Pesquisa

LIÇÃO 12ª- A FAMÍLIA E A IGREJA






ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES DA ESCOLA DOMINICAL EM PEREIRA CARNEIRO 1








INTRODUÇÃO

       Como família tem aqui dois tipos no tema discutido nesta semana a família e a igreja.  O termo família é denominado e conhecido como um grupo de pessoas normalmente ligado por relações de afeto ou parentesco. Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado. A família que é enorme que a parentesco em todo o mundo independente de denominação como devemos trata-los em dependente de seus ensinamentos doutrinários ou devemos desprezar as suas doutrinas, mas abraça-los ou o afastamento seria o melhor, pensando que todo aquele que diz sou de Cristo é igreja.  Durante todo o período bíblico, a família sempre foi muito valorizada, e a própria sobrevivência da nação de Israel bem como seu triunfo como povo dependeu em grande parte dela. Para a maioria das pessoas, o cenário mais natural é a familiar, com pai, mãe e filhos.



     Quando Paulo quis descrever o relacionamento amigo e caloroso que os crentes mantinham entre si recorreu a esse termo, e definiu-os como membros da “família da fé” (Gl 6.10) “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” O vocábulo família sugere segurança, aceitação e amor. Não queremos dizer com isso que os lares dos Israelitas fossem todos perfeitos, não. A Bíblia mostra que havia ali os mesmos problemas de conflitos e maus tratos que, ao que parece, ocorrem em todas as culturas. Vemos ali poligamia, oposição entre pais e filhos, e rivalidade entre irmão, que naquela sociedade atingiu o pior estágio. Esses senões, porem, não anulam a regra. Em todos os séculos da história bíblica, a família sempre é mostrada como uma célula bem definida, estável, cheia de vida.


A Família na Doutrina Social da Igreja é compreendida como sendo célula vital da sociedade, primeira sociedade natural, fundada no matrimônio (um vínculo perpétuo entre um homem e uma mulher), santuário da vida, a quem é atribuída uma tarefa educativa que é direito dos filhos, é protagonista da vida social e deve ter a sociedade a seu serviço.  A família é importante para a pessoa e para a sociedade, é no âmbito da família que o homem recebe as primeiras noções do bem e da verdade, aprende a amar e ser amado e o significado de ser pessoa. De outro tanto, sem famílias fortes na comunhão e estáveis no seu compromisso, os povos se debilitam e é no seu âmbito que se dá a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade. .


     Também é afirmada a prioridade e precedência da família em relação à sociedade e ao Estado. Na sua função procriadora a família é mesmo condição de existência da própria sociedade. A legitimação da família está fundada na própria natureza humana e não no reconhecimento da lei civil. Ela antecede ao próprio Estado, por isto ela não existe em função do Estado, antes o contrário a sociedade e o Estado é que existem para a família. E a igreja no seu papel de orientadora dos princípios sociais do cristão.

          A igreja fortalece a família com a questão doutrinaria, é nela que se manifestam e desenvolvem as mais profundas e íntimas relações de amor voluntário de lealdade, de fidelidade, de respeito, de equidade e de unidade de que o homem é capaz. É nela que se manifestam, portanto, com maior intensidade, os padrões de relacionamento idealizados pelo criador. É no seu ambiente de trabalho e solidariedade que desabrocham e se desenvolvem os dons, as aptidões, as vocações, os sonhos e projetos de vida, os alvos, os desafios. 


         É nesse ambiente de amor e respeito que surgem as condições de formação de uma pisiquê saudável, e uma autoestima equilibrada e de emoções bem estruturadas. É nesse ambiente de aconchego de amor desinteressado, de respeito e compreensão, que se refugiam os guerreiros, esfolados pela luta da vida;   onde eles recompõem suas forças, suas energias  suas emoções. É nesse ambiente de identidades bem definidas, de funções e papeis bem explícitos ainda que não exclusivos, que se desenvolvem os referenciais saudáveis de masculinidade e feminilidade; onde os valores morais são apreendidos, onde os padrões de conduta, obediência de disciplina são assinalados por Deus. Portanto concluo este comentário dizendo que o melhor lugar do mundo para a família é a igreja do Senhor.

Comentários