Pesquisa

LIÇÃO 07ª- ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENT
E O IRMÃO GILV
AN GOMES DIÁC
ONO DE ZUMBI I

A Paz do Senhor Jesus. Que bom estar novamente aqui meditando na palavra d


e Deus

ainda mais quando se trata de um tema como este de elevada importância, vamos meditar!


INTRODUÇÃO





É impossível falar sobre arrependimento à luz da Bíblia sem citar o que disse o apostolo Paulo em sua epístola (II Co 7.10)”Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” . A nação de Israel por inúmeras vezes sai da presença do todo Poderoso, porém uma coisa tem que admitir “QUANDO ELES RECONHECIAM O SEU ESTADO PECAMINOSO, ARREPENDIAM-SE”















E clamava ao seu Deus, estavam verdadeiramente prontos à corrigir os seus erros e responder perante o Senhor e também aos homens, foi um arrependimento profundo e duradouro, pois, buscaram a Deus jejuando, humilhando-se diante Dele, confessando a sua dependência espiritual e finalmente separando-se daquilo que ofendia a Deus(VV 1-3)(Bíblia de estudo pentecostal), infelizmente vemos hoje as pessoas pedindo perdão sorrindo, o que dizer de tal atitude? Será que houve um verdadeiro arrependimento? Vejamos o que levou o povo de Israel ao arrependimento.


I- A EXPOSIÇÃO DA LEI DE DEUS




No (Sl 119.130) “A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices” após ficar tanto tempo sem exercerem a sua liturgia religiosa pelo fato de estarem cativos aos judeus agora autorizados a voltarem ao seu pais de origem, estando cativos na Babilônia, veen-se agora com plena e total liberdade para novamente adorar a Deus, porém, não era tão fácil como se parecia pois não se adora ao todo poderoso de toda maneira, é necessário um coração puro e um espírito voluntario.


II- RECONHECIMENTO DOS PECADOS COMETIDOS


1° ATITUDES TOMADAS

A Bíblia menciona personagens que ao reconhecerem o seu estado de pecado e arrependeram-se e procuraram reparar os danos causados tanto a se mesmos quanto a outros(Lc 19.8Fm. v.18-19) outros buscaram a reconciliação com o ofendido(Gn 33.1-5; Lc 15.20-21), ora, se para recebermos o perdão de alguém semelhante a nós é necessário demonstrarmos verdadeiro arrependimento e mudança de atitudes, quando mais o nosso Deus que esquadrinha os corações(Jr 17.10).



2° TOMANDO UMA DECISÃO IMPAR

Somente um verdadeiro avivamento produzido pela palavra de Deus pode levar os Judeus a obedecerem a ordem tão radical como esta do sacerdote Esdras que se utilizando da lei de Moisés (Dt.18.9-12), ordenou lhes que despedissem suas mulheres estrangeiras(Ed. C10), possivelmente divido ao jugo desigual e as influencias do paganismo trazido por elas; a ordem esta cumprida pelos judeus que não sentiram nenhum remorso por tal atitude(Jo 8.31) (V. 1-37) O povo se arrepende aqui, invertendo a ordem normal, a festa foi substituída por um jejum, e a alegria, por tristeza.



O arrependimento da nação foi genuíno. Erros foram corrigidos e o povo se voltou a Deus com confissão e adoração. Na oração, que foi prelúdio para a renovação da aliança, o povo mencionou, em primeiro lugar, a obra da criação de Deus. Depois, passa a recordar suas demonstrações de amor e felicidade para com uma nação rebelde, desde a época de Abraão até aquele momento, quando se achegam a Deus na condição de escravos em sua própria terra, por causa do seu pecado (V.1). Vestir roupas feitas de pano grosseiro e pôr terra na cabeça eram sinais de tristeza, de lamentação pelo pecado(Jn 3.6).


CONCLUSÃO



Ne 9.38; 10.39- A ratificação da aliança. A recapitulação da história do povo na grande confissão (9.6-37) produziu um desejo de assinar novamente a aliança com Deus, tantas vezes quebrada. Neemias, o governador, os sacerdotes, levitas e líderes assinaram em nome do povo. O acordo foi ratificado no estilo tradicional com uma maldição (sobre aqueles que o quebrassem) e um juramento (de lealdade a Deus). O povo jurou manter, especialmente, as exigências da Lei em relação ao casamento, o sábado, os impostos, os dízimos e as ofertas para manter o serviço do templo, os sacerdotes e os levitas, “Obedeceremos a tudo o que o Senhor, nosso Deus, nos manda(V.29). Que o Senhor nos ajude a nos espelharmos em atitudes tão louvável como esta ao invés de ficarmos inchando com o pecado tal qual uma massa que está preste a ir ao forno(Pv 28.13)”O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que os confessa e deixa alcançará misericórdia”




Comentários