Pesquisa

LIÇÃO 7ª - SARDES, A IGREJA MORTA

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES MANASSES ALMEIDA.      SARDES, A IGREJA MORTA!
TEXTO: AP 3.1-6
E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
 
 
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 
 INTRODUÇÃO: A todas as igrejas as credenciais de Jesus era uma referência aos problemas vivido por aquela igreja, ou seja Ele se apresenta a uma igreja morta dizendo "tenho os sete espíritos de Deus" uma referência a plenitude do santo Espírito de Deus e que Ele, Jesus, está vivo! Sardes tinha um NOME, tinha OBRAS, tinha até nome de VIVO! a vista dos homes Sardes era uma igreja progressista cheia de trabalhos e obras no entando os olhos que tudo vê não passa desapercebido

 
 1-A CIDADE DE SARDES

 
O ginásio de Sardes (foto de 1º de fevereiro de 2003)
Sardes, ou às vezes Sardis e Sárdis (Σάρδεις, em grego), correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital da antiga Lídia – tendo sido depois a sede de uma província romana após as reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino. Sardes localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34 km ao sul daquele curso d'água. A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.
Sardes é a destinatária de uma das cartas às igrejas do Livro do Apocalipse (Ap. 3:1-6).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



 
2- A IGREJA DE SARDES
 
 Assim como em Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira, o Evangelho pode ter chegado naquela cidade através da obra missionária de Paulo (At 19.10), mas não devemos descartar a hipótese de que testemunhas e convertidos no dia de Pentecostes poderiam ter sido os primeiros a levar o Evangelho para aquela região (At 2.5-11).

 
 3-OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS

 
 Existe apenas um único Espírito Santo (Ef 4.4). “[...] da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono” (Ap 1.4); Trata-se do Espírito Santo em plenitude (sete é um número de plenitude). Observemos “da parte”, “da parte daquele que é” (Deus Pai). O versículo 5 (o Filho) e o Espírito. Os versículos 4 e 5 englobam a Trindade. E “da parte dos sete Espíritos” deve ser interpretado como simbólico ou haverá mais de três na Trindade. Através da sétupla ação do Espírito Santo, o Senhor Jesus traz novamente vida as igrejas que, à semelhança de Sardes, deixaram-se esvaziar de Deus.
 
 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHO. Isaías 11:2 SOMENTE ATRAVÉS DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO É POSSÍVEL UMA IGREJA PODE SER VIVIFICADA!

 
 4- A MORTE DE UMA IGREJA
 
  Antes de falar sobre a morte da igreja gostaria que você lesse:
E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.  Mateus 21:19 A figueira tem uma característica diferente das demais árvores frutíferas, primeiro ele coloca o fruto e depois aparecem as folhagens dos frutos, ela faz o processo inverso, portanto estava cheia de folhagens, como quem diz: VEM QUE AQUI TEM!!! no entando nada tinha a não ser folhas! por isso Jesus que "amaldiçoa" a árvore não por uma arbitrariedade, mas sim, para nos dar a lição de que não adianta ter NOME e nem APARÊNCIA se não há frutos! Sardes estava exatamente assim, cheia de folhagens, obras NOME DE QUE VIVE! mas estava MORTA! que tragédia para uma igreja!

 
 5-ARREPENDE-TE
 
  É fácil dizer ao pecador arrepende-te do teu pecado e entrega a tua vida ao Senhor Jesus! no entanto dizer a uma IGREJA arrependa-se porque você está morta, só o dono da igreja tem esse poder por alguns motivos; 1- Ele conhece 2- Ele sonda mentes e corações 3- Não precisa ninguém lhe dizer nada! 4- só Ele tem o poder de julgar! Estamos vivendo tempos difíceis, crises espirituais, esfriamento do amor, comércio da fé, manipulação em nome de Jesus etc. o verdadeiro APOCALIPSE DAS IGREJAS! A todas as igrejas que foram repreendidas pelo Senhor existe um SENÃO VIREI A TI  e quando Ele vem é para resolver! Ele dá tempo para se arrepender, mostra onde está o erro, faz promessas aos que vencerem, aí e só escolher continuar MORTO  ou ter o verdadeiro AVIVAMENTO! AMÉM!!!





Comentários