Pesquisa

LIÇÃO 1ª - NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES







 



ESTAMOS COMEÇANDO UM NOVO TRIMESTRE E COM MUITA DEDICAÇÃO VAMOS NOS ESFORÇAR PARA MANTER OS NOSSOS COMENTÁRIOS. E MAIS UMA VEZ ESTOU ESCREVENDO ESTE COMENTÁRIO COM MUITA FELICIDADE E ESPERO ESTA COLABORANDO COM A EDIFICAÇÃO DE VIDAS. PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES, FLÁVIO JOSÉ







 INTRODUÇÃO

Muitas pessoas não sabem lidar com seus problemas do dia a dia. Os problemas podem ser de várias ordens como, por exemplo, financeiros, familiares, saúde, psicológico, vícios, amoroso e político. Significa que não estamos imunes contra possíveis limitações, dificuldades ou tribulações. Estamos sujeitos a passarmos por todo e qualquer problema, da mesma forma que os mãos cristãos. No entanto, pelo fato de estarmos com Cristo, nós podemos ter a certeza de que iremos vencer, pois Nele somos mais que vencedores.



Mesmo assim muitos cristãos perdem a esperança no Cristo que está com ele até a consumação dos séculos, ouvimos muitos destes irmãos sem esperança nas igrejas, Deus não me ouviu, não me ver. Certo dia eu estava na portaria da igreja no culto de mocidade e vi duas jovens conversando de joelhos, eu perguntei por que elas não estavam orando e uma delas me responde Deus não me ouvi, outro dia uma irmã me ligou e disse vou morrer e eu respondi eu também.



Exercitarmos a nossa fé, não deixando que seja apenas algo intelectual, ou mesmo, mero acúmulo de conhecimento. Não estudamos a Bíblia para termos apenas informações. Pelo contrário, estuda-se a Bíblia para que, por ela sejamos transformados. Perceberemos que a fé não pode estar distante da prática: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1.22).




Algo que falta em muitas pessoas que dizem ser servos de Jesus Cristo é a Fé pequena palavra que mais falta à igreja. Nos últimos dias espera-se uma igreja apóstata. Tal dificuldade em entender a fé e os problemas da vida não é um privilégio exclusivo desta geração. Muitos foram aqueles que tiveram enormes dificuldades em tentar entender essas realidades. Um exemplo disto foram os próprios discípulos de Jesus, que ao verem um cego de nascença, argumentaram que a razão da cegueira seriam os pecados dos pais daquele cego, algo desaprovado por Jesus no evangelho de (Jo 9.3) “Uns diziam; É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.”



De todos os tipos de fé tem a fé vitoriosa, é aquela que o crente manifesta durante a batalha, seja ela espiritual ou não, a fé que garante a sua vitória, Davi quando enfrentou o gigante Golias estava cheio de fé em quanto todo o exército hebreu estava com medo do gigante. Não dá para se esconder dos nossos problemas e sim aguçar a nossa fé em Deus que nos garante a vitória.


OS INIMIGOS DA FÉ CRISTÃ HOJE



A história da igreja nos mostra que os cristãos vivenciaram a sua fé diante de diversos inimigos no decorrer dos tempos. Estes inimigos forâneos usavam todo o poder que tinham para subverter a fé cristã tentando diminuir o seu alcance e a força da sua atração com ataques em forma de perseguições em todos os níveis. A história da igreja tem 21 séculos de lutas, muitas delas marcadas com a semente dos mártires – o sangue



Como nos séculos anteriores no século XXI as perseguições não diminuíram ao ponto que temos notícias de diversas perseguições em determinadas partes do mundo. No entanto, também podemos identificar outros inimigos contemporâneos da fé cristã que têm invadido a igreja diluindo seu pensamento e prática cristã. As palavras de advertência do apóstolo Paulo se tornam atuais: “E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (At 20:30). Mesmo assim Deus tem se mostrado que é com esta igreja. Dizem os irmãos da China aqui Deus tem ressuscitado os mortos dado vista aos cegos e cochos andam.



A duvida é o maior inimigo da fé, sem fé é impossível agradar a Deus. Nós como seguidores de Cristo temos que demostrar para o mundo esta fé, que salva e transforma o mais vil pecador, como Pedro ao andar sobre as águas a dúvida veio no seu coração e ia naufragar. Não naufrague nas suas dúvidas mas mergulhe no oceano da fé no Deus que abre mar, ressuscita mortos, faz machado flutuar, fogo cai do céu.



