Pesquisa

LIÇÃO 2ª- ELIAS, O TISBITA





ESCRITO PELO NOSSO VICE DIRIGENTE EM PEREIRA CARNEIRO 1 O IRMÃO AGUINALDO BARBOSA 



A graça de Deus e a paz do Senhor para todos. Que possamos em 2013 ser mais fiéis ao Senhor, é com muita satisfação e alegria que trago este simples comentário da escola dominical em “Pereira Carneiro 1”, lição em foco Elias o Tesbita.



INTRODUÇÃO



Louvamos a Deus porque ele não faz acepção aqui na terra do desconhecido Ele faz conhecido a todos (Mq 5.2; Mt 2.6). Muitos dos personagens Bíblicos surgiram do anonimato direto ao estrelato (Gn 14.18-20; Hb 7.1,3) temos pouco sobre Elias a apresentar em termos de descendente ricos e importantes mais vimos na sua vida e seu ministério a mão do Deus altíssimo agindo.



ELIAS O TESBITA



Tesbita lugar de origem Tesbe segundo alguns historiadores ficava em Gileade entre os rios Jarmuque e Jabuque na transjordânia de onde ele saiu do anonimato para se tornar um dos importantes profetas o nome de Elias sig: No hebraico “ELYAHU” que quer dizer Jeová é Deus sua mensagem e proclamação é “VIVE O SENHOR” Elias é também conhecido como o profeta  de fogo (1Rs 18.24,38). O ministério profético de Elias não cresceu porque tinha palavras doces e agradáveis para reis e príncipes mais porque ele tinha comunhão com Deus (2Rs 1.3-4) não fazia questão de se vestir elegante mais sua forma de vestir era reconhecido (2Rs 1.7-8)



Elias era ousado pois quando necessário se apresentava diante do rei e dizia o decreto de Deus (1Rs 17.1; 18.15-16) a preocupação principal de Elias não aparecer para o povo e assim ser estimado mais mostrar ao povo que Deus era fogo consumidor (1Rs 18.36-38).



UM MOMENTO DE FRAQUEZA



Enquanto nesta terra vivendo cercado de todo tipo de pecado mesmo estando em comunhão com Deus muitas vezes vem a tristeza o cansaço e o desânimo e pensamos que vamos sucumbir. (1Rs 19. 1-4; Mt 14.28-30).



CHAMADA DE ELIAS E A MÃO DE DEUS CONFIRMANDO SEU MINISTÉRIO



A melhor coisa na vida do salvo é sentir que Deus participa da sua vida com sinais evidentes (Mt 7.16) Pelas nossas ações somos conhecidos a vida de Elias foi marcada pelas operações e maravilhas que Deus fez através do profeta Elias, o profeta fala pela boca de Deus (1Rs 17.24; 19.10,14). Elias tinha ousadia e autoridade para falar em nome de Deus (1Rs 17.1) através de Deus realizou milagre multiplicando a farinha e o azeite da viúva (1Rs 17.14-16) ressurreição do filho da viúva (17.20-23) ordena o retorno da chuva (1Rs 18.1; 41-45) faz cair fogo do céu (2Rs 1.10) e de forma espantosa foi tomado pelo redemoinho ( ll Rs 2.11) parece com  Moisés na  a 852) a.c período do reinado de Acabe e acazias a decadência política de Israel e religiosa seguia-se rei após rei tendo por cabeça Jeroboão, em seguida Baasa (1Rs 15. 33-34) depois elã seu filho reinou também (1Rs 16.8,13) em seguida zinri (!Rs 16.15,18-19) também reinou Onri sobre Israel constituído pelo povo (1Rs 16.16,22,25) e por fim veio Acabe que superou todos os reis que lhes antecedeu levando o povo a uma apostasia em relação ao Deus altíssimo (1Rs 16.28-30).



SITUAÇÃO SOCIAL DE ISRAEL NO PERÍODO DO REINADO DE ACABE



Foi um rei que se destacou na política e muito estrategistas em fazer aliança com as nações vizinhas expandiu o território de Israel e até fortificou a cidade de Jericó (1Rs 3.4) fez um laço de aliança com Judá casando sua filha Atalia com  Joroão filho de Josafá  mantendo a paz e desenvolvendo um comércio lucrativo.



OS PROFETAS E A POLÍTICA



Os profetas e os reis nem sempre estavam de comum acordo (2Rs 22.16-18) mais algumas vezes eles serviam como conselheiros no caso de Natã (2Sm 7.2-3) mas alguns profetas foram ignorados no velho Testamento, por apontarem os pecados dos reis a ponto de Elias ter sido acusado de ser perturbador de Israel (1Rs 18.17-18) tudo porque Elias denunciava as práticas pecaminosas de Acabe.



 A QUESTÃO RELIGIOSA NO TEMPO DO PROFETA ELIAS



Não é bom solucionar um problema com outro problema pois a cada dia que passa ficamos mais embaraçados foi o caso de Acabe para poder resolver alguns problemas casou com Jesabel filha do rei dos sidônios e era pagã (1Rs 16.31).



A FRAQUEZA DE UM REI



Acabe não tinha pulso religioso nem convicção de sua fé pois aceitou e adotou culto a baal tentando tirar a atenção do povo de Jerusalém para adorarem aos deuses que sua esposa adorava (1Rs 18.22) o verdadeiro salvo mantém sua fé viva mesmo distante do âmbito religioso (Dn 6.7,13).



PALAVRA CONCLUSIVA



De certa forma estamos vivendo uma apostasia mas que estejamos trocando o lugar de adoração ou seguimento religioso pois não estamos dando a Deus uma adoração unânime e prioritária (Mt 6.33) o reino de Deus está sendo trocado pela praticidade e as novidades desse século em que estamos vivendo, estamos interagindo muito, compartilhamos muito nos relacionando virtualmente muito e orando pouco a diversão está tomando lugar em nossas mentes de forma que quando nos sobra um tempo maior em vez de nos resguardá-nos a oração vamos a diversão e depois ficamos sempre a perguntar onde está os milagres, os prodígios e maravilhas, as curas divinas e os batismos com Espírito Santo de Deus está procurando os homens de Deus como Elias, um Jó, procurar estar sempre fazendo a vontade de Deus. REFLEXÃO (2Tm 2.15).



AMÉM!



Comentários