Pesquisa

Lição 2ª - A Enfermidade na Vida do Crente



Queria humildemente pedir desculpas por só poder publicar esse comentário agora. Durante essa semana houve alguns contratempos e até problemas técnicos. Mas tudo já perfeitamente resolvido.

O comentário que se segue, então, deve ser compreendido não como um resumo geral do tema, que por si esgote colocações ou debates posteriores. Pelo contrário, o que foi escrito aqui serve apenas como ponto de partida para os debates e reflexões sobre o tema a serem postos amanhã em nossas Escolas Dominicais. Espero que possa servir e que de certa abençoe a quem estiver lendo, por Cristo.


Escrito por Ezequiel Carvalho, professor da classe dos jovens


O sofrimento – Introdução


A questão que representa a problemática mais difícil de transpor dentro da pregação evangélica, sem sombras de dúvidas, é a questão do sofrimento humano. Se o assunto torna-se delicado pela maneira com que se comunica a questão ou se ela é intrinsecamente embaraçosa, isso é indiferente, resta-nos aceitar a dificuldade do tema.

O saudoso Charles Colson em seu livro (com Nancy Pearcey) “E agora como viveremos?” destaca bem essa questão ao comentar sobre Albert Einstein. Ele afirma:

O que bloqueou Einstein foi algo mais forte do que a doutrina da Criação: foi o problema do mal e do sofrimento. Sabendo que deve existir, ele agonizou acerca do caráter desse projetista. Como Deus pode ser bom, e mesmo assim permitir que coisas terríveis aconteçam às pessoas? E porque Einstein não pôde conciliar o problema do mal e do sofrimento com um Deus bom, virou as costas ao Deus da Bíblia.  



Enfermidades


E em cima disso que foi dito podemos também reconhecer que o sofrimento causado por uma enfermidade tem o seu efeito majorado por duas questões básicas.

A primeira é que a enfermidade, em boa parte dos casos, é uma aflição constantemente presente, é o tipo de sofrimento que acompanha o indivíduo por onde quer que vá, evitando assim que esse se esqueça daquilo pelo qual está passando. Lembremos que a palavra doença vem do latim dolentia, que significa dor, sentir dor.

A segunda questão é que a enfermidade é um sofrimento estigmatizante. É bastante difícil você esconder que está passando por uma doença e uma vez que as pessoas tomam conhecimento daquilo que está acontecendo, geralmente não conseguem ter um olhar compassivo. A doença sempre esteve associada a um castigo divino (João 9.2; cf. as acusações dos amigos de Jó, a respeito de sua enfermidade), e também a algo repulsivo (ver o caso mais clássico disso, que é a hanseníase). A AIDS e a tuberculose são atualmente moléstias em que as pessoas que a contraem sofrem com o preconceito.

No que tange especificamente a Igreja contemporânea, no seu sentido institucional, esta tem cometido, a meu ver, dois erros gravíssimos ao tratar desse tema, quais sejam: tratar a enfermidade como algo irreal na vida do crente, afirmando ter os cristãos privilégios especiais que os fariam imunes a qualquer tipo de moléstia; e a perspectiva da resignação, onde o cristão deveria se submeter pacientemente aos desígnios divinos, suportando passivamente a enfermidade como a vontade oculta de Deus.

Para podemos melhor compreender essa questão devemos tentar entender se a enfermidade possui alguma origem e como o próprio Deus trabalha o tema em seu Livro.


A enfermidade sob a ótica bíblica.


As doenças constituem-se como uma realidade presente na vida humana. Não tem nada a ver, em princípio, com atuação demoníaca ou algo correlato. Quem fica doente não está possuído, nem tão pouco lhe falta fé. O apóstolo Paulo conviveu por muito tempo com um “espinho na carne” e não lhe faltou fé (II Coríntios 12. 7-10). A enfermidade é um fato lógico, efeito imediato da fraqueza humana, decorrente da nossa própria limitação. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor (I Pedro 1.24).

Assim cristãos ou não ficam doentes. Vemos na Bíblia que verdadeiros heróis da fé padecerem de algum tipo de enfermidade, sem que isso maculasse a sua biografia. Ninguém realizou tantos milagres pelo poder de Deus no Antigo Testamento como Eliseu, mas o que se diz em sua biografia? E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu... (II Reis 13.14).

Todos os seres humanos são passíveis de adoecer. E o relato bíblico não se constrange em falar que cristãos adoeceram, como no caso de II Timóteo 4.20: Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. Também é o caso em Filipenses 2.26-27: Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele [Epafrodito] estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte...

Isso quer dizer que não há diferença entre um servo de Deus e um não servo? Absolutamente não. O apóstolo Paulo é bem claro: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).

Não entramos na perspectiva da resignação, da qual se diz: “você está sofrendo porque Deus quer você sofra”. Deus não é um tirano sádico. Mas os verdadeiros cristãos se confortam na providência divina. Por isso dizia Jó que sabia que o seu Redentor vivia, e que por fim se levantaria sobre a terra. E mesmo – disse ele – que sua pele fosse totalmente consumida, ainda na sua carne veria a Deus (Jó 19.25-26). Essa é a fé apostólica: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (I Coríntios 10.13).

Ser cristão é saber que sua vida tem propósito, que se estar no mundo com uma missão e que se serve a um Deus amoroso e compassivo. Por essa razão o apóstolo ousadamente falou: “... não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1.12).

Ficamos doentes não porque existe um carma ou qualquer coisa do tipo, mas apenas para podermos observar a nossa estrutura, para lembrarmos que somos pó e a pó voltaremos (Salmos 103.14; Eclesiastes 3.20). Somos limitados, mortais e a cada dia padecemos um pouco, sem volta, como uma vela acesa que um dia consumirá todo o seu pavio.


Conclusão


Assim sendo, não devemos nos afastar jamais de Deus. Ele é a nossa esperança de salvação, de regeneração da humanidade, da ressurreição dos mortos, do corpo incorruptível. Nessa sociedade em que vivemos doentes, onde as doenças psicossomáticas são tão abundantes, devemos ter a compreensão do apóstolo Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna (João 6.68).

O mesmo Deus de cura é o nosso Deus. Ele é Jeová- Rafá (יהוהדפה): O Senhor que te sara (Êxodo 15.26). Devemos reter firmes a nossa confiança. Conhecemos o quanto é ruim está enfermo. Já perdemos parentes, pessoas boas e queridas para doenças terríveis. Mas sabemos que lá no céu tem alguém que verdadeiramente tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaías 53:4-5), é nesse Deus que acreditamos. 




Comentários