Pesquisa

LIÇÃO 12ª- A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO OTONIEL.












A Consagração dos Sacerdotes

Introdução

     A consagração dos sacerdotes, (Êx 29. 1-35). Eram rituais no qual nos mostra como um sacerdote deveria se santificar para apresentar-se diante de Deus, para que assim pudesse oferecer sacrifícios por ele e pelo o povo, pois a palavra consagração significa separação de uma pessoa, lugar ou objeto para uso divino e especial, ou santificar inteiramente. Vemos que Deus ordenou que Moisés separasse Arão e seus filhos para
O sacerdócio. O vestiário, bem como o modo de proceder dos sacerdotes, foi dado por orientações do próprio Deus
   O sacerdote é aquele que realiza a função de mediador ente Deus e o homem, (Hb 5. 1), representando assim o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é o sumo sacerdote perpetuo conforme a ordem de Melquisedeque (Hb 7. 1-3).


1.     Rituais de preparação para os sacerdotes se achegarem a Deus, e seus significados.

1.1  Ao chegarem a porta da tenda da congregação os sacerdotes tinham que se lavar com agua (Ê X 29. 4), pois simbolizava a pureza e perfeição que deveria ser feito o sacrifício para que fosse aceito e assim eles não morressem.
Meus amados irmãos, Deus é santo e requer santidade do seu povo ele disse: “Santo serei, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. (Lv 19.2)  Nós que somos filhos de Deus estamos limpos pela sua palavra ( Jo 15.3) e pelo precioso sangue de Cristo nosso Senhor e salvador (1 jo 1.7), por isso deveremos ter uma vida justa e santificada diante de Deus porque sem pureza não chegaremos a Deus.

1.2 O azeite deveria ser derramado sobre a cabeça dos sacerdotes, pois era dessa forma que ele recebia a unção, e essa unção com azeite simboliza o Espirito Santo que viria habitar no crente pelo ministério intercessor de Jesus ( Jo 14. 16,17, 26) que é o nosso Penhor a nossa garantia de que somos filhos de Deus ( 1 CO 21-22).      
                                                                                                     
1.3 Eram necessários que animais fossem imolados como sacrifícios para que os sacerdotes pudessem ministrar em favor do povo. O sacrifício tinha que ser primeiramente pela sua própria vida e depois pelo o povo, e o animal imolado deveriam ser sem manchas ou defeitos diante do altar, pois o cordeiro morto tipificava Cristo que “morreu por nossos pecados segundo as escrituras” (1 CO 15. 3) e assim trouxe a expansão pelos nossos pecados (1 PE 1. 18-19) nos reconciliando com Deus.

2.     OS SACRIFICIOS E SEUS SIGNIFICADOS

2.1 O sacrifício como oferta pelo pecado do sacerdote era um ato onde os sacerdotes colocavam as mãos sobre a cabeça de um novilho para significar sua identificação com ele, era através desta oferta que eles recebiam o perdão do Senhor (LV 8. 14-15) e esse novilho com o seu couro, a sua carne e o seu excremento era queimado fora do arraial como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Todos os que servem ao Senhor precisam primeiro experimentar sua dadiva de perdão.
2.2 O sacrifício como oferta queimada, os sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça sendo que agora de um carneiro e Moisés o imolava e o seu sangue era aspergido sobre o altar, em redor, ele era repartido em pedaços, e sua cabeça e a gordura Moisés queimava, porem as entranhas e as pernas era lavado com agua e depois era queimado sobre o altar, como holocausto de aroma agradável ao Senhor (LV 8. 18-21) significava a completa dedicação do sacerdote a Deus.
2.3  O sacrifício da oferta de consagração era um ritual onde os sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça de um carneiro e Moisés o imolava.
·         E o sangue era posto sobre a ponta da orelha direita, mostrava que o sacerdote deveria estra pronto para ouvir a palavra de Deus.
·         Depois o sangue também era posto sobre o polegar da mão direita, mostrando que o sacerdote deveria estar pronto para o serviço e as ordens de Deus.
·         E depois o sangue era posto sobre o polegar do pé direito, mostrando que o sacerdote deveria andar no caminho do Senhor de forma exemplar (LV 8. 22-24)


Conclusão

Meus amados irmãos, olhamos para todos esses rituais de consagração que era feito pelo os sacerdotes para poderem se chegara a Deus, e oferecer sacríficos por eles mesmos e pelo o povo. Vemos que o sistema demostrou suas próprias deficiências e resultou na necessidade de encontrar outro meio não só para estabelecer uma relação mais profunda com Deus, como também, pra tratar com todo o problema do pecado deliberado. Mas, glorias a Deus que esse outro meio foi tornado possível mediante o nosso perpetuo sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque que é um tipo de Cristo, pois sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida cf (Hb 7. 3) foi um tipo de Cristo, e Cristo com apenas um sacrifício perfeito, perpetuo, superior e imutável nos trouxe o perdão de pecado e a liberdade de nos chegarmos a Deus , pois a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento que veio depois da lei, constitui ao filho, perfeito para sempre.cf (HB 7.28) Amém.

Bibliografia
A bíblia da Mulher: Almeida revista e atualizada
Dicionário popular de teologia: Millard J. Erickson
Bíblia de estudo de Genebra: Sociedade bíblica do Brasil

A Bíblia Sagrada: Almeida edição corrigida e revisada  

Comentários