Pesquisa


LIÇÃO 4 - ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL




Escrito por Sara Carvalho, professora da classe dos adolescente


No décimo oitavo capítulo do livro de primeiro Reis encontramos a história belíssima de como o profeta Elias enfrentou os profetas de Baal. Assim como toda a bíblia, este fato nos impulsiona a termos mais coragem e fé diante dos obstáculos.

Para compreendermos o que aconteceu devemos conhecer quem era o deus Baal e o porquê do povo adorá-lo com tanto fascínio. A palavra Baal significa marido, proprietário ou senhor, e as pessoas o consideravam assim mesmo, um deus protetor que cuida de todos, sendo assim, muito popular. Era representando por estátuas em forma de touro. Porém os profetas de Deus eram exceção, eles sabiam que deveriam lutar contra aquela idolatria.

Em 1 Reis 18.19, vemos que os falsos profetas não eram guiados, logicamente, por Deus, mas sim, pelo rei Acabe e pela sua esposa. Isso mostra que eles não tinham nenhum compromisso com a verdade e com o povo, pois suas profecias eram destinadas para agradar os governantes, que eram ambiciosos e não tinham temor a Deus.

Acabe e Jezabel instituíram o culto pagão sobre todo o reino do norte e por isso adotaram um grande número de falsos profetas para que a idolatria fosse cada vez mais propagada. Não havia adoração consciente e nem tão pouco qualidade nos cultos a Baal.

 Então, Acabe, levou 850 profetas pagãos ao monte Carmelo para competirem com o poder e inteligência do profeta Elias, que era odiado por denunciar o pecado e a idolatria.

A luta contra cultos desorganizados, onde não há o propósito de exaltar o nome de Deus, continua ainda no meio de nós. Somos os profetas deste tempo, portanto, devemos combater as heresias e a falta de seriedade durante a adoração. O genuíno culto a Deus é aquele existe respeito, humildade e gratidão e se difere dos outros por nos deixar cada vez mais próximos de Deus.

Elias desafiou o povo a tomar uma posição – seguir aquele que fosse o Deus verdadeiro. Muitos ficaram em dúvida, apesar de conhecerem a Deus, não queriam deixar seus atos pecaminosos que lhes proporcionam prazer. É importante tomar uma decisão ao lado do Senhor, para que não existam arrependimentos futuros.
Para conseguir que descesse fogo do céu, os profetas de Baal passaram o dia inteiro clamando e fazendo sacrifícios, porém nada conseguiram. Então, Elias, restaurando o altar e com o coração humilde clamou ao seu Deus para que este manifestasse a sua glória perante todos. A oração do profeta foi ouvida, pois Deus não resiste aos pedidos de seus servos.

Mais do que uma mera disputa para provar quais profetas eram os melhores, isto provou que não há Deus como o nosso Senhor e só ele é digno de ser louvado. Não podemos nos calar ao ver que as coisas estão erradas no nosso meio, contudo, temos que orar a Deus com o coração quebrantado e tomar atitudes para mudar a situação. Podemos extrair diversas lições desta belíssima história, mas a mais importante foi a que Deus não tolera idolatria e que ele sempre responde e honra os seus servos.

Como Elias, podemos crer que independentemente daquilo que Deus nos ordenar, Ele proverá o necessário para que possamos completar a tarefa.



Comentários