Pesquisa

LIÇÃO 4ª- ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO CARLOS ANTONIO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS




Esmirna, A igreja confessante e Mártir

Texto Áureo

" Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10)

Introdução: " E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu" ( Ap. 2.8 ). Segundo o Dr.Russel Norman Champrin, a etimologia do nome " Policarpo " significa "muito forte" ou " frutífero ". Policarpo foi discípulo pessoal do apóstolo João, homem muito consagrado, foi o principal pastor da igreja de Esmirna durante o exílio do apóstolo João em Patmos.


Portanto acredita-se ter sido Policarpo o anjo referido nesta carta, porém o que sabemos com certeza é que este dedicado servo do Senhor foi martirizado no ano (155 d.c.) da nossa era cristã, mas não negou a sua fé no seu Senhor. Nele cumpriram-se as palavras do próprio Jesus: " Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" ( Ap 2.10 ).



Esmirna, significa " Mirra", uma substância amarga, porém, extremamente odorífera, usada como perfume e muitas vezes para unção de cadáveres para propósitos aromáticos. Esta palavra aparece em três dos evangelhos ( Mt 2.11; Mc 15.23; Jo 19.39). De acordo com H. lockyer, o nome descreve bem a igreja perseguida até a morte, embalsamada nos perfumes prévios de seu sofrimento, tal como foi a igreja de Esmirna.


Tempos difíceis foram aqueles, onde testemunhar e confessar a Cristo podia custar a própria vida!!. Muitas vezes já falei que nós aqui no Brasil somos bem-aventurados por não sofrermos perseguições como muitos irmãos nossos, que em pleno século XXI; continuam sofrendo por amor a cristo em muitos países do mundo. Porém como cristãos aqui no Brasil não estamos totalmente isentos de perseguições, recentemente assistir ao pastor Silas malafaia falando sobre a abertura de um processo que foi movido contra ele, e acatado por um procurador da república, e fiquei analisando e meditando sobre tal ação e percebir que tal acusação diz respeito não somente a ele, mas também a toda a igreja de Jesus no Brasil ( Jo.15.18,19 ).



Mas a exemplo de Esmirna que foi advertida sobre as tribulações e perseguições que sofreria, e mesmo assim permaneceu fiel ao Senhor ( Ap 2.10), nós também devemos procurar seguir o exemplo daquela igreja, mesmo sabendo que falta muita coisa para nós parecermos com aquela igreja, à propósito somente em Esmirna e filadélfia Deus nada reprovou!. Se em Éfeso o amor havia esfriado, em Esmirna o amor pelo Senhor era uma marca registrada daquela igreja. A igreja podia ser considerada pobre materialmente, enfrentar tribulações; e até mesmo a oposição daqueles que se diziam judeus e não eram, e como Jesus disse; eram na verdade da sinagoga de satanás, porém Jesus exaltou e louvou os fiéis daquela igreja dizendo, que eles poderiam até ser pobres materialmente, mas para com Deus eles eram ricos ( Ap 2.9 ).



E em contraste com laodicéia, cujo pastor ou anjo em sua soberba dizia " rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta, mas o Senhor disse: " não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".Vemos que, o que verdadeiramente importa é o nosso testemunho e confissão diante de Deus, e como Policarpo disse quando levado diante do governador e instado a negar a sua fé e o nome de Jesus, ele respondeu: " Oitenta e seis anos o servir, e somente bens recebi durante todo tempo, como poderia agora negar o meu Senhor e Salvador? _ Policarpo foi queimado vivo, mas glorificou a Deus.



Conclusão: " Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte "( Ap.2.11 ). Jesus nunca abandonará a sua igreja,ele sempre a fortalecerá nos momentos mais difíceis; à Esmirna ele apareceu glorificado como aquele que havia experimentado a perseguição, até a morte e havia vencido( Ap.1.17,18 e 2.8 ). Para nós ele continua falando: " Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. ( Mt.5.11,12) Amém.





Comentários