Pesquisa

LIÇÃO 7ª - CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HULMIDADE

  


ESSE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA PROFESSORA CHARLENE DA CLASSE DOS JOVENS.












Paz do Senhor à Todos ! Amém ?!

É nessas horas que o coração aperta e questiono a Deus como expor sua palavra, de maneira que o leitor entenda o objetivo da palavra, mas que Deus em Cristo nós ajude a entender sua palavra e não só apenas ouvintes, mas praticantes. Veja Tg 1.22 “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. Pois é ele que conhece as intenções do coração.

A lição deste domingo nos fala sobre. “Contrapondo a arrogância com a humildade”.
Se fizemos uma enquete sobre: “defina o que é humildade”. Encontraríamos varias opiniões.
Certa vez Cristo fala aos seus discípulos de como aproximar-se Dele.
 Veja Mt 11.28-29;

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

Deus encarnado em forma de homem humilde convida sua criação para conhecê-lo e aprender a ser como ele.
Sei que nesta lição, nos traz testos bíblicos de provérbios acerca de como devemos ser, mas, não posso deixar de  mencionar de Jesus como exemplo de vida e  humildade a ser seguido.
Quero fala de duas situações pelas quais achei de bom aproveito para esta lição.

1.      A cura de um leproso. Veja Mc 1.40-42;
40 E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.  {40}
41 E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe:  Quero, sê limpo!
      42 E, tendo ele dito  isso,  logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.

 Nesta passagem, Cristo mesmo sabendo da exclusão que vivia o leproso dentro da sociedade e leito familiar, pois considerando por imundo devido à lei você pode ver em Lv 13.45-46; É aonde vimos à humildade de Jesus, Cristo não só curou como também o tocou-o. Bastaria uma só  palavra para ele ser curado, mas ele fez diferente, ele toca aonde ninguém poderia chagar nem perto.

2.    A Cruz e o malfeitor    Veja Lc 23.33-48

“33 E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda. 
   34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. 
   35 E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. 
   36 E também os soldados escarneciam dele, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre, 
   37 e dizendo: Se tu és o Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 
   38 E também, por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas e hebraicas:  Este é O Rei dos Judeus . 
   39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. 
   40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? 
   41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. 
   42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. 
   43 E disse-lhe Jesus:  Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. 
   44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, 
   45 escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo. 
   46 E, clamando Jesus com grande voz, disse:  Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.  E, havendo dito isso, expirou. 
   47 E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo. 
   48 E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.”

Lendo esta passagem lembrei-me que o próprio Cristo disse em Jo 3.17; “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.
O que me chama atenção que Cristo mesmo sendo Deus não condenou aquela multidão que o zombava, ele pede perdão ao Pai por eles e diz que eles não sabem o que fazem, e ainda tem compaixão de um malfeitor, que humildemente reconhece seu erro, e crer em Jesus ao ponto de pedi-lo para que se lembrasse dele quando entrasse no reino.
E Cristo todo ferido, mas confirma seu pedido, e depois entrega ao Pai seu espírito.

 Poderia aqui citar vários versículos acerca da relação entre a humildade e a arrogância e explicar sobre O sábio e o insensato: o justo e o injusto: O rico e o pobre: O príncipe e o escravo e como a Bíblia fala acerca destes, mas como citei no inicio deste comentário em Mt. 11.28-29

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

Dando ênfase ao que estar grifado, é necessário que eu aprenda com Cristo o que é verdadeiramente ser humilde, não foi acaso que citei suas maravilhosas passagens, aonde demonstra meu amor incondicional ao ser humano.
Cristo sendo Deus em todo tempo foi humilde (cf Fl 2.6-11), mesmo sendo Senhor e Rei habitava numa família simples, e na hora que ele poderia agir com arrogância(porque a multidão zombava Dele, vindo ele mesmo para salvação para todo povo) ele agiu com amor ao ponto de pedir perdão ao Pai por eles.

Concluo este comentário afim que o Deus das misericórdias nos ensine a ser como seu filho Jesus nos ensina na sua palavra.

Ef 4.2 “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.
Fl 2.3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.
Cl 3.12 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. 



Comentários