Pesquisa

Lição 4ª - O Poder Irresistível Da Comunhão na Igreja

Temos a alegria de contar como comentarista desta quarta lição o nosso irmão Carlos. Espero que vocês sejam abençoados pelo seu comentário.





Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens


Texto Áureo

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo e um só Espírito[...]” (Efésios 4.3,4).


Desejo antes de tudo, cumprimentar a todos com a paz do Senhor e Salvador Jesus cristo, e dizer que para mim é um grande privilégio poder comentar a lição de nº 4.


Introdução: É através do exemplo da Igreja Primitiva, e dos fatos históricos narrados por Lucas em Atos, que temos hoje a ideia de como era o comportamento e a vida diária dos primeiros cristãos da nossa era. Antes de Jesus ascender aos céus ele mesmo preparou o coração dos seus discípulos e revelou qual seria a sua vontade em relação a sua igreja. A igreja recém-inaugurada no Pentecostes tinha uma obra a realizar:


a) Pregar a salvação.
b) Prover meios de adoração.
c) sustentar uma norma de conduta e moral, e também promover um meio pelo qual todos esses objetivos fossem alcançados! Ora, o próprio Cristo havia dito, “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (João 13.35).


   O amor e a comunhão entre os discípulos de Cristo seria uma marca distintiva entre a Igreja e os demais povos. Mas o que significa comunhão? Comunhão é a tradução da palavra grega “koinonia” e significa um relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns entre pessoas que compartilham sentimentos, idéias, crenças e opiniões. A palavra grega koinonia, traz também a idéia de cooperação e relacionamento espiritual entre os santos.


Um dos exemplos bíblicos mais citados no Novo Testamento é justamente a passagem de Atos 2.42-44. A comunhão cristã caracteriza-se pela unidade, e neste aspecto tanto Jesus como posteriormente os apóstolos falaram sobre a necessidade da verdadeira comunhão e unidade no meio dos seus seguidores. (João 17.20,21; I Coríntios 12.20).


É muito triste ver uma igreja dividida, ao contrário da Igreja em Jerusalém, o apóstolo Paulo repreende severamente os irmãos em Corinto que infelizmente estavam vivendo em constantes brigas internas, e o que é mais grave: estavam usando até mesmo o nome de “Cristo” para se autopromoverem (I Coríntios 1.10-13).


Jesus disse em certa ocasião “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir” (Marcos 3.24, ARA).


Nestes últimos dias, nós devemos estar cada vez mais unidos seguindo o exemplo da igreja primitiva, perseverando na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.


Desejo encerrar este comentário com as palavras do apóstolo do amor em I João 1.6,7:


Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (I João 1.6-7)


P.S.: Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog? Acesse:




http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/10/o-comentarista-dessa-segunda-licao-e-o.html [A Oração no Antigo Testamento]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-11-o-dom-ministerial-e-dom-de.html [O Dom Ministerial e o Dom de Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-7-os-falsos-profetas.html[Os Falsos Profetas]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-12-opcao-pelo-povo-de-deus.html [A Opção pelo Povo de Deus]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-5-o-poder-da-intercessao.html [O poder da Intercessão]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html [O Ministério da Reconciliação]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-11-caracteristicas-de-um.html [Características de um Autêntico Líder]

Comentários