Pesquisa

Lição 13ª - A integridade de um Líder




Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1




Graças a Deus que nos dá a vitoria por nosso Senhor Jesus Cristo (I Coríntios 15.57). Sinto-me muito feliz por mais esta oportunidade de trazer esse pequeno comentário dessa última lição de 2011, que traz este importante tema:


A INTEGRIDADE DE UM LÍDER


- Integridade ou retidão (Salmos 7.8)

- Íntegro ou correto (Tiago 1.4)


Adjetivo difícil de encontrar nos homens atualmente, pois o diabo tem colocado nos corações dos homens que eles não precisam ser íntegros, justos e honestos e por conta disto vemos todos os dias à decadência moral nos juízes, nos políticos, e até em alguns líderes religiosos, o que se reflete nos seus liderados.

Por mais humilde que o homem seja, todos têm dentro de si o desejo de liderar quer seja por orgulho, ou por prazer e alegria, mas para termos êxito é preciso ter chamada de Deus, ser escolhido mesmo quando nos julgamos fracos e pequenos, porém achamos graças aos olhos de Deus.

A chamada de Davi (I Samuel 16.1) quando Samuel chega a casa de Jessé acontece algo interessante, o profeta Samuel que se deixa [enganar] pela aparência (I Samuel 16.6-7). Louvemos a Deus que não se esquece daqueles que tem prazer na sua lei, que vivem na obediência (I Samuel 16.10,11). Como é maravilhoso o chamado do Senhor, tudo acontece de forma natural sem precisar ter intriga, inveja ou disse-me-disse.


A escolha de Jeremias

O trabalhar de Deus muitas vezes nos deixa meio confuso, mas não devemos nos preocupar, pois Ele nos conhece mais que nós mesmos, pois de modo grandioso nos formou (Jeremias 1.4-5). Em termos de linguagem, Jeremias seria sacerdote na cidade de Anatote, contudo Deus mudou o rumo da sua vida, pois sabia que em Jeremias havia coragem, fé e fidelidade para cumprir todos os designos que Deus tinha para falar ao seu povo (Jeremias 1.6-8).

Quando somos chamados por Deus não é preciso se preocupar, pois Ele tudo supre em nossas vidas, é só permanecermos firmes e sempre constantes (I Coríntios 15.58). Todo homem é formado de inteligência, habilidades e livre arbítrio para escolher entre adorar a Deus ou não obedecer ou não sacrificar a Deus (Gênesis 4.4-7), pois a personalidade do ser humano é algo que não se pode esconder, porque a honestidade, respeito e integridade são qualidades que agradam a Deus.


OBSERVEMOS A ESTADIA DE DANIEL QUANDO CATIVO NA BABILÔNIA

Quando foi cativo para a babilônia, Daniel e seus amigos tiveram o privilégio por serem instruídos, de boa formação secular e de boa aparência, qualidades de que alguém precisa para vencer na vida, mas Daniel não se deixou levar pelas vantagens que lhes foram apresentadas. Sabemos que o diabo, nosso adversário, muitas vezes usa a sutileza para nos tirar da presença de Deus, no entanto, Daniel era fiel a Deus e de convívio de oração a Deus (Daniel 6.4,10)

O mais importante na vida do salvo é que ele não precisa gritar aos quatro ventos seus conhecimentos e seus talentos, se é que alguém tem algum dom por si só adquirido (Daniel 5.11,12). O homem de Deus não se gloria nem pede paga para fazer a vontade de Deus (Daniel 5.17). Muitas vezes alguém tenta tirar a glória de Deus com presentes, com prêmios com dinheiro. Porém aqueles que sabem que foram escolhidos por Deus mantêm-se firmes e contritos de coração (Salmos 51.17).


O CAMINHO ESPINHOSO DE JOSÉ, FILHO DE JACÓ

Havia uma inveja dos irmãos de José, porque percebiam que seu pai o amava mais que eles (Gênesis 37.3), não obstante a isso, José teve dois sonhos que eram como um enigma nos quais todos o reverenciavam inclusive seu pai e sua mãe (Gênesis 37.10). Muitas vezes a falta de maturidade nos deixa em maus lençóis, mas a misericórdia de Deus nos livra (Lamentações 3.22).

Muitas vezes o Senhor nos permite passar pelo vale da sombra da morte (Salmos 23.4; Gênesis 37.20-21) os momentos que José passou de angústia em poder seus irmãos foi de reflexão a tudo quanto havia dito sobre os sonhos a ponto de ser vendido como escravo pelos seus irmãos (Gênesis 37.28; Zacarias 13.6).

Mas o Deus que nós servimos é quem nos guarda (Sl 121.7-8). Ele provê todas as coisas, de modo que José foi parar na casa de Potifar, eunuco e capitão da guarda de Faraó, o qual percebeu que Deus era com ele e que tudo quanto fazia prosperava (Gênesis 39.3). Dessa forma Potifar o pôs sobre chefe de tudo quanto tinha dentro da sua casa. Quando andamos nos caminhos do Senhor até os ímpios [Deus faz] prosperar através de nós e o nome do Senhor é glorificado (Gênesis 39.5).

Nunca, todavia, devemos nos gloriar, pois o diabo nosso acusador não dorme e está sempre tentando nos humilhar nos envergonhar e tirar-nos da posição de servo fiel (Gênesis 39.7-9).

Devemos saber o que é nosso e o que é dos outros (Mateus 22.21), dessa forma todas as promessas de Deus se cumprem em nossas vidas, pois a promessa é para aqueles que permanecem (João 8.31). Não devemos tentar criar meios para alcançarmos os objetivos que Deus nos propôs, mas aguardar com esperança a vontade de Deus (Tito 2.13), pois aqueles que foram chamados a liderar precisam ter uma vida de devoção à obra de Deus. Neemias não só se preocupou com a restauração dos muros de Jerusalém e das suas portas, mas também com o estado religioso, quanto à forma de adorar a Deus, com todo o ritual, reverência e exclusividade (Neemias 10.31).

Sabemos que aqueles que ministram na casa do senhor têm uma grande responsabilidade e têm que ouvir a voz de Deus. Quando oramos estamos intercedendo ou suplicando, ou pedindo por alguém. Vemos que até mesmo o sumo-sarcedote oferecia sacrifício por si mesmo (Levítico 16.11). O rei se humilha diante de Deus em uma oração onde ele apresenta sua retidão diante de Deus (II Reis 20.1-3).

É comum um homem com poder ter uma vida cheia de pecados (II Samuel 16.22) e quando se está com o poder nas mãos não espera e não se respeita a ninguém (I Samuel 13.12-14). Sabemos que a oração é o canal de ligação do homem com Deus (I Reis 18.36-38), podemos aprender com várias pessoas na Bíblia Sagrada que venceram por ter uma vida de oração. Abraão orou (Gênesis 20.17-18) e Deus abriu a madre [de sua esposa], Ana orou e chorou amargamente (I Samuel 1.10), mas teve êxito no seu propósito (I Samuel 1.27).

Jó orou pelos seus amigos que o desprezaram no momento de maior dificuldade (Jó 42.8,9), mesmo, no tempo em que estamos vivendo onde a praticidade está a nossa volta precisamos viver em oração para vencermos todas as ciladas do diabo até o dia da redenção (I Coríntios 16.13). Amém. 




Comentários