas um sacrifício perfeito, perpetuo, superior e imutável nos trouxe o perdão de pecado e a liberdade de nos chegarmos a Deus , pois a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento que veio depois da lei, constitui ao filho, perfeito para sempre.cf (HB 7.28) Amém.

Bibliografia
A bíblia da Mulher: Almeida revista e atualizada
Dicionário popular de teologia: Millard J. Erickson
Bíblia de estudo de Genebra: Sociedade bíblica do Brasil

A Bíblia Sagrada: Almeida edição corrigida e revisada  

LIÇÃO 11ª- DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE-DIRIGENTE O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ
 
NTRODUÇÃO

 
Quem tem chamada nem sempre habita nos palácios, as vezes vai cuidar de ovelhas no deserto... Quem tem chamada as vezes malha trigo no lagar procura amigos em não tem ninguém por perto.... Quem tem chamada as vezes enfrenta gigantes, e não adiante tomar as armas emprestadas... Muitas vezes o que resta e um funda e uma pedra...e a confiança em um deus que nunca falha.... Quem tem chamada as vezes enfrenta o Carmelo, promove desafios pra ver descer fogo do céu... Quem tem chamada as vezes vai morar junto do ribeiro para sentir de perto o cuidado de um deus fiel.... Quem tem chamada não recua mesmo quando os muros são altos.... Ele crê que com mais uma volta o muro cairá... Quanto mais florescer a vara de Arão para mostrar que Deus seleciona um escolhido seu, Qual será a regra de Deus para essa escolha? A rebelião, promovida por Coré, havia despertado grande desconfiança entre o povo sobre a autenticidade e a exclusividade do sacerdócio de Arão. Mesmo com a morte de Coré, dos principais envolvidos e outros subversivos, somando ao todo cerca de quinze mil pessoas, havia ainda dúvidas.

O SENHOR portanto determinou que a sua escolha de Arão fosse prova visível e definitivamente, mediante um sinal sobrenatural.  Deus escolheu a Arão de maneira que não trouce-se duvidas ao povo, fazendo com que a vara dele floresce “E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim, farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós”. (Nm 17.5).

O nome de Arão sobre a vara de Levi, vindica a escolha, por Deus, da tribo de Levi para promover ministros, e de Arão como sumo sacerdote. O Senhor operou um milagre para evidenciar a sua escolha quanto à liderança. Sob o novo concerto, líderes colocados por Deus, que proclamam fielmente a palavra de Deus devem ser reconhecidos e obedecidos.

 

Assim como a prova de que Arão fora chamado estava na "ressurreição" da sua vara, o Senhor Jesus ressurgiu da morte para se tornar nosso Sumo Sacerdote. O Seu sacerdócio é muito superior (Hebreus 7), pois:

É segundo a ordem de Melquisedeque (Salmo 110:4), portanto superior à ordem levítica, pois Abraão, bisavô de Levi pagou dízimos a Melquisedeque e foi abençoado por ele: o superior abençoa o inferior.

É constituído, não segundo uma ordem carnal (a lei que foi dada através de Moisés) revogada por causa da sua fraqueza e inutilidade, mas conforme a nova aliança da regeneração eterna, pela qual nós chegamos a Deus.

É fiador desta nova aliança, superior à anterior, podendo salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

É sacerdote perpétuo, imutável, já que vive para sempre, enquanto que Arão morreu, passando o sacerdócio para seu sucessor, e assim sucessivamente.

É santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus, não necessitando oferecer todos os dias sacrifícios por seus próprios pecados.

Ofereceu-se a si mesmo uma vez por todas, não precisando oferecer sacrifícios pelo povo diariamente, como o anterior.

Constituído por juramento pelo SENHOR (Sl 110.4) e não pela lei, que constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza.

