Pesquisa

LUÇÃO 9ª - LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA

 
  ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO



Laodicéia, Uma Igreja Morna
 
Texto Áureo
" Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas " ( Mt 6.33).
 
 

Introdução: Das sete cartas enviadas aos anjos das igrejas que estavam na Ásia, sem dúvida nenhuma, esta escrita ao anjo da igreja que estava em Laodicéia; é a mais trágica!.
Enquanto que nas outras igrejas houve repreensão mas também elogios, e lembrando que em Esmirna e Filadélfia Jesus nada reprovou, nesta vemos exatamente o contrário, nada agradava ao Senhor. Nesta lição vamos estudar e entender mais sobre o contexto histórico e cultural desta cidade, saber como viviam os cristãos ali, e o que aconteceu com aquela igreja. Laodicéia era uma das principais cidades da Frígia, na Ásia Menor, ao sul de Colossos e Hierápolis. A cidade foi fundada em torno de 250a.C. por Antíoco Epifânio ll, que lhe pôs o nome de sua esposa, laodice, de onde surgiu o nome Laodicéia.


 A cidade foi muito próspera, possuia um forte comércio considerado um centro bancário na época, sua agricultura era favorecida pela fertilidade do vale em que se encontrava, gerando abundância de alimentos e auto- sustentação. Era também cidade industrial, sendo conhecida pela produção de lã. Finalmente, lá também havia um centro medicinal onde um médico chamado Cláudio Galeno ministrava o pó frígio que servia para enfermidades nos olhos. Porém a cidade tinha um problema com a água potável, o que forçava-a a captá-la através de um aqueduto a uma distância aproximada de oito quilômetros, distância esta que tornava a água morna e insuportável ao paladar. Daí a expressão de Jesus " vomitar-te-ei da minha boca " ( Ap 3.16c ).


 mas tendo em vista o contexto histórico, vamos ver qual era a situação material e espiritual daquela igreja. Muitos séculos antes, Deus através do profeta Jeremias já advertia " Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" ( Jr 9.23,24 ). Com certeza os crentes em Laodicéia viviam uma vida de muita abastança, muitos engordavam com certeza os dízimos daquela igreja com objetos de valores vultosos, contudo aqueles crentes tinham um conceito errado do que é verdadeiramente possuir riqueza. Assim a maioria afirmava com muito orgulho e soberba " rico sou , e estou enriquecido, e de nada tenho falta " ( Ap 3.17a ).


 Cristo que se apresentou como a testemunha fiel e verdadeira logo contradisse o pensamento reinante e afirmou: " és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu !!! " ( Ap 3.17b ). No contexto atual todos nós estamos sujeitos aos mesmos pecados, portanto devemos batalhar e trabalhar para sermos prósperos também materialmente, porém não devemos esquecer que o nosso alvo principal são em primeiro lugar as riquezas espirituais ( Mt 6.33 ). Jesus disse: " Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui" ( Lc 12.15 ). Aqueles crentes tinham diversão, programas sociais, usavam roupas luxuosas, viviam uma vida que aparentemente podiam até crer que era a vida abundante que Jesus prometeu, porém aos olhos de Deus estavam completamente cegos espiritualmente!, muitas vezes aplicamos versículos como o de II Cor. 4.4 aos ímpios deste mundo, porém muitas vezes caímos nesta mesma situação.


 A realidade espiritual daquela igreja é que ela foi influenciada pela atmosfera de opulência reinante no lugar. Foi duramente repreendida por que era rica em bens materiais, mas fraca nas coisas espirituais. No conselho de cristo para que a igreja comprasse dele ” Ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos... “ ( Ap 3.18 ), o doutor William Ramsey viu neste versículo referências à riqueza de Laodicéia, também a seus famosos vestidos, e também ao pó frígio para as enfermidades dos olhos, que provavelmente era preparado ali. Assim Laodicéia foi caracterizada pela igreja que não era quente nem fria, mas morna.


 A igreja de laodicéia estava coxeando entre dois pensamentos, estava em cima do muro, e isto não é aprovado pelo senhor. Em sua palavra Jesus disse: ” Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Ninguém pode servir a Deus e as riquezas “ ( Mt 6.24 ). De tudo que foi falado aqui, o que precisa ficar bem claro é, que a riqueza não pode ser buscada como um fim em si mesma. Salomão foi um rei muito rico e sábio, mas a exemplo de Laodicéia experimentou a amarga experiência da falta de comunhão com Deus, ele entregou-se a luxúria, a idolatria e a outros tipos de pecado, mas ainda bem que escutou a voz de Deus e arrependeu-se dos seus pecados, e depois pode escrever ” De tudo o que se tem ouvido o fim é : teme a Deus e observa os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem “ ( Ec 12.13 ).
 

Conclusão: Os comentaristas bíblicos dizem que historicamente estamos vivendo os dias de Laodicéia, mas não precisamos viver sem esperança, Jesus nos fez inúmeras promessas de vitória, é preciso lembrar-mos que a nossa salvação é individual e que portanto cada um de nós devemos examinar a nós mesmos e assim deixar que o Espírito santo continue operando em nós, basta tão somente ouvir a voz do Espírito Santo, não endurecer os nossos corações, e estarmos sempre atentos e sensíveis ao toque do Senhor, para que se necessário quando ele bater, nós abrir-mos a porta e ele cear conosco ( Ap 3.20 )Amém.







Comentários