Pesquisa

Lição 8ª - O Poder da Verdadeira Profecia

Nessa oportunidade estaremos tendo a honra de receber um comentário à 8ª lição do dirigente da Escola Dominical de Pereira Carneiro 1, o nosso irmão e diácono Gilvan Gomes:

P.S.: O irmão Gilvan já comentou lição em nosso blog anteriormente, veja:



Escrito por Gilvan Gomes, dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1


É com muita alegria que volto a tecer um pequeno subsidio dentro deste importante assunto (O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA).

Nobre irmão, desde os tempos mais remotos o diabo tem colocado dúvidas e incertezas onde o próprio Deus já pôs um ponto final; isto se dá por causa da vulnerabilidade do ser humano (Gênesis 3. 4-5), na verdade a humanidade , influenciada pelo inimigo das nossas almas e por sua própria natureza pecaminosa tentam mudar ou adaptar as leis e os preceitos de Deus para que possam justificar as suas idéias, planos, e vontade(desejos).

Porém o nosso Deus é soberano e nunca, jamais se deixará manipular e muito menos ser escarnecido pelo homem (Gálatas 6.7). A mensagem do profeta Jeremias é verdadeiramente muito forte, porém, genuína e proveniente de Deus, dada a intimidade que ele desfrutava com o Todo Poderoso (Jeremias. 1.5).

Vale frisar que quase sempre onde há o verdadeiro também a aparece o falso. Até mesmo onde não deveria haver (entre os mensageiros de Deus). No capítulo 28 do profeta Jeremias encontramos a seguinte epígrafe: “a luta de Jeremias com o falso profeta Hananias”. A palavra “luta” aqui usada não está no seu sentido literário, mas refere se a uma batalha espiritual, onde ambos os profetas eram dotados de uma mensagem específica.

Hananias falava que o povo queria ouvir e não o que o povo precisava ouvir logrando a si fama, prestígio e status social em detrimento da vontade de Deus. Porém Jeremias preocupava-se única e exclusivamente em falar e fazer a vontade de Deus.

Baseado no livro de Kenneth Hagim (foto abaixo): “Sete passos para julgar a profecia”, veja os seguintes conselhos:



1 – Passo: Uma profecia verdadeira vem de um profeta que produz bons frutos.

Jesus é muito claro: Árvore boa bom fruto, árvore ruim não pode dar bons frutos (Mateus 7. 17).Sua aparência externa até é mansa a muito humilde, mas por dentro é lobo devorador( Mateus 7.15).

2 – Passo : Uma profecia verdadeira glorifica a Cristo e não aos homens.

Se o profeta e a profeta estiverem corretos, eles testificarão de Jesus. Se atraírem a atenção para o homem está errado. Jesus Cristo é o Senhor. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão Pelo Espírito Santo (I Coríntios 12.3).

3 – Passo: Uma profecia verdadeira sempre concorda com as Sagradas Escrituras.

A profecia não é fruto do raciocínio humano, se o crente não vigia acaba dando ouvidos a coisas que não provêm de Deus e sim da mente humana. O Espírito Santo e a palavra de Deus sempre concordam entre si. Porém a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Coríntios 1.21). Para que esse passo seja dado de forma produtiva é imprescindível conhece. Bem o que diz a Bíblia e confronta-la com a profecia recebida, o mínimo indício de incompatibilidade invalida a profecia.


4 – Passo: Uma profecia verdadeira se cumpre.

Muitos ditos profetas acabam por fazê-lo através de suas mentes é por isso que aquela profecia não se cumpre, porque não veio de Deus, mas da criatividade humana. (Deuteronômio 18.20 a 22)


5 – Passo: Uma profecia verdadeira além de se cumprir, vem de Deus.

Nem todas as profecias são de Deus embora eles possam realizar-se. (veja Deuteronômio 13. 1 a 5 ). A profecia verdadeira quando se cumpre glorifica a Deus e aproxima você mais do Senhor. Por vez diz aquilo está certo porque aconteceu, nem sempre isso é verdade.

Volte ao passo 2 , o que aconteceu glorificou ao Deus ou ao homem? O sinal ou maravilha concretizado na sua vida afastou-o ou aproximou-o ainda de Deus, do Espírito Santo e de Jesus?


6 – Passo: Uma profecia verdadeira produz liberdade e não escravidão.

“Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade” (II Coríntios 3;17) ou seja, se profecia o está levando ao cativeiro, não é de Deus, pois o interesse dEle é libertar todos os seres humanos, deixando-os livres. As bênçãos de Deus enriquecem e não acrescentam dores e nem sacrifícios, muito menos endividamento e sofrimento. Também não acorrentam você a nenhum líder religioso.


7 – Passo: Uma profecia verdadeira faz com que a unção do Espírito Santo permaneça em você.

O cristão tem a unção do Espírito Santo e sabe tudo. É essa unção que nos ensina todas as coisas (1 João 2:20 a 27) e que detecta quando algo não está certo. O Espírito Santo nos informa quando algo não vai bem, sabemos disso imediatamente e isso pode evitar a ocorrência de muitos enganos.A Bíblia diz que a unção do Senhor está em você. Precisamos apenas ter suficiente bom senso para saber quando as coisas estão desalinhadas, a fim de organizá-las. A mesma coisa é verdade no que concerne aos profetas e à profecia.

Espero que esta mensagem tenha sido produtiva para você tanto quanto foi para mim.

Em nome de Jesus.

Gilvan Gomes


Comentários