O pouco tempo decorrido foi prova adicional da natureza milagrosa do florescimento. Moisés trouxe as varas todas de dentro do tabernáculo para serem vistas pelo povo, e eles viram e tomaram cada um a sua vara. O SENHOR ordenou que a vara de Arão fosse colocada dentro da arca (com as tábuas da lei (Dt 10.5) e o pote de maná (Êx 16.33), para sinal aos rebeldes. Quem voltasse a murmurar, morreria. Contudo, o povo ainda estava se condoendo, temendo morrer se por acaso se aproximassem do tabernáculo do SENHOR. E todos descendentes de Arão seriam sacerdote por ordenança de Deus.

 

Antes de considerar os vários aspectos bíblicos do sacerdote, é necessário mostrar quais são as características essenciais do sacerdócio. Que devia o sacerdote fazer, na sua qualidade de sacerdote, que nenhum outro pudesse realizar sob quaisquer circunstâncias? A mais exata definição de sacerdote acha-se em Hb 5.1. O sacerdote era ”constituído nas coisas concernentes a Deus a favor dos homens”. Quer isto dizer que ele apresentava ao Senhor coisas, dons e sacrifícios, ofertas do homem a Deus; e o seu trabalho era realmente oposto ao do profeta, que devia revelar Deus ao homem. Nesta consideração, a idéia fundamental de sacerdote é a de um mediador entre o homem e Deus. O sacerdote apresenta-se entre o homem e Deus, como na verdade aparece o profeta entre Deus e o homem.
Quando o sacerdote efetuava qualquer outro trabalho, já não era como sacerdote que exercia essa missão, mas somente como executante das funções de outros homens. Este ato do sacerdote, na sua obra para Deus, é sempre acentuado nas Sagradas Escrituras (Ex 28.1; Ez 44.16; Hb 7.25). Nos tempos patriarcais, o chefe da família, ou da tribo, operava como sacerdote, representando a sua família diante de Deus. Foram assim considerados Noé, Abraão, Isaque e Jacó.
Na época do Êxodo havia israelitas que possuíam este direito de sacerdócio, e o exerciam; mas tornou-se necessário designar uma ordem especial para desempenhar os deveres sacerdotais, sendo a tribo de Levi a escolhida para esse fim. Desta tribo saíram os sacerdotes arônicos, que eram os mediadores entre o homem e Deus. Os filhos de Arão eram sacerdotes, a não ser que tivessem sido excluídos por qualquer incapacidade legal. Esta disposição continuou no reino do Sul por todas sua história. E o fato de ter Jeroboão instituído o seu próprio sacerdócio mostra a essencial necessidade de uma mediação. Desta maneira o sacerdócio atestava a vida pecadora do homem, a santidade de Deus, e por conseqüência a necessidade de certas condições, para que o pecador pudesse aproximar-se da Divindade.
O homem devia ir a Deus por meio de um sacrifício, e estar perto de Deus pela intercessão. Quando Esdras voltou do cativeiro, reconstituiu as determinações leviticas, assim continuando tudo na sua substância até à destruição de Jerusalém.

