Pesquisa

LIÇÃO 4- COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO Á OBRA DE DEUS

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA IRMÃ ANA SANTANA


Paz do Senhor, para todos que acompanham este canal de benção. Antes de tudo quero dizer que ao orar antes de começar o ensino bíblico em minha classe eu declaro para minhas alunas que O Espírito Santo é quem vai administrar o ensino, por que
nós somos apenas um canal de transmissão de Deus, não poderíamos ensinar nada se não fosse o Espírito Santo de Deus.



Estou regozijada por esta lição tão maravilhosa que Deus tem colocado a nossa disposição, o aprendizado excelente para o crente em tempo de crise, pois muitos não sabem como agir qual o caminho a seguir, é de extrema importância sabermos o caminho.



Jesus em suas palavras declarou Eu Sou o Caminho.


Objetivos:


Identificar a: Oposição ferrenha dos adversários de Neemias.


Compreender: A importância da união do povo de Deus diante da Oposição.


Saber que: A oração e a vigilância devem ser prioridade na vida Cristã.


O que vem a ser uma oposição?


Oposição é algo que será sempre contrário ao que você deseja fazer ou mostrar, são seus objetivos vistos de maneira diferentes, do ponto negativo mesmo antes de ser realizado.


(Palavra muito usada na política, a oposição sempre procura algo negativo para mostrar ao publico, que aquele governante não serve para administrar a cidade, o país etc.)


E que seria ferrenha? Significa de difícil desistência, obstinado, persistente.


Bem, irmãos depois de tantas portas que devemos erguer em nossas vidas e que é de extrema importância não deixarmos brechas, vamos para um assunto de muita importância que amedronta muito cristão.


Porém nesta lição fale para seus alunos que a palavra oposição mesmo sendo uma palavra forte e pesada, para nós cristãos é comum, pois em toda a Bíblia vemos que o povo de Deus conviveu com esses inimigos em suas vidas.


Lembre-se sempre que assim como os opositores de Neemias foram espertos, foram estrategistas, assim também poderá acontecer na sua vida. Por isso não devemos enfrenta-lo. Não pode ser dente por dente, nem olho por olho, Não é contra a carne e o sangue que estamos lutando.


Sambalate irou-se ficou indignado, pois tinha um cargo importante na cidade e não aguentava ver Neemias fazendo uma grande obra. Construir uma cidade derribada ergue portas não é tarefa fácil, porém existem pessoas que ao ver a obra de Deus crescendo algo de novo aparecendo ficam indignados e começam fazer o que Sambalate e seus companheiros fizeram.


1- Fazem perguntas e acusações ao mesmo tempo, observe: O que é isso que fazeis?

Quereis rebela-vos contra o rei? (Ne 2 . 19).


Irmãos lembra que Neemias antes de vir para Jerusalém ele pediu autorização ao rei Artexexes, ele recebeu cartas reais para construir a cidade, além disso, ele orava e a noite observava como iria começar aquela obra tudo em silêncio e organizado.


*Por isso Neemias não se intimidou com as acusações, com as mentiras. Neemias lhe respondeu como cristão não foi comprar brigar envolver alguém procurar pessoas da alta sociedade para lhe defender, pelo contrário ficou calmo e tranquilo e disse: O Deus dos Céus é quem nos fará prosperar.


*O crente que tem certeza da sua chamada para a obra não perde tempo discutindo. Se pode ou não continuar ele só deve ser cauteloso se prevenir, tomar precauções antes de tudo para não ser pego de surpresa. Estão me entendendo?


Vamos lá Segundo tópico sobre as críticas.



1- Críticas sempre serão bem vindas, até por que existem críticas construtivas, mas o de Sambalate foi de matar, chamou Neemias e seus companheiros de fracos, que eles não conseguiriam vivificar dos montes o pó as pedras que foram queimadas. E que num só dia não iam acabar o muro. Tem muita gente que hoje em dia usando a mesma estratégia de Sambalate, esse trabalho está sendo feito de maneira errada; não vai dá certo, são pouco obreiros não conseguirão atingir seus objetivos.


2- Irmão não pare para ouvir esse tipo de críticas faça como Neemias, não dê ouvido você sabe que ninguém pode impedir o trabalhar de Deus não recue. A bíblia diz erreis por não conhecer as escrituras, se você conhece faça como os três jovens da fornalha, eles falaram ao rei não necessitamos de te responder sobre este negócio, eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é quem pode nos livrar da tua mão.( Dn 3.16,17)


Seus inimigos sabem que Deus é com você então ele quer te desequilibrar para ele atacar, um cristão abatido espiritualmente é mais fácil a investida de satanás. Por isso faça como Neemias não pare a obra não desça para participar de algo que Deus não mandou, seja fiel e conservador naquilo que Deus te ordenou Aleluia.


O Terceiro e ultimo tópico fala sobre a união dos inimigos.


Não pense que serão um, dois, três que viram ao teu encontro. O inimigo usa pessoas ate do nosso meio familiar. José foi vendido pelos seus irmãos e quase tiraram sua vida, a inveja tem cegado muita gente e Sambalate e Tobias estavam irados cheio de fúria não conseguiam ver o bem que Neemias estava proporcionando ao povo de Deus, muitos não veem o que você esta fazendo para o crescimento da obra, não tem discernimento de Deus nem pedem para Deus.


Mostre que ele é com você, pois quando Josué foi colocado no lugar de Moisés o povo pediu confirmação se o Deus de Moisés era com ele. E disse: olha Josué tudo que nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Tão somente que o Senhor, teu Deus, seja contigo, como foi com Moisés. (Josué 1. 16 ,17).


A oração e a vigilância é a chave e o começo de tudo, poderíamos ter começado esta lição pelo final pois sem oração e vigilância nada prospera.

E não se preocupe com os insultos Davi quando escutou Golias o desprezando disse: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos exércitos.


Todo e qualquer crente que for chamado para a obra terá que padecer. Quando Paulo foi chamado Deus disse: Paulo é vaso escolhido para mim e eu te mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. (atos c 9 15,16).


Paulo agiu como Neemias assim como outros servos de Deus agiram e em II Co 12.15 está escrito: Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.


Irmãos que o ensino dessa lição seja de grande utilidade para a tua vida, Muitos estão deixando Jesus e a sua obra, colocando culpa em qualquer pessoa ou coisa que aconteceu mais aqui esta uma grande lição de Neemias: Estou fazendo uma grande obra e não posso parar.


Então não pare não desista nunca, por que Deus é contigo. Amém.


Comentários