Pesquisa

LIÇÃO 8ª- O LEGADO DE ELIAS



 ESCRITO PELO NOSSO DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO 1, IRMÃO GILVAN GOMES 















O LEGADO DE ELIAS
 

Introdução


Na lição de hoje iremos resumidamente relembrar vida, ministério, fraqueza, virtudes e dedicação deste grande homem de Deus que até mesmo no momento de sua partida aos céus abençoou o seu substituto(Eliseu). II Reis 2.9  Também aprendemos uma verdade universal: “ Não somos insubstituíveis  embora não sejamos descartáveis”.


I -O LEGADO


A  palavra legado vem do latim legatus. É uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo, de valor ou não, para outrem.  Em termos jurídicos, na área de direito das sucessões, legado é quando um bem, ou vários bens, são deixados para outra pessoa que não é herdeira, quando o proprietário original falece, então ele deixa todo, ou parte, do seu legado para alguém, que pode ser da família, ou não. Isto implica dizer que Elias não deixou herança no que diz respeito a bens materiais para o seu sucessor ,Elizeu, entretanto é inegável a herança moral e espiritual deixada não apenas para Elizeu, mas principalmente para nós que precisamos rever os nossos conceitos de “ servir a Deus.


1 – LEGADO ESPIRITUAL



Elias saiu de cena, mas deixou para seu discípulo um grande legado. Elias não era um homem rico, portanto, não deixou bens materiais. Mas Elias foi um gigante espiritual e como tal deixou para Eliseu  essa herança. Elias foi um homem zeloso e foi esse zelo que o fez ir até as últimas consequências na sua defesa da adoração verdadeira(1 Rs 18. 1-36). Elias também foi um homem extremamente ousado. Isso é facilmente percebido quando ele enfrenta o rei Acabe e diz a grande seca sobre Israel (1 Rs 17.1), outro lado, Elias foi um homem de grande fé. Somente um homem com a confiança e fé que Elias demostrou ter, poderia ser capaz de protagonizar  os fatos narrados nos livros de Reis (1 Rs 17.8-23, 18.41-46). Eliseu viveu nesse contexto; foi influenciado por ele e teve esse legado como herança.


2 – LEGADO MORAL



Elias não foi um homem apenas de grande virtudes espirituais, mas também portador de virtudes morais. É perceptível no relato bíblico que Elias possuía fortes valores morais. Elias denuncia os profetas que comiam da mesa de Jezabel (1 Rs 18. 19). Como pode alguém comprado possuir autoridade para profetizar? A percepção do que  era certo ou errado, do que era justo ou injusto também era bem patente na vida do profeta de Tisbe. Esses valores morais se tornam evidentes quando ele demonstra grande indignação diante da ação do rei Acabe. Acabe  havia se vendido para fazer o mal.


“Preparando um sucessor”



Qual o problema? Não posso?
“Fazendo uma reflexão cheguei a uma  conclusão porque hoje não há uma preocupação ou um zelo se assim podemos dizer, da parte das pessoas que sabem que elas seriam ou não um dia substituídas.  As pessoas que ocupam cargos eclesiásticos elas amam tanto esta posição, mais que qualquer coisa que você possa imaginar, elas querem ouvir falar de qualquer coisa menos de um sucessor, eles dizem que amam a obra de Deus enche os pulmões afirmando que estão dispostas se possível for a morrer pela obra de Deus, se possível  morrer lutando para que não haja um sucessor. Ficamos em dúvida se elas amam mesmo a obra de Deus  ou a posição  que exercem porque esse descaso predomina no meio do povo de Deus . Como explicar e justificar? É por falta de qualificação dos discípulos não porque os mestres tem a obrigação de prepara-los para eles serem no futuro  um sucessor dos mesmos, mas como é um grande prazer ser chamado de mestre e ter direito aos primeiros acentos não fica fácil abrir mão desta posição para o sucessor”.



“Concluindo: Como o apostolo Paulo disse, nos últimos dias  viriam tempos trabalhosos em que os homens seriam mais amantes dos prazeres de que de Deus, por isso não estão preocupados em preparar  um sucessor. Ó que prazer  não posso abrir mãos dele ainda que a obra sofra não posso e não suporto ver outro sentado na minha cadeira , eu amo os primeiros assentados  e ser chamado de mestre , prefiro morrer de que preparar um sucessor”
                                                                                                                        Dc. Moises Gomes.

DISCÍPULO E O MESTRE

Ao observar o discipulado de Elizeu, percebemos que possivelmente fosse fácil servi-lo, porém imita-lo era uma das tarefas mais difíceis  de sua via, afinal todos conheciam Elias e o que Deus operara por  por  intermédio do mesmo, pois, que discipulado é um relacionamento (ensino – aprendizagem) comprometido e pessoal onde um discípulo mais maduro instrui outro discípulo a aproxima-se de Deus  e assim adiante torna-se também um discipulador. II Tm.2.1-2


CONCLUSÃO


 

Elias refez boa parte do seu caminho trilhado e até passou pelo Sinai, lugar onde  Deus por intermédio de Moisés havia dado o decálogo, que  bom é quando um homem refaz o seu caminho e extrai dele lições(Sl. 37.23). Ao seguirem juntos  Elias e Elizeu, por: Gigal, Betel, Jericó lugares estes em que os filhos dos profetas a uma só confirmavam a partida de Elias para o  Senhor. ( II Rs 2. 3-5) Contudo ele não recuou ambos passaram o Jordão e ali Deus o tomara para si em um redemoinho restando para o sucessor não apenas a capa de seu mestre, mais , o seu pedido atendido por Deus  “Porção dobrada”. ( II Rs 2.16)

 

Amém!



Comentários