Pesquisa

LIÇÃO 10ª- O EXERCÍCIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO AGUINALDO BARBOSA VICE DA ESCOLA DOMINICAL


Terei zelo pelo meu santo nome. (Ez.39.25).



Paz do Senhor a todos, é com muita alegria que venho trazer este humilde comentário sobre "o exercício ministerial na casa do Senhor"



Exercício ou trabalho ministerial é algo muito importante para aqueles a quem Deus escolheu para essa obra; os ministros na casa do Senhor são servos especiais (Sl.103.21), o qual tem que ser irrepreensível (II Cor.6.3), observando alguns homens no decorrer das Escrituras vamos encontrar muitos homens que honraram as chamadas que Deus efetuou.



A chamada de Abrão (Gn.12.1,4), ora imagine a Fé e a obediência que Abrão teve à respeito de Deus, embora sendo ele natural de Ur dos Caldeus, e levando consigo seu sobrinho Ló (Gn.12.4), mas deu crédito à voz de Deus. Outro homem que teve o prazer de ser chamado por Deus foi Moisés (Ex.3.4-5,7,10), se observarmos um pouco o perfil de Moisés veremos um obediente e zeloso quanto a tudo que Deus lhe ordenou (Ex.4.1-4).




Na passagem de (Ex.3.14), vemos em Moisés um líder corajoso que não se intimidou de ir até a presença de Faraó (Ex.5.1). Liderar não quer dizer mandar, gritar, exigir ou menosprezar, é preciso ter sabedoria dada por Deus, ser sóbrio, realista, mas principalmente confiar inteiramente no Senhor (Ex.14.13-16); é preciso ter motivação na alma para lidar com o povo de Deus, um líder também sabe ouvir e aceitar sugestão ou conselhos que venham da parte de Deus (Ex.19.13,14,19,24-25).



Há momentos que um líder tem que tomar decisões drásticas, como no caso em que o povo se corrompeu quando Moisés subiu ao monte para falar com Deus e trazer as Tabuas da Lei, o povo incitaram a Arão para fazer um deus para que eles pude-sem adorar, no caso fez-se um bezerro de ouro, e quando Moisés desceu e contemplou aquela cena, irou-se na alma, pois pode contemplar que o povo já havia se esquecido de tudo quanto Deus tinha feito por eles, e separou os que queriam servir a Deus dos que não queriam compromisso com Deus (Ex.32.25-27). Um líder tem responsabilidade com seus liderados (Ex.32.31-33).




Primeiro, quando um servo de Deus tem nas mãos a obrigação de liderar e cuidar da povo que Ele salvou com braço forte, o Senhor resplandece nele a sua Glória (Ex.34.29-30), se formos analisar a trajetória da vida de Moisés vamos observar que ele sabia que Deus era na sua vida primeiro, quando ele nasceu e sua mãe o escondeu até o momento que precisou se livrar dele e a filha de Faraó viu naquele dia o menino mais lindo de sua vida (Ex.2.6), de forma que o adotou na mesma hora.


Em segundo lugar, quando Deus fez com que a filha de Faraó permitisse que Miriã, mãe de Moisés criasse seu próprio filho e ainda ganhasse por isso (Ex.2.9); em terceiro lugar, após sua fuga do Egito por matar um egípcio, Deus fala pessoalmente com ele na sarça ardente (Ex.3.3-5), mesmo com todos estes privilégios, Moisés era sincero, integro e humilde, essas são qualidade que um homem de Deus tem que ter.




Um líder que se presa sabe a quem serve, tem que ter convicção nas decisões que toma na sua vida (Js. 24.14,15), foi dessa forma que o sucessor de Moisés, Josué, defendeu a sua Fé diante dos filhos de Israel e mandou o povo fazer a escolha de sua fé naquele dia. Quando ganhamos uma herança é comum ficarmos muito felizes, nós como seres humanos sabemos que somos falhos mas quando queremos dar algum presente para nossos filhos e amigos temos o cuidado de verificar se a pessoa está qualificada para ganhar aquilo que temos para dar, pois muitas vezes aquilo que alguém acha que não tem valor para muitos, para nós que estamos doando vale tudo Deus escolheu Josué e e manda que Moisés o convide a congregação para falar com ele(Dt.31.14).




Sabemos que o peso de um líder diante de um grupo de comandados tem que gerar respeito, pois um líder que não consegue comandar sua própria casa não pode guiar o povo de Deus (IITm3.2-4), infelizmente ainda encontramos líderes que não conseguem obter o respeito dos filhos, esposa e de seus comandados, a Bíblia sagrada nos fala a respeito do sacerdote Eli que criou e educou o profeta Samuel (I Sm.1.26-28 2.11). Deus deu à Eli o privilégio de cuidar da vida espiritual de Samuel (I Sm.3.7-9).




No momento oportuno que Deus queria falar com Samuel, nem Eli reconheceu que Deus falava com Samuel e só percebeu que isso acontecia por causa da sua obediência, pois sua visão espiritual já estava embaraçada por causa desobediência de seus filhos e sua falta de responsabilidade (II Sm.2.22,23), aqueles que são comissionados a exercitar uma função eclesiástica na Casa do Senhor, tem que ter humildade de espirito e saber a todos a sua volta, mas não foi o que Saul rei de Israel fez (I Sm.13.8,9,13,14).



Mesmo sendo Saul rei, Samuel era aquele que falava com Deus , que oferecia sacrifício e que exercitava misericórdia aquilo que Eli não dizia de forma direta a seu filhos, Samuel disse de forma direta a Saul como disse o apostolo Paulo: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (I Tm.3.1), mas não devemos apenas desejar, porém se formos comissionados a isso temos que nos esforçar para que possamos ter o nosso trabalho aceito por Deus, pois um dia o Senhor da seara voltará para pedir contas de tudo que ele nos entregou,como mordomos que somos das coisas que o Senhor nos entregou, o que vamos mostrar ao Senhor?




O que Neemias fez foi trazer novamente ao antigo pacto que Deus tinha feito com Moisés e que não aceitava mistura no meio de seu povo. Em tempo algum devemos fazer aliança ou qualquer tipo de negócio com pessoas sem compromisso com Deus, muitas vezes aparecem pessoas querendo ajudar, cooperar, ofertar apenas para ter seu nome em acensão no meio do povo de Deus. Mas compromisso com Deus eles não querem, por isso os ministros da Palavra tem que se manter integro, sincero, justo tanto com sua família, quanto na igreja, e também diante da sociedade sabendo que sobre seus ombros há uma grande responsabilidade.




devemos interceder a Deus todos os dias para que nossos líderes estejam sempre de atalaia, pois a responsabilidade ministerial é maior que a responsabilidade pública, porque na vida pública se abafam tudo quanto pode, porém de Deus ninguém esconde nada, por isso temos que ter zelo (Sl.69.9), foi assim que o salmista Davi se expressou com relação a casa do Senhor e é assim que os ministros devem olhar a Casa do Senhor, com zelo, cuidado e amor, é certo que afrontas, calunias e invejas vão surgir, mas aqueles que colocaram a mão no arado não devem olhar para traz e o Senhor da seara é zeloso. Que possamos olhar com mais amor a causa que Deus nos confiou, esforcemo-nos!

Comentários