Pesquisa

LIÇÃO 10ª- A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE-DIRIGENTE O IRMÃO AGUINALDO BARBOSA








INTRODUÇÃO

"Recebei-nos em versos corações; a ninguém agravamos, a ninguém corrompemos, de ninguém buscamos o nosso proveito'.( 2Co. 7.2)

Graça e paz da parte de DEUS. Sinto-me privilegiado pela oportunidade de compartilhar este momento com todos vocês para fazer um rápido comentário desta lição tão importante para os nossos dias



A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA


Para sermos verdadeiros cristãos precisamos ter uma fé que nos dê convicção da nossa salvação (I Pedro 3.15). Nós que somos igreja de Cristo que pregamos amor, fé, caridade e justiça a todo o momento, estamos sujeitos a ter nossa fé à prova (Tiago 2.14-16).



Desde os tempos remotos uns dos sinônimos cristãos foi a caridade (Eclesiastes 11.1). Moisés começava a dar ao povo de Deus as leis morais as quais o povo precisava cumprir a risca. DEUS se lembra do pobre e do estrangeiro (Levítico 19.9-10). 



Será que estamos cumprindo estes mandamentos ou será que estamos esperando a oportunidade para tirarmos proveito do momento difícil para ganharmos algum tipo de lucro no momento em que nosso próximo estiver frágil (Deuteronômio 23.19 24.10)?



Quando o salmista Davi disse estas palavras estava falando da forma de vida que Israel vivia (fui moço e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem sua descendência mendigar o pão). Pois havia um compromisso que DEUS, através de Moisés, deixou para o povo. 




Não podemos viver de hipocrisia, mas sim viver o que falamos e praticando o que aprendemos, conciliar a leitura e a prática daquilo que lemos. Temos de DEUS a benção e a sua presença em nossa vida. É certo que no tempo em que vivemos temos que vê quem é que podemos ter como amigo, quem pode ser hóspede em nossa casa.



Mas não podemos fazer de conta que está tudo bem, quando vemos crianças e adultos a mendigar um pedaço de pão, ou mesmo, a falta de veste, quando nossas condições estão favoráveis (Provérbios 22.9). Apesar da palavra de DEUS nos ensinar acerca do dividir, compartilhar, às vezes fazemos vistas grossas aos que estão a nossa volta. JESUS combateu muito os fariseus que diziam-se cumpridores da lei (Lucas 18.10-12).



O que ocorre é que muitas vezes só vemos o que achamos que fazemos para DEUS. Olhamos para nosso próprio umbigo e nos achamos SUPER crentes cheios de qualidades e santidade da ponta do pé até o ultimo fio de cabelo. E dizemos que tudo que adquirimos e recebemos são dádivas de DEUS, que Ele nos concede pelas nossas eficiências, embora não sejamos aquele crente que compartilha a dor, a necessidade, apenas ouvimos e dizemos que vamos orar. 




Falamos e pregamos muito a respeito da igreja primitiva que teve como base de crescimento observado como os ensinamentos de Jesus, pregando o amor ao próximo e o desapego as coisas materiais (Lucas18.22-24).



Exemplo da não avareza  e de amor ao próximo (Atos 2.44 e 45). O ato de ser solidário ao próximo não se dirige só aos irmãos em Cristo mas também aos incrédulos (Gálatas 6.9-10) até para se fazer o deram. É preciso saber ajudar ao próximo sem se esquecer daqueles que estão a nossa volta, em nossa rua, e até na nossa congregação (Romanos 12.15).



Quando falamos em assistência não devemos fazer acepção de pessoas, religião, cultura, cor e raça (Lucas 10.33-35). Nunca devemos fazer as coisas porque vemos alguém fazer, pois toda ação para com o nosso semelhante deve ser sincera (Romanos 12.9) para não sermos iguais a Ananias e Safira (Atos 5.3-5,7-9). DEUS não precisa do nosso dinheiro (Ageu 2.8).



Mas nós devemos sentir a dor e as necessidades uns dos outros, pois o nosso senhor JESUS se fez por exemplo (Mateus 25.34-36,40), tudo quanto fazemos como coração voltado para DEUS tem uma recompensa, embora isso seja dever nosso (Tiago 2.15-17), pois o fruto do Espírito é reflexo da nossa fé. É preciso falar e viver o amor (Romanos 12.9). Pois DEUS no seu infinito amor nos amou (João 3.16; Isaías 53.5-6).


Quando estamos estendendo a mão aos nossos irmãos de forma voluntária, DEUS não se esquece de nós (Eclesiastes 11.1-2). DEUS tudo fez perfeito, o mar para o peixes, as matas para os pássaros e o necessitado para provar a nossa ação social (Deuteronômio 15.11). Eles estão em todos os lugares que imaginamos, é preciso sentir intimamente a dor e a necessidade de nosso próximo e ajudarmos naquilo que for preciso, quer seja até uma ínfima necessidade, psicologicamente ou espiritualmente falando, e muitas vezes fazendo uso da fé (Atos 3.6).



Por conta de razões sócias foi que se instituiu os diáconos (Atos 6.1-4), pois além de arrecadar, temos que saber administrar ou dividir. Sabemos que tudo quanto temos e adquirimos são dádivas de DEUS (2 Crônicas 7.13-14), Ele nos dá para que possamos dividir com os mais necessitado (Deuteronômio 28.12).  O homem comum é soberbo, só pensa nele mesmo, nem se lembra de que DEUS é tudo na nossa vida (Lucas 12.16-19).



Como bem sabemos, DEUS contempla as nossas ações (Atos10.1-4), no capitulo 13 de I CORINTIOS, Paulo descreve o amor em forma de caridade, no versículo 3 ele fala do amor sincero como a maior arma social, ato que vem de dentro para fora é algo que move o interior do cristão que está em Cristo. 




Pois vemos pessoas tirarem proveito da necessidade de alguém e fazem dessa pessoa trampolim para crescer na mídia, não cair no esquecimento do público e ser louvado como bom, pois agem da mesma forma que os fariseus agiam (Lucas 18.11-12).




(conclusão)


É preciso colocamos em prática tudo quanto aprendemos na Bíblia Sagrada, do respeito, do amor, da comunhão, do partir do pão e da oração. Estejamos sempre prontos a ajudar espiritualmente e materialmente todos quantos necessitarem de ajuda para que possamos acumular pedras em nossas coroas e naquele grande dia entrar nos céus pela porta e ser recepcionado por JESUS e ouvir dele "vinde bendito de meu Pai, possuir a vossa herança".



Pois o nosso trabalho tem recompensa (I Coríntios 3.8), por isso trabalhemos dia e noite intensamente, orando, jejuando, ajudando materialmente aqueles que se encontram no vício das drogas, do álcool, da prostituição, fazendo deles novas criaturas. Agora lavados e remidos no sangue de Jesus para crescimento do Reino (Mateus 25.34).








Comentários