Pesquisa

LIÇÃO 10ª - CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS

  ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR CARLOS ANTONIO DA CLASSE DAS SENHORAS.

  Texto Áureo

" Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o '' ( Ec 5:4 ) 


Introdução:

 O capítulo cinco do livro de Eclesiastes, mostra-nos aspectos importantes sobre a nossa posição de responsabilidade diante de Deus e dos homens. Como cristãos somos participantes de duas pátrias, uma terrena e outra celeste ( Fl 3:20 ). Ser crente em Jesus, não significa estar isento dos deveres cívicos. A igreja, como qualquer outra entidade, deve estar submissa às autoridades, ou seja ao Estado. Porém se este contradizer a vontade de Deus, aí sim temos que obedecer em primeiro lugar a Deus ( At 5:29 ). Como cidadãos terrestres temos direitos e deveres a cumprir. 

Sendo Assim quando falamos da cidadania celestial, vemos que o nosso compromisso; e neste contexto posso usar a palavra obrigação, diante de Deus é muito maior. Não podemos negligenciar os cuidados com os deveres ou obrigações para com o Estado, como por exemplo; pagar impostos, respeitar as leis,  manter sempre documentação em dia etc.

 Mas também devemos a Deus obediência ( Hb 5:8 ), devemos participar dos cultos ( Hb 10:25 ), amar o próximo ( Gl 5:14 ), evangelizar ( Mc 16:15 ), porém de todos esses aspectos o mais importante é adorar a Deus com todo temor e reverência, como o próprio Salomão nos ensina no versículo primeiro do capítulo cinco " Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal " ( Ec 5:1 ). Diante de Deus nós não devemos nos sentir forçados a fazer nada, como fizeram Ananias e Safira ( At 5: 1-10 ), Nadabe e Abiú ( Lv 10:1,2 ). Porém Deus exige sempre o melhor de cada um de nós porque ele é criador e não criatura. A nossa mente humana não pode alcançar os seus desígnios, porque eles transcendem e ultrapassam o nosso mundo finito e limitado. Ao mesmo tempo temos o consolo do próprio Deus em saber que ele não nos abandonou como acreditam os deístas, mas ele está também perto de nós como disse o profeta Isaías: 

" Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos " ( Is 57:15 ).
Nosso Deus é transcendente, mas também é imanente como profetizou o profeta Isaías.

Conclusão: 

O que nos resta tão somente é adorá-lo e reverenciá-lo como disse o salmista: " Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! ajoelhemos diante do Senhor que nos criou" ( Sl 95:6 ) Amém.

Comentários