Pesquisa

LIÇÃO 1ª- A APOSTASIA DO POVO DE ISRAEL







ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ


 







INTRODUÇÃO

A apostasia dos dias do profeta Elias e Eliseu não estão tão distante da apostasia dos últimos dias como está escrito pelo apóstolo Paulo (2Ts 2.3)”Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”  Mesmo que o referido pelo apóstolo não se refira a Israel mas a Igreja, estou apenas fazendo uma comparação.

Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa. Tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto. Dependendo de cada religião, um apóstata, afastado do grupo religioso no qual era membro, pode ser vítima de preconceito, intolerância, difamação e calúnia por parte dos demais membros ativos.


Apostasia da Fé Cristã, ou seja, do Cristianismo primitivo, na óptica das diversas religiões cristãs, é controverso. Existe uma notória diferença entre apostasia da Fé Cristã e apostasia de uma determinada organização religiosa. As igrejas cristãs trinitarianas, consideram apostasia o afastamento do fiel do seio da igreja invisível, igreja católica, para abraçar ensinos contrários aos fundamentos bíblicos, o que é denominado heresia. Para os trinitarianos, após conhecer o evangelho e estar envolvido com a Palavra Sagrada, para depois negar que a salvação vem de Jesus como único e suficiente salvador é apostatar do ensino mais básico do cristianismo. Este tipo de apostasia é considerado extrema ingratidão e ponto central entre todas as igrejas trinitarianas.


(O que vai ser da igreja com a nova geração, as irmãs que passam o dia no circulo de oração orando pela igreja pelo ministério, os doentes, o país, com esta geração o que será de nós igreja.) De que maneira está igreja vai se comportar nos últimos dias com a apostasia, na Bíblia Sagrada está nos mostrando que serão tempos difíceis em (Lc 18.8.b) “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” As vezes as pessoas estão esperando um motivo para manifestar a sua falta de fé, eu vejo dois tipos de apóstata o confesso e o oculto, o confesso ele está no mundo e o oculto está na igreja.


Um ponto importante que devemos focar é que Acabe não era um rei estrangeiro, mas um rei hebreu que deixou de seguir ao Deus verdadeiro para seguir um deus pagão bestializam-te e inexistente. Elias foi vítima dessa deserção acabiana, o profeta de Deus não poderia profetizar na própria terra que Deus tinha dado ao povo hebreu. Houve uma inversão, ao invés de a prática do culto verdadeiro ser comum, na realidade passou a ser mal visto, caracterizando a verdadeira apostasia no reino de Israel, apostasia em massa, pois a idolatria foi regulamentada e institucionalizada (1 Rs 16.32)
Mas, a apostasia do povo não foi completa, pois se afirmarmos assim estaremos sendo no mínimo injustos e desonestos, pois haviam mais de 7 mil remanescentes (1 Rs 20:15). Alguns ficaram, mesmo em silêncio adorando a Deus, outros ficaram, junto ao rei, coxeando entre dois pensamentos (1 Rs 18:21) e outros adoravam só a Baal, deserdaram de vez, caíram nas graças da rainha Jezabel e do culto baalin.



Elias, que significa “meu Deus é Jeová”, reflete seu caráter, um homem totalmente dedicado ao Senhor. Devido a esse compromisso, Deus pôde usá-lo poderosamente. Sua biografia é uma das mais coloridas e excitantes da bíblia. Sua história é contada no meio dos relatos dos reis de Israel e Judá, entre 1 reis 17 e 2 reis 2. Esses capítulos mostram três aspectos essenciais para se entender o papel deste profeta e seu ministério: Os milagres, a mensagem e o próprio homem.


Aqui está a apostasia na sua forma mais clara: quando o povo de Deus abandona a verdade que o salvou. Deus estava a dizer basicamente a Israel, “Vocês outrora professaram a sua fé e creram, mas agora tornaram-se traidores dessa verdade. Vocês deixaram os caminhos antigos, inventaram métodos feitos por homens. Vocês já não Me amam, e pararam de confiar em Mim; em vez disso, seguem o seu próprio caminho. E isso provocou a Minha ira”.


Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe estranhos” (Ez 16:32). Aqui, numa palavra, vemos a tendência do povo de Deus. Em suma, temos tendência para a apostasia. Muitos de nós, em certa altura da nossa caminhada com Deus, esquecemos o nosso começo. Esquecemos como foi ser encontrado em pecado, purificado, amado e abençoado por Deus. E ao longo do tempo nos tornamos mornos ou frios em nosso amor por Ele. Outros amores se infiltraram.


QUAL SERÁ A CAUSA DA APOSTASIA DO ÚLTIMO DIA?


Nós vimos qual a causa da apostasia  em Israel, mas qual a causa da apostasia dos últimos dias? Qual o apóstolo Paulo escreveu.
Vou dar um exemplo primordial de onde podemos ver esta grande apostasia tendo lugar hoje. A Igreja Episcopal tem regularmente, desde alguns anos atrás, aparecido nas manchetes. É uma das denominações maiores e mais antigas no mundo, uma igreja cujas origens estavam firmemente arraizadas no ensino bíblico. Pregava o evangelho de um Salvador ressurreto, e seus púlpitos eram abençoados com profetas e pregadores santos. De fato, a influência piedosa da Igreja Episcopal espalhou-se por todo o mundo, desde a Europa até à África e às Américas.


Agora, no entanto, esta igreja outrora dedicada caiu em apostasia. Estamos a falar de pessoas que se afastaram em muito dos seus princípios:

    A denominação é uma das primeiras a ordenar um bispo homossexual.

    Alguns líderes episcopais estão tentando “desmascarar” a divindade de Jesus.

    Recentemente, bispos e leigos líderes afirmaram que as dioceses da igreja podiam interpretar a Trindade como lhes conviesse. Deus pode ser feminina, Jesus um pensamento amoroso, e o Espírito uma escolha individual. Isto é blasfêmia absoluta!

    O novo bispo principal eleito é uma mulher que adotou a programação gay, e a denominação se prepara para uma divisão. Igrejas locais estão cortando os fundos, e bispos africanos já estão fartos, declarando que as igrejas americanas estão caindo em apostasia. Enquanto isso, o número de membros está a diminuir.


Na Inglaterra, vemos exatamente a mesma coisa acontecendo com a Igreja Anglicana. Esta denominação tem encolhido tanto que os edifícios de igrejas que existiam há séculos estão agora cerrando as portas de forma definitiva. Este processo é chamado “desconsagração”. Estas estruturas magníficas outrora ficavam empanturradas de crentes zelosos. Mas a situação dos anglicanos tem se tornado tão apóstata que eles tiveram de vender uma série de prédios da igreja, alguns dos quais acabaram por ser transformados em clubes noturnos, museus de ocultismo e até mesquitas.


CONCLUSÃO


Eu estou encerrando meu comentário por não ter uma definição concreta de quando e como nos últimos dias ocorrerá o movimento apóstata no Brasil e em outros lugares. Na minha opinião ele já está se infiltrando em nossas igrejas. A preocupação é que ela não venha se contaminar como as igrejas na Europa.


Deus está nos dizendo, em resumo: “Apesar de toda a sua apostasia, de toda a sua rejeição em relação a Mim, de todos os seus retrocessos – na hora da aflição que virá sobre a terra, Eu me lembrarei da aliança que fiz contigo na sua juventude”. Em outras palavras, tudo isto acontecerá por causa da Sua misericórdia sobrenatural.


Amado, esta é a Nova Aliança, feita no calvário. Pense nisto: Jesus veio a um mundo que estava em total apostasia, morto em ritualismos, limitado pela corrupção. Ele não veio como resposta às orações dos homens, porque muitos poucos O procuravam. O mundo naquele tempo adorava ídolos e falsos deuses, tal como a humanidade faz hoje. Israel era apóstata. A vinda de Cristo foi um puro ato de misericórdia, imerecida por todos.


Eu acredito que uma grande colheita de almas ainda irá acontecer na moderna Sodoma. Por todo o mundo, igrejas serão abençoadas e maravilhadas pelo remanescente de crentes famintos que virão de todas as nações. Esses irão reconhecer a voz do Senhor, O qual estará dizendo, “Estou te reconduzindo de volta ao teu começo em Mim”. E os seus corações irão despertar, respondendo, “Senhor, leva-me ao meu primeiro amor por Ti.”






 
 
 

Comentários