Pesquisa

LIÇÃO 13ª- EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR




ESTE COMENTÁRIO FIO ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS CARLOS ANTONIO




Texto Áureo

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e minha casa serviremos ao Senhor” ( Js 24:15 ).



Introdução: Um lar bem estruturado é sem dúvida o alicerce para uma sociedade mais justa, forte e vigorosa. O lar foi a primeira instituição organizada no mundo, não há dúvidas de que a família é um projeto de Deus, depois então surgiram escolas, igrejas, clubes,tribos, cidades e nações. Como podemos ver ao longo deste trimestre este foi o assunto predominante durante os Domingos na Escola Dominical. Ao final de mais um trimestre, espero que os debates abertos durante todos estes Domingos tenham servido de reflexão para procurar-mos ver onde precisamos melhorar,  e o que precisamos fazer para dar aos nossos familiares o mesmo destino que teve a família do patriarca Noé. ( Gn. 7:13 ). Os dias atuais se assemelham muito com aqueles dias antediluvianos, onde três características fundamentais marcaram o comportamento daquela geração:
 A) Maldade ( Gn 6:5 ). “ Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra”. Deus não apenas sentiu a situação degradante daquela geração, mas viu com seus olhos prescientes o estado da sociedade de então.
B) violência ( Gn. 6:13 ). “ A terra está cheia da violência dos homens”. Apesar do desenvolvimento daquela civilização, este não contribuiu para diminuir ou frear o ímpeto da violência. À medida em que melhorava o nível de vida material, aumentava também a vaidade e a ganância. Os princípios da fraternidade e da convivência humana foram anuladas pela corrupção moral e espiritual dos homens.
 C) Corrupção ( Gn. 6:11 ) “ A terra estava corrompida à vista de Deus”. Esta corrupção tem o sentido de degeneração pois os elementos básicos de sobrevivência e convivência social se deterioram. Se algo se corrompe, é porque não consegue se preservar. 
Os valores morais e espirituais sofreram danos, pois o homem os abandonou. Preferiu viver dissolutamente ( Ef. 4:18,19 ). Mesmo assim diante de um quadro tão assustador vemos o comportamento e testemunho de um homem que a bíblia diz que “ era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. ( Gn. 6:9 ).
 Depois de sentenciar toda aquela geração ao seu juízo, Deus revela sua graça e seu amor na vida daqueles que o buscam e o temem com sinceridade como Noé e sua família, os únicos salvos do dilúvio que destruiu todo ser vivente daquela época. Todos nós devemos ter o mesmo comprometimento e temor que homens como Noé, Josué, Recabe e outros tiveram. 
Josué em tempos de crise e profunda idolatria em canaã assumiu a responsabilidade e comprometimento diante de Deus, desafiando o povo a escolher a quem servir, mostrando que embora Deus tenha o desejo de livrar e salvar a todos do seu juízo ( l Tm. 2:4 ), ele não obriga ninguém a aceitar a sua graça e nem o seu caminho. Cada um aceita ou rejeita o caminho de Deus, porém Josué não tinha dúvidas, ele disse “ Eu e minha casa serviremos ao Senhor” ( Js 24:15 ). 
O desejo e propósito de todos nós quando nos convertemos a Cristo é ver toda a nossa família salva, porém nem sempre isto é possível por razões já explicadas. Na família de nossos primeiros pais, Adão e Eva temos o exemplo de como nossos familiares podem nos decepcionar!, o primeiro homicídio se deu entre irmãos, Caim matou Abel !!!. ( Gn 4:8 ). 


Conclusão: O fato de haver muitos lares divididos hoje não pode nos tirar a  fé e a esperança de um dia vê-los salvos, a palavra de Paulo ao carcereiro em Filipos mostrá-nos que Deus está do nosso lado, mas é preciso fazer a nossa parte, anunciar o evangelho, pois a bíblia diz que a “ fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo” ( Rm. 10:17 ), para que então possamos receber as bençãos de Deus através da fé, pois sem fé também não há salvação “ Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” ( At. 16:31 ). Que Deus possa abençoar os nossos lares, e que Jesus esteja sempre presente.  “ Disse-lhe Jesus: hoje veio salvação a esta casa, porquanto este também é filho de Abraão”. ( Lc 19:9).                                                                                                                                                                                                                                                                        


Comentários