Pesquisa

LIÃO 8ª IGREJA- AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE



COMENTÁRIO DESTA LIÇÃO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES, O IRMÃO FLÁVIO, EX- DIRIGENTE DE ESCOLA DOMINICAL


IGREJA- AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE





INTRODUÇÃO


O maravilhoso do evangelho é o poder de transformar as pessoas. O significado da palavra arrependimento (mudança de atitude), me faz lembrar da pregação de João Batista (Mateus 3.2) “E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” O poder transformador do evangelho esta na mudança de vida daquele que reconhe-se os seus pecados. A tranformação é também a ação do Espirito Santo de Deus nas vidas.


O PODER REGENERADOR DE DEUS


Trata-se de uma mudança de condição, antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do diabo, agora, feito justo, pela justiça de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da família divina, adotado como filho de Deus (João 1.12) “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.”


O homem, morto em seus delitos e pecados, nasce de novo. Este novo nascimento é efetuado pelo Espírito Santo em seu interior, mediante o arrependimento e a fé na graça divina (João 3.3-8). O termo ilustra uma cena em família, da qual o transgressor fora banido, tornando-se inimigo dela. Mediante o seu arrependimento e o consequente perdão, ele é restaurado ao convívio famíliar.


Uma vez que a mudança é concretizada pela ação do Espírito Santo, o homem passa a produzir frutos dignos de arrependimento, ele torna-se homem preparado para viver no meio social com os padrões de um cristão. Sabemos-nos qual é o fruto do Espírito (Gálatas 5.22): “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”


Desta forma o homem está pronto para ser um exemplo de cidadão para a sociedade corrompida pelo pecado. Mas temos outros exemplos do contrario, como Ló, que tinha a convivência com o tio Abraão, separou-se do tio e foi para a cidade de Sodoma, uma escolha decisiva e fatal. Em essência, foi a escolha da prosperidade, com o risco da perda dos valores morais e do favor divino. Depois disto, a história de Ló segue um gráfico descendente.


Em (II Pedro 2.7,8) está escrito “E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas)”. Mas houve uma recuperação de consciência e recebeu livramento de Deus. Uma pessoa que teve tempo para voltar, ou seja, ao arrependimento (mudança de atitude). Nós que estamos entre um povo corrompido pelo pecado, temos que ser sal da terra e luz do mundo, saber como é difícil, conviver com estas pessoas.


CONCLUSÃO


Na Bíblia está escrito (Salmos 33.12): "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança.” No passado os Israelitas tiveram muitos problemas com uma sociedade corrompida. Mas Deus sempre pressionou o povo a ser um exemplo de sociedade modelo para a humanidade. Hoje a igreja do Senhor tem a mesma função: de mostrar qual é o modelo de povo que vai herdar os céus, onde viveremos numa sociedade perfeita sem pecado.

Comentários