Com a globalização o fenômeno da fé cristã foi padronizado. Não há mais a liberdade de questionar os pressupostos atuais e as expressões da fé cristã impostas pelo mercado da privatização da fé. A imposição de modismos, do pensamento linear da fé e de uma expressão cúltica padronizada tem gerado grupos hierárquicos na igreja. As diversidades hierárquicas exercem o controle por meio do padrão imposto das expressões de fé. Isso estupra e castra o que o evangelho tem de mais precioso, a liberdade. Muitos que criticaram o “tradicionalismo” de ontem e foram “marcados” pela defesa da liberdade cristã, e foram perseguidos numa inquisição sem fogueiras, caem hoje no “tradicionalismo do mercado” gerando uma casta cristã acima das críticas e dos questionamentos de suas práticas e de seus pensamentos ditos cristãos.


É POSSÍVEL TRANSFORMAR AS PROVAÇÕES EM TRIUNFO?



A grande verdade é que ninguém gosta de passar por problemas. Existe alguém que tenha prazer em passar por problemas? Ou, quando estamos passando por alguma circunstância difícil, ficamos alegres com isto? Apesar de não gostarmos de passar por dificuldades, não estamos isentos das mesmas. Em algum período da nossa vida estaremos frente a frente com algum tipo de circunstância adversa. E aí? Sendo as pessoas diferentes umas das outras, suas reações são as mais variadas possíveis.


(a) Desespero – algumas pessoas simplesmente ficam desesperadas com a chegada dos problemas, sem saber o que fazer, como fazer e a quem procurar;


(b) Paralisia – outras ficam atônitas, imóveis, paralisadas com os “ventos contrários”. Não existe qualquer reação, apenas o “engessamento”;


(c) Motivação – existe um pequeno número que decide lutar, enfrentar e não se render aos problemas. São pessoas que apresentam uma força extraordinária;
O livro de Tiago é considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento. Tiago é mais pregador do que escritor, porque sua carta é um livro essencialmente prático.



Na época do livro de Tiago, um dos grandes problemas que a igreja local estava enfrentando era como colocar em prática aquilo que estavam professando. O que isto significa? Aqueles que se diziam crer em Jesus, não viviam segundo os princípios de Jesus. Era uma fé apenas de boca, palavras, sem prática, sem vida. Será que podemos dizer que ainda a igreja de Jesus passa por problemas semelhantes? Existem pessoas que se declaram cristãs, contudo, suas vidas dizem o contrário? Seria exagero dizer que, muitos têm apenas um discurso cristão, sem a prática para sustentar este discurso?



Por isso, que Tiago decide escrever a tais irmãos e alertá-los para o risco de viver uma fé morta. Certa vez, Francisco de Assis disse o seguinte: “Pregue o evangelho, se necessário, use as palavras”. Ou seja, a fé cristã precisa ser praticada, exercitada, caso contrário, será apenas um amontoado de palavras. E, em muitos casos, o exercício da vida cristã passa pelo enfrentamento das tribulações e dificuldades. Por consequescia do pecado padecemos, mais temos a Deus para nos dar a vitoria nessesaria e esperamos em outra vida a eterna paz com Cristo.


 

SALMO 46

 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na
   angústia.
 2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que
   os montes se projetem para o meio dos mares;
 3 ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se
   abalem pela sua braveza.
 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar
   santo das moradas do Altíssimo.
 5 Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará desde o
   raiar da alva.
 6 Bramam nações, reinos se abalam; ele levanta a sua voz, e a
   terra se derrete.
 7 O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso
   refúgio.
 8 Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito
   na terra.
 9 Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e
   Corta a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as
   nações, sou exaltado na terra.
11 O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso
   refúgio.



 CONCLUSÃO


Neste mundo, estamos sujeitos às aflições e sofrimentos de qualquer espécie. A vida cristã envolve períodos difíceis e trabalhosos. No entanto, se a nossa expectativa estiver na soberania de Deus e no seu bem, desfrutaremos, mesmo que andemos em aflição, da mais perfeita e sublime paz de Cristo. Que ao longo desse trimestre, o Todo-Poderoso ilumine-lhe a mente e o coração para deleitar-se em sua eterna e maravilhosa graça. Amém!







Comentários