ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO OTONIEL.
A Consagração dos Sacerdotes
Introdução
A consagração dos sacerdotes, (Êx 29. 1-35).
Eram rituais no qual nos mostra como um sacerdote deveria se santificar para
apresentar-se diante de Deus, para que assim pudesse oferecer sacrifícios por
ele e pelo o povo, pois a palavra consagração significa separação de uma
pessoa, lugar ou objeto para uso divino e especial, ou santificar inteiramente.
Vemos que Deus ordenou que Moisés separasse Arão e seus filhos para
O sacerdócio. O vestiário, bem como o
modo de proceder dos sacerdotes, foi dado por orientações do próprio Deus
O sacerdote é aquele
que realiza a função de mediador ente Deus e o homem, (Hb
5. 1), representando assim o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é
o sumo sacerdote perpetuo conforme a ordem de Melquisedeque (Hb 7. 1-3).
1. Rituais de preparação para os sacerdotes se achegarem a Deus, e seus
significados.
1.1 Ao chegarem a porta da tenda da congregação os
sacerdotes tinham que se lavar com agua (Ê X 29. 4), pois
simbolizava a pureza e perfeição que deveria ser feito o sacrifício para que
fosse aceito e assim eles não morressem.
Meus amados
irmãos, Deus é santo e requer santidade do seu povo ele disse: “Santo serei,
porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. (Lv 19.2) Nós que somos filhos de Deus estamos
limpos pela sua palavra ( Jo 15.3) e pelo
precioso sangue de Cristo nosso Senhor e salvador (1 jo
1.7), por isso deveremos ter uma vida justa e santificada diante de Deus
porque sem pureza não chegaremos a Deus.
1.2 O azeite deveria ser derramado sobre
a cabeça dos sacerdotes, pois era dessa forma que ele recebia a unção, e essa
unção com azeite simboliza o Espirito Santo que viria habitar no crente pelo ministério
intercessor de Jesus ( Jo 14. 16,17, 26) que é o
nosso Penhor a nossa garantia de que somos filhos de Deus ( 1 CO 21-22).
1.3 Eram necessários que animais fossem
imolados como sacrifícios para que os sacerdotes pudessem ministrar em favor do
povo. O sacrifício tinha que ser primeiramente pela sua própria vida e depois
pelo o povo, e o animal imolado deveriam ser sem manchas ou defeitos diante do
altar, pois o cordeiro morto tipificava Cristo que “morreu por nossos pecados
segundo as escrituras” (1 CO 15. 3) e assim
trouxe a expansão pelos nossos pecados (1 PE 1. 18-19) nos
reconciliando com Deus.
2. OS SACRIFICIOS E SEUS SIGNIFICADOS
2.1 O sacrifício como oferta pelo pecado
do sacerdote era um ato onde os sacerdotes colocavam as mãos sobre a cabeça de
um novilho para significar sua identificação com ele, era através desta oferta
que eles recebiam o perdão do Senhor (LV 8. 14-15) e
esse novilho com o seu couro, a sua carne e o seu excremento era queimado fora
do arraial como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Todos os que servem ao Senhor
precisam primeiro experimentar sua dadiva de perdão.
2.2 O sacrifício como oferta queimada, os
sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça sendo que agora de um
carneiro e Moisés o imolava e o seu sangue era aspergido sobre o altar, em redor,
ele era repartido em pedaços, e sua cabeça e a gordura Moisés queimava, porem
as entranhas e as pernas era lavado com agua e depois era queimado sobre o
altar, como holocausto de aroma agradável ao Senhor (LV
8. 18-21) significava a completa dedicação do sacerdote a Deus.
2.3 O sacrifício da oferta de consagração era um
ritual onde os sacerdotes também colocavam as mãos sobre a cabeça de um
carneiro e Moisés o imolava.
·
E
o sangue era posto sobre a ponta da orelha direita, mostrava que o sacerdote
deveria estra pronto para ouvir a palavra de Deus.
·
Depois
o sangue também era posto sobre o polegar da mão direita, mostrando que o
sacerdote deveria estar pronto para o serviço e as ordens de Deus.
·
E
depois o sangue era posto sobre o polegar do pé direito, mostrando que o
sacerdote deveria andar no caminho do Senhor de forma exemplar (LV 8. 22-24)
Conclusão
Meus
amados irmãos, olhamos para todos esses rituais de consagração que era feito
pelo os sacerdotes para poderem se chegara a Deus, e oferecer sacríficos por
eles mesmos e pelo o povo. Vemos que o sistema demostrou suas próprias
deficiências e resultou na necessidade de encontrar outro meio não só para
estabelecer uma relação mais profunda com Deus, como também, pra tratar com
todo o problema do pecado deliberado. Mas, glorias a Deus que esse outro meio
foi tornado possível mediante o nosso perpetuo sumo sacerdote segundo a ordem
de Melquisedeque que é um tipo de Cristo, pois sem pai, sem mãe, sem
genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida cf (Hb 7. 3) foi um tipo de Cristo, e Cristo com apenas um sacrifício
perfeito, perpetuo, superior e imutável nos trouxe o perdão de pecado e a
liberdade de nos chegarmos a Deus , pois a lei constitui sumos sacerdotes a
homens fracos, mas a palavra do juramento que veio depois da lei, constitui ao
filho, perfeito para sempre.cf (HB 7.28) Amém.
Bibliografia
A bíblia da Mulher: Almeida revista e
atualizada
Dicionário popular de teologia:
Millard J. Erickson
Bíblia de estudo de Genebra:
Sociedade bíblica do Brasil
A Bíblia Sagrada: Almeida edição
corrigida e revisada
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