No Novo Testamento, as poucas passagens nos evangelhos em que ocorre a palavra sacerdote referem-se apenas ao sacerdócio judaico. Em relação com o Cristianismo, o termo “sacerdote” nunca é aplicado senão a Jesus Cristo. As funções sacerdotais, relacionadas com o sacrifício e a intercessão, acham-se, freqüentemente, no Novo Testamento em conexão com Jesus Cristo (Mt 20.28; Rm 8.34; Ap 1.5); mas somente na epístola aos Hebreus, é que estas funções lhe são atribuídas como sacerdote. O sacerdócio de Cristo é a nota tônica da epístola aos Hebreus, e emprega-se para mostrar a diferença entre a imaturidade e a maturidade espiritual.
Aqueles que conhecem Jesus Cristo como Salvador têm um conhecimento elementar do mesmo Jesus como Redentor; mas os que o conhecem como Sacerdote são considerados como possuidores de maior conhecimento e experiência. A redenção é, em grande parte, negativa, implicando livramento do pecado; mas o sacerdócio é inteiramente positivo, envolvendo o acesso a Deus.
Os cristãos hebreus conheciam Cristo como Redentor, mas deviam também conhecê-Lo como Sacerdote, oferecendo-se então a oportunidade de um livre e corajoso acesso a Deus em todos os tempos. Este sacerdócio de Cristo acha-se associado com o de Melquisedeque, um sacerdócio misterioso, que vem mencionado em Gn 14, e recordado em tempos posteriores no Salmo 110. O argumento da epistola aos Hebreus é que o fato de ter sido mencionado naquele Salmo um sacerdócio diferente do de Arão, era uma prova de que alguma coisa superior ao sacerdócio de Arão era necessária. O sacerdócio de Melquisedeque é referido para explicar a pessoa Divina do sacerdote, sendo a sua obra ilustrada com o sacerdócio arônico, visto como não havia uma obra sacerdotal em conexão com Melquisedeque.
O sacerdócio de Cristo é considerado como estável e eterno, não sendo jamais delegado a qualquer outra pessoa (Hb 7.24). E este caráter do sacerdócio é devido ao fato de que o sacrifício de Jesus Cristo é superior aos sacrifícios do Antigo Testamento, pois é completo, espiritual e eficaz para a redenção (Hb 9.12 a 14; 10.11 a 14). Deste modo o sacerdócio de Cristo nos ensina aquela grande verdade de que o Cristianismo é a “religião do acesso ; e revela-se isso na exortação “aproximai-vos”.

 

CONCLUSÃO

Em Cristo todos os crentes são considerados como sacerdotes; mas o ministro do Evangelho, distinto na verdade do leigo, nunca no Novo Testamento é mencionado como sacerdote. Ele é o presbítero ou o ancião, palavras que têm uma idéia inteiramente diferente. Mesmo o sacerdócio, na referência aos crentes, nunca está associado com os cristãos individuais, mas tem-se em vista a sua capacidade de corporação: “sacerdócio santo” (1Pe 2.5). A verdade fundamental a respeito do sacerdócio no Novo Testamento  é esta: O Servo é um sacerdote!.

LIÇÃO 10ª- AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ISRAELITAS



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO VICE-DIRIGENTE DA ESCOLA DOMINICAL EM PEREIRA CARNEIRO 1 O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.



INTRODUÇÃO

 

Deus é justo e deseja que o seu povo aja justamente, assim entregou a seu povo o Decálogo e algumas leis civis, com o objetivo de que Israel se tornasse uma nação-modelo. Os Dez Mandamentos e as leis que os judeus receberam têm como equivalentes no Brasil a legislação constitucional e o código penal. A Lei de Moisés é um termo usado com freqüência na Bíblia, em primeiro lugar por Josué (8:32).1 O termo Lei mosaica é usado nos textos acadêmicos. A Lei mosaica é composta por um código de leis formado por mandamentos, ordens e proibições. No N.T encontramos o Cristo falando sobre a lei que foi entregue a Moises, refutando os fariseus e escribas com a propria lei. Mas o fato marcante nessa história é o resumo feito pelo Cristo Vivo é resumir toda a lei em apenas dois mandamentos. Depois o apostolo Paulo tambem instrui o povo de Deus nas questoes da propria lei, avia muitos atritos sobre este assunto. No livro de Atos em contramos no primeiro concilio, as questoes impostas pelos irmãos foram sobre o comprimento da lei. Temos muitas coisas para falar de lei mosaica. A lei é a vontade de Deus revelada.

INSTITUIÇÕES CERIMONIAS

 

As instituições cerimoniais, por exemplo, estavam maravilhosamente adaptadas às necessidades, tanto espirituais como materiais, dum povo nas condições do israelita. Porquanto:



1) Eram, até certo ponto, regularmente sanitários. E era isto um dos fins daquelas disposições, referentes às várias purificações, à separação dos leprosos, e à distinção de alimentos, etc.



2) Serviam para perpetuar entre os israelitas o conhecimento do verdadeiro Deus, para manter a reverência pelas coisas santas, para a manifestação de sentimento religiosos na vida, todos os dias, e em todas as relações sociais. Dum modo particular eram festas sagradas fatores de valor para a consecução destes fins.



