Pesquisa

LIÇÃO 6ª - A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR

                                   
                                               
 ESTE COMENTÁRIO ESCRITO PELO PROFESSOR CARLOS ANTONIO DA CLASSE DAS SENHORAS.                                                                                                     
                                                                                                                      



 Texto Áureo                                                                                                                                                                                                   “ Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação” ( Fp 2.19 ARA ).                                                                                                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                                                      Introdução: Quando comparamos a visão da sociedade pós-moderna com uma visão bíblica sobre uma mesma palavra ou assunto, vemos quão grande é o abismo entre o homem natural e o espiritual. ( I Cor. 3:14-16 ). O tema desta lição é um exemplo, pois vamos estudar sobre a Fidelidade dos obreiros do Senhor. Segundo o dicionário Houaiss, fidelidade se refere a quem é fiel, zeloso, respeitoso, constante, que cumpre compromissos assumidos, ou ainda a uma balança que fornece sempre leituras idênticas quando em condições idênticas. A visão bíblica mostra que em geral “ fidelidade ou fiel ”, se refere a quem cumpre promessas, quem é digno de confiança. A palavra fidelidade aparece cerca de 62 vezes na Bíblia, há aproximadamente 58 ocorrências no AT e apenas 4 no NT. São três palavras hebraicas: 1. Emeth- fidelidade, firmeza,verdade, credibilidade, constância, certeza. 2. Emuwnah- fidelidade, firmeza, estabilidade. 3. Checed- fidelidade, bondade, benignidade. Estas três palavras aparecem com o sentido de fidelidade, e a palavra grega que descreve o mesmo sentido é “ Pistis ” a mesma usada também pra traduzir fé, aliás estas duas palavras em grego são praticamente idênticas, ou seja o modelo bíblico de “ fidelidade e fé” é a de que uma não vive sem a outra, não há fidelidade que não derive da fé nem há fé que não se manifeste através da fidelidade. Só somos fiéis a pessoas e/ou valores os quais cremos, não somos fiéis a algo que não acreditamos, apenas a fé em Cristo pode produzir fidelidade a ele. E foi exatamente esta uma das muitas virtudes que dominou toda a vida e ministério do Apóstolo Paulo. Ele foi tão fiel ao seu ministério, que mesmo tendo dado tantos conselhos e admoestações aos filipenses para não viverem ansiosos (Fl. 4:6 ) ele mesmo se preocupou demais pela igreja do Senhor “ Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas” ( I Cor. 11:28 ARA ). Paulo todavia sabia que a igreja do Senhor havia prosperado e crescido em vários lugares e que ele sozinho jamais poderia fazer a obra do SenhorPaulo teve durante todo o seu ministério grandes homens que foram levantados por Deus e que tiveram o privilégio de terem sido grandes cooperadores juntamente com ele na obra de Deus, um grande exemplo disso foi Timóteo, que o acompanhou na segunda viagem missionária e que se tornou o seu grande filho na fé. A este jovem rapaz Paulo o instruiu dizendo “ Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.” ( I Tm 4:12 ). Como podemos observar Timóteo foi um obreiro aprovado que não tinha de que se envergonhar, e que manejava bem a palavra da verdade ( II Tm 2: 15 ), portanto apto a ser enviado por Paulo aos irmãos que estavam em Filipos. Enquanto estava preso o apóstolo sabia que podia contar com a ajuda de seu filho na fé ( I Tm 1:2 ). Um outro obreiro bem conceituado pelo  apóstolo foi Epafrodito, ministro bem conhecido dos próprios filipenses e que foi enviado pela própria igreja com uma ajuda financeira para ajudar nas despesas do apóstolo durante sua prisão domiciliar. Paulo sempre reconheceu que o ministro do evangelho pode viver com a ajuda da igreja ( I Tm 5: 18 ) porém ele mesmo disse que trabalharia com suas próprias mãos para não ser pesado a igreja. Conclusão: É muito edificante ouvir as palavras de Paulo aos anciãos de Éfeso “ Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de  Deus.” ( At. 20:24 ), muitos obreiros hoje infelizmente não tem mais este evangelho como alvo principal, mas investidos em torpe ganância oprimem o rebanho de Deus. Lembremos das advertências e palavras de Paulo ( At. 20: 28-31 ), e Pedro quanto a isto ( II Pe. 1:1-2 ) porém sigamos procurando seguir sempre os bons exemplos que estão na palavra de Deus ( II Rs 22: 7 )                                                                                                                                                                                                          





Comentários