Pesquisa

LIÇÃO 6ª- A VIÚVA DE SAREPTA




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO IRMÃO FLÁVIO JOSÉ PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES










INTRODUÇÃO

Na antiguidade as viúvas eram descriminadas pela sociedade local, e pior seria si não tivessem filhos, que não era o caso da viúva de Sarepta. Deus com o seu cuidado com Elias beneficiou a viúva e seu filho, quantas pessoas são beneficiadas por esta no caminho do crente. Eu estava viajando a trabalho na Europa especificamente na Alemanha e pela manhã quando sairmos para trabalhar de carro, sofremos um acidente, uma colisão com outro carro e nesta colisão tenha nos carros seis pessoas entre elas dois crentes, resultado todos ganharam, o livramento de Deus foi para os seis. Ela acreditou no Deus de Elias como ela falou “Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco e um pouco de azeite numa botija;”

Louvado seja o Senhor de Israel e louvado seja aquele que acredita na palavra do Senhor como foi a viúva de Sarepta. Ontem, vimos que Deus não está limitado pela geografia. Hoje, vemos que Deus não tem as mesmas limitações humanas. É Deus quem ordena nesta história. Ao longo da narrativa, está claro que Deus está no controle, algo também muito importante no contexto maior do ministério de Elias na grande batalha entre o Senhor e Baal. Nada e ninguém pode impedir o cumprimento da vontade de Deus. Mais tarde, na história, veremos que nem mesmo a morte pode interferir nos propósitos de Deus. Embora sejam lançados sobre nós coisas e eventos nocivos ou prejudiciais à nossa vida, os propósitos de Deus para nós sempre são bons, embora não possamos ver isso imediatamente. Precisamos aprender a confiar nEle em todas as situações, tanto nas boas como nas más, pois inevitavelmente nos encontraremos em ambas.

ELIAS EM TERRA ESTRANGEIRA

Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício (1 Rs 17.9). A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel (1 Rs 16.31). Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma! No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta (1 Rs 18.10). São nas coisas menos prováveis que Deus realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de Deus para a efetivação do seu propósito, De proteger o profeta.

Mas Deus operou maravilhosamente na vida da viúva e de seu filho, dando a eles livramento de morte. A fome durou um total de três anos e meio. Elias passou vários meses junto ao riacho de Querite, mas mesmo levando isso em consideração, a farinha e o óleo da viúva provavelmente duraram pelo menos dois anos e meio. Observando a providencia de Deus podemos dizer que Ele é Deus provedor de todas as coisas. A confiança do crente, é fundamental para a operação de Deus em suas vidas (Mt 6.33) “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

CONCLUSÃO


Para quem obedece ao que o Senhor pede, mesmo passando pela seca – há o sustento Deus usa instrumentos inesperados Deus sempre tem um segundo plano. Por mais que se esforce no mundo, o homem não consegue o sustento suficiente para atender às suas necessidade espirituais. Ele precisa estar na igreja, na comunhão do corpo, onde será ajudado pelos seus membros, onde receberá os benefícios do Poder do Sangue de Jesus (seu Espírito que opera na igreja) e da sua Palavra revelada.

Comentários