A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO MARCOS RODRIGUES FARIAS, PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES EM ZUMBI II.
Introdução
Doutrina é o ensino metódico que encontramos na Bíblia Sagrada. A cada dia que lemos a palavra de Deus, encontramos delícias para as nossas vidas, por isso que o profeta Oséias escreveu no capitulo seis e versículo três [no livro que leva seu nome]: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele virá como. A chuva serôdia que rega a terra”.
As verdades Bíblicas e a humanidade
Um pastor que foi chamado por Deus ele procura encontrar na Bíblia o alimento certo para as suas ovelhas. É a responsabilidade do pastor dar o alimento necessário para as ovelhas, por que se ele não alimenta as ovelhas, que o SENHOR lhe confia, elas morrerão, e se elas morrem o SENHOR vai cobrar dele (Atos 20.28): "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue..."
[Tem] pastor que ensina o que quer, mas não pode ser assim, pois estamos vivendo tempos em que alguns pastores, tem ensinado conforme os seus pensamentos.
A verdadeira doutrina Bíblica produz vida, é como a chuva que desse sobre a planta. Sem a água as árvores não pode viver, pois o crente é como uma árvore que necessita de água (Deuteronômio 32.2). O crente tendo vida, tem que santificar o seu espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 5.23).
Uma coisa muito interessante é que a santificação é de dentro para fora. Outra questão interessante é a questão cultural, sabemos que existe coisas boas e ruins, e a única forma de descobrir o lado bom ou ruim é o estudo sistemático da palavra de Deus. Não podemos nos conformar com este mundo (Romanos 12.2).
As pessoas que resistem a sã doutrina
Tem pessoas que falam sobre ética e valores, mas não vive a ética nem os valores, mas deixa a desejar muitas vezes. Inverte os tais, e destas pessoas muitas são crentes e dizem que Deus só quer o coração, porém as tais pessoas têm invertido a característica de um cristão (Isaías 5.20,21).
O nosso Deus é santo e exige de nós que somos seus servos que vivamos uma vida santa (Isaías 48.17): ”Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar”.
Há crente que deixa o espírito da mentira e do engano entrar na sua vida, Pois nos sabemos que ele já está no mundo. [Esses crentes estão] desviando os ouvidos da verdade e dando ouvidos para as mentiras que o diabo tem lançado na sua frente, pois o diabo tem se utilizado de alguns que tem a mente cauterizada (I Timóteo 4.2),
Já encontram-se desviados da sã doutrina, estando em busca de um.Evangelho leve e sem nem um compromisso com a verdade (II Timóteo 2.18): ”Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns”.
O crente tem que ter posição em relação à sã doutrina
Uma das quais posições para com Deus, que o crente tem que ser, é ser fiel a Ele. Mesmo passando por perseguição, tribulação, aflição, mas de maneira nenhuma o crente pode deixar a sua posição, como um crente fiel e obediente a Deus, pois nós sabemos, que Ele nos livra de tudo (II Timóteo 3.10-12).
O crente tem que conhecer distintamente a estratégia de Satanás. Ele tem formado doutrina estranha e contrária ao ensinamento de Deus. Tem grupo de pessoas que diz ser igreja, mas tem ensinado que o ser humano só tem corpo e espírito, sendo alma e corpo a mesma coisa. Mas a Bíblia nos revela que o homem é formado de corpo alma e espírito (I Tessalonicenses 5.23): ”E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Uma das coisas que o Senhor Jesus prometeu foi a vida abundante. O crente jamais pode esquecer-se dessa posição que o Senhor deu-nos (João 10.10): ”O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. A vida abundante abrange todos os sentidos da vida, físico, espiritual, emocional e mental.
Conclusão
Todos os homens que aceitam a Jesus como o seu suficiente salvador guardam a sã doutrina. Só a sim eles permanecem e andam conforme a vontade de Deus.
Comentários