3) Tinham, além isso, o efeito de evitar que os israelitas se tornassem estreitamente relacionados com as nações circunvizinhas (Ef 2.14,17). E assim deviam tantas vezes ter guardado o povo israelita da idolatria e corrupção, que campeavam em todo o mundo: deste modo conservou-se a nação inteiramente distinta dos outros povos, até que veio o tempo em que esta barreira já não era necessária.



4) Estas observâncias tinham outros usos na sua simbólica significação. Em conformidade com o estado moral e intelectual do povo que não tinha ainda capacidade para prontamente alcançar as verdades divinas, eram as coisas espirituais representadas por objetos exteriores e visíveis. E assim, as ideias de pureza moral e de santidade divina eram comunicadas e alimentadas pelas repetidas abluções das pessoas e moradas; pela escolha de animais limpos para o sacrifício; pela perfeição sem mácula, que se requeria nas vítimas oferecidas; e pela limitação das funções sacerdotais a uma classe de homens que eram especialmente consagrados a estes deveres, e que se preparavam com repetidas purificações. Além disso, pela morte da vítima expiatória, para a qual o pecador tinha simbolicamente transferido os seus pecados pondo as mãos sobre a cabeça do animal e oferecendo a Deus o sangue que representava a vida, ensinava-se a importante verdade de que o pecado merecia um castigo extremo, que somente podia ser desviado sacrificando-se outro ser em substituição. E desta maneira, por meio de símbolos impressivos, lembravam-se constantemente os piedosos israelitas da justiça e santidade da violada Lei, da sua própria culpa, e de quando necessitavam da misericórdia divina; e quando eram efetuados estes serviços religiosos, na sinceridade dum espírito reto, a alma crente era enriquecida com a humilde esperança da compaixão divina, e manifestava-se em atos de gratidão, de obediência, e de amor.

5) Estas várias instituições prefiguravam também coisas futuras, melhores e mais grandiosas  (Gl 3.24). Pelo que se diz na epístola aos Hebreus, sabemos que o sacerdócio, os sacrifícios, e todos o ritual judaico formavam uma profecia típica da pessoa e obra do Grande Libertador, e daquela redenção eterna que Ele devia executar quando chegasse a plenitude dos tempos.

A Lei não era destruída pelos Evangelho. Era isso evidente pelas próprias declarações de Jesus Cristo. Ele não veio pra "revogar a lei" mas pra cumpri-la (Mt 5.17,18). Quando a Lei era apenas típica, servindo para certo fim, que a vinda de Cristo havia abolido, então era nisso ab-rogada. Tinha realizado o seu propósito, e já não era necessária (Gl 3.24,25). A parte cerimonial deixou de ter a sua verdadeira significação. Aquele para que a Lei apontava, já tinha vindo. Restavam as permanentes obrigações da lei moral, cuja aplicação foi alargada pelo Salvador (Mt 5.21-48). Todavia, em virtude da grande influência da Lei na vida e pensamento do povo judeu, não é para admirar que sob a nova aliança se tornassem as suas ordenações um assunto de alguma perplexidade. Para compreensão deste ponto, veja-se o livro de At (10, 11, 15) e ainda Romanos, Gálatas e Hebreus.

 

CONCLUSÃO

 

Como, porém, colocamos isso em prática? Simplesmente vivendo um relacionamento íntimo e autêntico com Jesus Cristo. O que pensamos, o que falamos, o que fazemos ou deixamos de fazer deve ser determinado somente por Jesus: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus” (Cl 3.17). Na prática, devemos nos comportar como se tudo o que fizermos levasse a assinatura de Jesus. Somente quando nos entregarmos completamente ao Senhor Jesus poderemos produzir fruto espiritual. Quando submetermos nosso ser ao Senhor, o fruto do Espírito poderá crescer em nós em todos os seus nove aspectos. Talvez nós mesmos nem o percebamos, mas certamente as pessoas que nos cercam perceberão que o Espírito está frutificando em nós. Que seja assim na vida de todos nos