Pesquisa

LIÇÃO 5ª - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE DIRIGENTE AGUINALDO BARBOSA





Não ameis o mundo com suas novidades nem vos conformeis com ele (Rm 12.2) “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos, estou bastante alegre em Cristo por mais esta oportunidade de trazer um rápido comentário desta maravilhosa lição bíblica que traz por titulo; PÉRGAMO A IGREJA CASADA COM O MUNDO.


INTRODUÇÃO



Nesta lição bíblica que temos em mãos vamos aprender que devemos viver no mundo, mas nós devemos nos envolver em suas festas em suas crenças e pensamentos pois quando o homem esta longe dos planos de Deus o pecado para ele é algo comum pois julga que Deus deu-lhe liberdade e ousadia para fazer o que quiser sem culpa alguma, mas nosso Deus é zeloso e cuida bem de suas ovelhas (Sl 1.1)”Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”



Algo interessante que nos chama a atenção é que Pérgamo era uma metrópole bem sucedida rica e bem localizada, conhecida por sua grande e imponente biblioteca, quando o livro principal não era o centro dela, pois o livro principal não estava sendo reverenciado por falta de interesse próprio (Mt 22.29).



O que se pode dizer de Pérgamo: Capital da Ásia ou cidade de Misia (Ap 2.12-17) povo que adorava vários deuses entre eles (Baco deus da diversão e Asclépio deus da sanidade) de certa forma sabemos como foi Pérgamo de espaço para que satanás se entroniza-se e desvirtua-se a igreja(Ap 2.13) .



Quando o imperador romano Constantino se mostra simpatizante ao cristianismo e até professa a fé em Cristo Jesus e se coloca em defesa da igreja faz edito em favor da igreja e até por um tempo acaba com cultos pagãos, mais em seguida tenta ecumenizar os cultos entre os que criam em Cristo com aqueles que cultuavam outros deuses todo líder deve estar atento a tudo que ocorre na igreja do Senhor para não se deixar levar pelas artimanhas de satanás pois bem sabemos que o templo feito pelas mãos do homem também é chamada casa de oração



Pérgamo: capital da Ásia que adorava a vários deuses gregos entre eles Baco “deus da diversão” e Asclépio “deus da sanidade”. Constantino imperador entra em cena se mostra simpatizante ao cristianismo e até aceitou a fé e se coloca em defesa da igreja já faz edito em favor da igreja e ajuda financeira a igreja de Cristo une os templos pagãos a igreja de Cristo.



Sabemos onde tem dinheiro sempre há risco fraqueza ou tropeço isso ocorreu com a igreja para continuar recebendo ajuda financeira, começaram a tolerar alguns costumes pagãos dentro da igreja (2Co 6.14), em um tempo em que romanos e gregos cultuavam aos mesmos deuses com nomes gregos ou romanos, foram introduzidos alguns costumes entre eles.


ORAÇÃO PELOS MORTOS 300 d.c


ADORAÇÃO A SANTOS E ANJOS 376 d.c


ADORAÇÃO A MARIA (MARIOLATRIA) 431 d.c


OS SACERDOTES COMEÇAM SE VESTIR DIFERENTE DO POVO 500 d.c


EXTREMA UNÇÃO 526 d.


INSTITUIÇÃO A DOUTRINA DO PURGATÓRIO 593 d.c


OS CULTOS SÓ PODEM SER REALIZADOS EM LATIM 600 d.c



Pérgamo apesar de suas qualidades de fidelidade a Deus tinha no seio da igreja, alguns que discordavam da doutrina se apegando a doutrina de Balaão que lançava tropeço a Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e que se prostituissem. Existe algo interessante no homem o desejo de pecar (2 Tm 3.1,2,4,5) mesmo nos tempos remotos já haviam pessoas querendo tirar proveito da palavra de Deus trazendo falsos ensinos afim de arrastar para si multidões.



Os Nicolaítas: seguidores de uma seita que perturbavam as igrejas de Éfeso e de Pérgamo comiam alimentos sacrificados a ídolos e entregavam-se aos prazeres carnais (Ap 2.15) nos dias atuais vemos pessoas que foram salvas pelo evangelho de Cristo e congregaram com os santos e até se batizaram no batismo de arrependimento até que chegou o tempo em que se julgaram dignos de criar seu próprio ministério e criar sua própria doutrina mesmo que para isso leve algumas pessoas a viver uma vida fora dos padrões bíblicos.



Convencidos de que quando se está prosperando Deus está abençoando a vida do homem e para isso é só preciso que o homem oferte e dizime da forma como lhes é pedido, mas a bíblia nos diz que as bênçãos e o poder de Deus nem se vende nem se compra (At 8.17-22). Quando não há uma diferença na adoração a Deus com a adoração aos ídolos há um casamento quando alguém diz não quer saber de onde vem as ofertas e doações está dizendo publicamente que seu ministério nada tem com o reino de Deus pois o que é de Deus é de Deus, e o que é de ídolos é de ídolos (Mt 22. 20,21).



Não devemos nos preocupar com a aparência de santidade da igreja é preciso que a doutrina esteja sendo cumprida e que os dons espirituais sejam evidenciados na igreja e que haja uma distinção entre a igreja e o mundo as trevas e a luz as coisas santas e as oferecidas aos ídolos quando conseguimos , somos honrados por Deus nos manter firmes (Dn 3.28). Este episódio foi muito marcante na vida daqueles três jovens mesmo quando cativo terem sido bem recebidos, cuidados com tudo que era servido de regalia da mesa do rei mesmo assim não se esqueceram de onde vieram e quem eram para Deus (Ap 2.5).



Não é pelo cargo que nos é dado numa empresa ou pelo diploma que galgamos ou pela condição de vida que nos elevamos que vamos nos esquecer de que tudo que alcançamos foi pela misericórdia de Deus e que devemos amar a Deus acima de tudo.


CONCLUSÃO



Vivemos no mundo sem não nos envolver com suas cobiças (Sl 1.) devemos sempre fazer a diferença (Sl 1.2) para que sejamos sempre a luz do mundo e sal da terra pois sabemos que não há comunhão entre luz e trevas nas condições de haver uma relação afetiva entre um e outro pois fomos chamados das trevas para luz (1 Pe 2.9) e se permanecermos com Ele na luz o seu sangue nos purificará de todo pecado (1 Jo 1.7) por isso permaneçamos na luz amém.





Comentários