Pesquisa

LIÇÃO 4ª- SUPERANDO TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA IRMÃ JOSEFA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS








INTRODUÇÃO


Ocupando grande parte dos noticiários esta a violência, afligem todas as classes sociais inclusive os crentes. A sua origem é da consequência do pecado, ou seja, o homem passou a ter conhecimento da maldade (Gn 3.4; 4.7)”Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” ”Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás”. Por isso na lição de domingo veremos o que a bíblia nos ensina a seu respeito e como devemos agir, a fim de melhorar os seus efeitos.



Não podemos ficar indiferentes aos seus males, porque enquanto permanecermos neste mundo estará sujeito as suas consequências, todavia, não devemos esquecer-nos que a nossa vida está escondida em Deus, nele estaremos sempre seguros (Sl 91.1)”Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.



Um trauma e um choque emocional que por sua violência desencadeia depressão que traz outras complicações, um sofrimento emocional, humilhação, medo, que definem pela sua intensidade da violência sofrida. Eu passei por uma experiência muito ruim de violência na minha própria casa, eu possuía uma loja em minha própria casa e sofri um assalto, a arma do meliante apontada na cabeça de meu marido. Por conta deste acontecimento nós desistimos de continuar com o nosso negócio, nos proporcionou medo de continuar.



A igreja, instituída por Cristo, tem por principais funções anunciar o Evangelho e edificar a vida de seus integrantes. Por incrível que pareça esses princípios fundamentais estão sendo corrompidos por líderes que além de não ter compromisso com Deus e Sua palavra, não têm compromisso consigo mesmo, desse modo, os dois pilares da Igreja ficam enfraquecidos e o amor de muitos esfria, como previsto há 2.000 anos “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24:12).



A queda do homem trouxe prejuízo a seu próprio corpo com a violência. O homem não foi feito para a prática da maldade, como nós vimos em Gênesis Caim cometer o primeiro homicídio trazendo dano não só a si como a seu irmão. Muitas das conquistas do ser humano foram com derramamento de sangue. Os sinais da violência está na vida do homem em toda a história. Podemos afirmar que Sodoma e Gomorra foram destruídas por conta da violência um dos motivos que motivou a sua destruição.



A queda espiritual espantosa é resultado de uma herança. A queda espiritual e todo o esquema da arquitetura biológica de Adão e Eva foram repassados as gerações pelo qual o corpo humano sofre transformações promovendo uma série de doença, nosso sistema hematológico, tem seus limites assim sujeito aos traumas emocionais e entre outros enfermidades da alma.



Toda pessoa traumatizada tem alguma marca emocional somente o Espírito Santo é capaz de esquadrinhar o escondido do nosso coração e trazer a luz de nossa consciência todos os danos ocultos que não podemos ver. Todos nós podemos ser vítimas de traumas e isto não pode ser modificado. Por que está relacionado ao nosso passado algo que acontece  e não há como voltar no tempo e mudar nossa experiência  dolorosa.



Mas o cristão tem como romper nosso emocional negativo do passado e deixar de ser vítima seguindo a vida com sua nova identidade em Cristo. A Bíblia nos ensina de modo que os pensamentos, sentimentos e vontade, tenham o padrão de Cristo Jesus e não de Adão caído. Pelo que (2 Co 5.17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.



Como viver com a culpa a alto- estima em baixa, frustração e muitas outras feridas emocionais, que tanto interferem em nosso comportamento. A palavra de Deus diz que quando oramos o Espírito Santo assiste em nossa fraqueza. A Bíblia demostra a imensurável graça e infinito amor de Deus no sentido de promover a cura do homem, a ação libertadora e curadora. O Espírito Santo restaura a alma ferida emocionalmente.



Clamor: Invoca-me no dia da angústia e te livrarei, e tu me glorificarás.

Refúgio: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Auxílio: Dá-nos auxílio para sair da angústia porque não é o socorro da parte do homem.

Descanso: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrarás descanso para tua alma.




DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO!


Comentários