Pesquisa

Lição 6ª - A Eficácia do Testemunho Cristão




Hoje temos novamente, com muita alegria, um comentário da nossa irmã Sara Carvalho. Eu sou meio suspeito para dizer isso, mas eu gosto muito de ler textos escritos por Sara; porque ela é do tipo de pessoa que dispensa o estilo prolixo com o objetivo de alcançar a maior lucidez e clareza possíveis, sem de deixar de lado as frases contundentes e a maneira peculiar de fazer reflexões impactantes. Que digo eu? Vejam vocês mesmos:




Escrito por Sara Carvalho, professora da sala dos juniores.




O nosso Senhor Jesus Cristo no dito “Sermão do Monte” deixou bastante claro que não somos chamados apenas para usufruir das bênçãos da salvação, mas também para transformar a vida do nosso próximo, através do nosso testemunho. Para isso, Cristo nos comparou com dois elementos bem conhecidos: o sal e a luz (Mateus 5.13-16).


Jesus primeiro falou do sal, que além de ter a função de dar sabor aos alimentos. Também é útil para preservá-los. Se nem uma coisa ou outra não servir, serve para uma coisa: ser jogado fora.


Nós que temos a marca de Cristo devemos mostrar a todos o bom sabor do Evangelho e preservar a sã doutrina com nossas atitudes no dia-a-dia. Não podemos ficar no comodismo, mas influenciar o meio cultural e social no qual vivemos.


É dever do cristão falar ousadamente de Jesus, não só na Igreja, mas no trabalho, na escola e etc. Fazer com que as pessoas que não conhecem a Cristo não murmurem contra o nosso Deus. O crente deve ser o melhor em tudo que faz para que a sua pregação condiga com a sua vida cotidiana.


A luz tem importância vital para um ambiente de trevas como o nosso: revelar a todos o caminho verdadeiro a seguir. O próprio Jesus afirmou ser ele a Luz do mundo. A luz simboliza clareza e revelação divina.


As cidades antigas eram pouco iluminadas, geralmente eram construídas com calcário para reluzir a luz do sol. À noite colocavam lâmpadas em lugares altos e essas ficavam toda noite acesas. Isso nos lembra que a luz não deve ficar escondida. Cristo nos comparou a luz por causa disso. Nossas obras fazem o Reino de Deus ser visível.


Podemos propagar essa luz, que está em nós, através de três setores: (1) o missionário, (2) na comunidade e (3) na Igreja.


A obra missionária é necessária para que as outras pessoas conheçam a luz o mundo. Somos chamados para transformar o mundo. Muitas pessoas vivem uma verdadeira miséria espiritual, isso é um fato muito triste.


E algumas dessas pessoas moram do nosso lado. Ficar omisso em relação a isso, deixando com essas vidas sejam destruídas, é pecado (Tiago 4.17). Nossas atitudes devem ser todas para glorificação de Deus e devem corresponder ao que falamos.


A Igreja deve ter a nós como exemplo de testemunho cristão. Fazer a diferença é a frase chave dessa lição. Com a luz em relação às trevas e o sal nos alimentos. Assim como está escrito em I João 1.5-7 devemos ser luz à maneira de Cristo e irradiar e trazer a diferença neste mundo que jaz em escuridão.        






OUTROS COMENTÁRIOS DE SARA:






O Princípio Bíblico da Generosidade 






Comentários