Pesquisa

Lição 8ª - O Compromisso com a Palavra de Deus




POR UM GOVERNO ABSOLUTO DA BÍBLIA




De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17).




Escrito por Ezequiel Carvalho, professor da classe dos jovens




Em lições passadas pudemos acompanhar assuntos muitos importantes para doutrina cristã, como o avivamento e o arrependimento. Assuntos estes que estão interligados, pois o avivamento nada mais é do que um fruto de um genuíno arrependimento. Contudo nem um nem outro acontecem do nada. Há algo que está na raiz de todo o desenvolver da verdadeira adoração ao Senhor: a Palavra de Deus.

Neemias sabia disso. Ele havia motivado o povo a construir os muros e as portas de Jerusalém em menos de dois meses. Mas ele sabia que a construção da estrutura física da cidade não era o fator principal para que os judeus não enfrentassem mais um cativeiro como terrível Cativeiro da Babilônia que eles haviam acabado de sair. Pois “se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmos 127.1).

Não foi por erro de engenharia na construção da muralha que Nabucodonosor II invadiu e conquistou Jerusalém em 586 a.C.. Mas assim diz o profeta: Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia (Jeremias 44.23).

Neemias mais do que ninguém sabia que se o povo não tivesse uma identidade religiosa forte ele seria uma presa fácil para seus inimigos. Por isso conclamou o povo ao ouvir a Palavra de Deus. Estabeleceu um dia, conforme a Lei, para que os judeus não só lessem mais estudassem o que estava escrito. Foram construídos nesse dia os moldes daquilo que seria as sinagogas judaicas, algo como um templo-escola.

E isso surtiu o efeito esperado: Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos (Neemias 10.29).

Talvez essa lição de Neemias seja a mais importante para os nossos dias. Não vou me deter aqui sobre a questão dos casamentos mistos, como a revista fez nessa lição, pois teremos a oportunidade de comentar isso de uma forma geral lá na frente, na décima segunda lição, para ser mais preciso. Quero falar a vocês do papel que a Igreja deve ter no sentido do seu compromisso com a Palavra de Deus.

Eu uso o termo “governo” da Bíblia para dar ênfase ao que deve representar a Palavra de Deus para o cristão. Não quero absoltamente que isso seja confundido com uma ditadura religiosa, da forma como acontece em alguns países Oriente. Eu como um democrata, repúdio totalmente essa forma de governo político. Quero apenas dizer que na vida do cristão a leitura da Bíblia e sua prática devem ser entendidas como algo indispensável à própria sobrevivência espiritual. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4.4).

Numa sociedade midiática e, no caso da nossa denominação, tendente ao anti-intelectualismo, a Bíblia é considerada um livro especial, mas bastante complexo e não prático. Como as pessoas querem uma religião estilo fast-food, tudo rápido e descartável, correm de um canto para outro em busca de paz e segurança. Em uma determinada ocasião Jesus vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor (Mateus 9:36). Não podemos ver hoje a mesma coisa?

Cristo afirmou que certa vez saiu um semeador a semear e uma parte das suas sementes caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz (Mateus 13.5-6). Um avivamento pode ocorrer sem a Palavra de Deus? Não, apenas uma euforia passageira. Quantos ministérios começam tão bem, com grandes curas, libertações, pregação do Reino, mas depois desaparecem da mesma forma repentina como vieram? Com quantos cristãos também isso já não aconteceu?

A Igreja de Cristo tem uma das promessas mais gloriosas: as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Mas quem faz parte desse corpo? Qual o documento que prova que estou dentre os eleitos de Deus? Nenhum! O selo do Espírito é dado apenas àqueles que perseveram, e perseverar não é criar liturgias mais dinâmicas com intuito de atrair novos membros. Não é colocar uma prancha de surf no púlpito ou realizar cultos gospel ou ainda reuniões místicas. De forma alguma, perseverar é perseverar na Palavra. 

Não adianta você construir o maior muro do mundo, em fazer inveja a muralha da China, ele não te protegerá do Inimigo. Eu amo o que Paulo fala sobre essas proteções erguidas pelos homens para lhes proteger do pecado: Tais coisas, com efeito, tem aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra sensualidade (Colossenses 2.23). Mas o rei Davi deixa a dica: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Salmos 119.11).

Por isso a Igreja precisa mudar muito. Os líderes precisam mudar a forma como os cultos ocorrem, acabar de uma vez por todas com essa liturgia distorcida que estamos enfrentando. Nenhum avivamento verdadeiro, profundo e com conseqüências duradoras ocorreu com a Palavra de Deus foi escanteada. Os líderes precisam parar de só querer construir paredes quando a igreja, que são as suas ovelhas, está padecendo sem instrução nenhuma da Bíblia.  O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Oseías 4.6, a.).

Os cristãos precisam entender que a Bíblia não foi feita para os intelectuais, pelo contrário, os que são considerados os grandes sábios do mundo não conheceram a Deus, não foi aos doutos que Cristo se revelou, antes ele se alegrou porque aos simples e pobres era dado conhecer as grandezas de Deus (Mateus 11.5 e Lucas 10.21). Mas aquele se julga profeta ou ministro e diz que Deus o revelou a sua palavra fora ou contra a Bíblia é mentiroso e este não tem nada com Deus.

Mas retenhamos firmes a Palavra de Deus, pois ela não longe longe de nós. Não está nas profundezas do mar, ou nas alturas, para que alguém diga como descerei ou como subirei para alcançá-la, mas ela está no teu coração para a cumprirdes. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 




 SOLA SCRIPTURA




2 comentários

Adelaide Florencio em 6 de dezembro de 2011 às 21:15

Apenas os que perseveravem até o fim, terão a coroa da vida eterna. Apesar de admirar o Calvino não concordo com a idéia de Predestinação. Deus enviou o seu filho para salvar a todos

Ezequiel Carvalho em 6 de dezembro de 2011 às 22:00

Adelaide, a sua participação no blog o valoriza muito. A perspicácia de se invocar Calvino e relacioná-lo ao que foi dito aqui sobre a perseverança dos santos e enfoque bíblico da Reforma foi algo muito legal.

A predistinação é muito polêmica, espero ter a oprtunidade de conversar com você a respeito disso, para talvez chegarmos a um denominador comum.