Pesquisa

Lição 09 - O Princípio Bíblico da Generosidade

Nessa oportunidade tive a honra de receber o comentário da irmã Sara Carvalho, minha irmã em Cristo e de sangue que, conforme postagem anterior, se tornou a nova secretária da sala dos juniores. Sara é uma pessoa que além de ser muito inteligente, possui o dom de escrever de uma maneira simples, mas contundente, o que dentro de uma escola é uma das qualidades fundamentais: a clareza com conteúdo. Espero que vocês sejam abençoados com comentário dela que temos agora:






Escrito por Sara Carvalho, secretária da sala dos juniores.


Em nossa sociedade parece que não há mais lugar pra generosidade, mas sim uma sociedade marcada pelo egocentrismo. O significado de generosidade basicamente é de doar e não de ter, é um preceito bíblico ser generoso:

Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes. Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra. (Deuteronômio 15.10-11).

No capítulo 8 e 9 de II Coríntios é abordado o amor e o auxílio aos pobres. A comunidade cristã em Jerusalém estava passando por problemas financeiros, então foi necessário que os apóstolos pedissem a Paulo e a Barnabé para “lembrarem” dos pobres. Então foi enviada uma quantia que Paulo arrecadou de algumas igrejas, como as da Macedônia, à Jerusalém. Isso nos ensina a termos amor aos que não tem condições como as nossas, em vista da igualdade, mostrando assim Cristo em nossas vidas.

Uma verdade que muitos acham difícil de aceitar é que a caridade é verdadeiramente voluntária. O cristão não está obrigado a contribuir, mas deve fazê-lo de forma abundante e com alegria. Portanto Paulo diz: Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor (II Coríntios 8.8)

Embora a salvação do cristão, não dependa de quaisquer atos meritórios. E embora o cristão não tenha obrigações em ser generoso. Paulo adverte sem querer ordenar a caridade, dizendo: E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará (II Coríntios 9.6)

Enfim, podemos concluir que esses dois capítulos (8 e 9) escritos por Paulo sobre a generosidade nos ajuda como cristãos a examinamos a nossa atitude em relação à riqueza, e a medir a nossa sensibilidade em relação aos necessitados.

Os líderes das igrejas devem também seguir o exemplo dado por Paulo, apresentando claramente as necessidades para as quais se destinam as contribuições (transparência), assim como também instruir e estimular as pessoas segundo os conceitos que Paulo cita. Sendo dessa forma a generosidade vai ser estimulada para a honra e a glória de Deus. Amém.








Comentários