Pesquisa

LIÇÃO 5ª- AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIJENTE GIJVAN GOMES



















"AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ"



INTRODUÇÃO

Ao contrário do que muita gente pensa a bíblia menciona este tema de forma clara e precisa
tanto no AT. como no NT. Pois até na viuvez podemos perceber que não ficamos sós, Jesus nos
falou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt. 28.20
Alguém pode interrogar: irmãos vamos falar novamente de morte? A resposta seria não , muito
pelo contrário estaremos falando exatamente sobre o cônjuge que ficou, que pode ser uma pessoa
nova ou muitas vezes de adiantada idade. Vejamos o que é viuvez:
 



CONCEITUANDO VIUVEZ

De acordo com o discionário contido na bíblia do obreiro é o estado da pessoa a que morreu o
marido ou a esposa e que não se casou outra vez( Is. 54.45).

 


VIÚVOS NAS ESCRITURAS

 
Não há muitos viúvos na história bíblica. Gn. 23.1-2 nos conta que Sara morreu antes de Abraão,
Ló teve a sua esposa tranformada em uma estátua de sal( Gn. 19.26) e Judá(Gn.38.12) também
ficou viúvo, talvez esses sejam os únicos viúvos de toda bíblia, em contrapartida temos as viúvas
pois  há uma série de mulheres viúvas dentre as quais destacamos :

 

As mais conhecidas são Rute e Noemi, nora e sogra. A história está descrita no livro de Rute. Há viúvas no Velho e Novo Testamento. Algumas são referidas sem nome: “a viúva de Sarepta” (1 Rs 17.9); a viúva do azeite (2 Rs 4.1-7); "a viúva de Naim" (Lc 7.12); "a viúva pobre" (Lc 21.2). Outra têm seus nomes mencionados: Tamar (Gn 38. 11); Abigail (1Sm 25.38 -  depois da morte do marido casou-se com Davi); a cunhada de Rute, Orfa (Rt 1.4,5); a profetisa Ana (Lc 2.36,37).                                                                                                                                                                          

 


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A CONDIÇÃO SÓCIO-ECONOMICA DAS VIÚVAS:


A maioria das viúvas naquele tempo era realmente pobre. A condição da mulher era muito diferente de hoje. Viúvas não tinham o direito de trabalhar e, portanto, dependiam somente da caridade dos parentes, quando morria o marido. A lei judaica, face às dificuldades da pobreza e marginalização, estabeleceuormas de proteção especificas para os órfãos, estrangeiros e viúvas (Ex 22.20; Dt 14.28; 24.1; 26.12,13; 27.19). Jesus se compadeceu da viúva de Naim (Lc 7.11-17) e mo vido de intima compaixão ressucitou o filho dela. A instituição dos diáconos (At 6.1) associada á presença das viúvas que estavam sendo esquecidas na distribuição diária do pão. 



A Bíblia nos ensina muito com as historias das viúvas. Deus na sua infinita misericordia providenciou o sustento para elas. Deus não desampara os seus filhos. Deus não desampara as viúvas. Elias foi alimentado pela viúva de Sarepta. Elias multiplicou tanto o azeite da viúva que não hacia mais vasilhas para guardar o azeite. Jesus deu vida ao filho da viúva de Naim. Os diáconos foram instituidos para as necessidades das viúvas. Enfim, Deus tem o controle de tudo.

CONCLUSÃO

A religiosidade que agrada a Deus deve ser praticada também no cuidado às viúvas. A Bíblia nos ensina isso: "Honra as viúvas que são verdadeiras viúvas" escreve Paulo a Timoteo. (Tm 5.3-7). "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: visitar os orfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo"(Tg 1.27). Honrar, visitar, amparar, consolar são responsabilidades dos crentes em Jesus.


Muitas vezes, as viúvas precisam de palavras e atos de apoio e consolo. Muitas outras precisam de palavras e atos de apoio e consolo. Muitas outras precisam de ajuda material para superar as dificuldades decorrentes do falecimento do marido. Precisamos estar alertas a essas necessidades. Há sempre alguma coisa que podemos fazer individualmente ou como igreja de Cristo. A mulher que perdeu o seu marido não deve pensar que a vida acabou para ela. Rute não pensou assim! Rute procurou ocupação.


 Não deixe que a sua mente se transforme num baú de velhas memorias no passado. Rute transformou sua mente numa oficina de coisas novas, ela foi à luta. Não ficou consumida entre lembranças e historias do marido em casa. Noemi, apesar da viúvez ajudou sua nora também viúva. Deus ordenou os eventos de tal maneira que ela teve uma vida agradável e proficua em sua velhice, "Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel."(Rt 4.14)

Comentários