Pesquisa

LIÇÃO 5ª- UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO



UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA CHARLENE DA CLASSE DOS JOVENS



INTRODUÇÃO

 

I. ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS

II. AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS

III – AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS

IV – O SOCORRO DIVINO


 

 Texto áureo

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”
2 Coríntios 4:8-9
*    Os conflitos de Elias o levaram a enfrentar períodos de depressão e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o superar.



Leitura bíblica em classe
V-2. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
V-3. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
V-4. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
V-5. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
V-6. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
V-7. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
V-8. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe


ELE [ELIAS], SE LEVANTOU, E, PARA ESCAPAR COM VIDA, SE FOI.                  À expressão da fé de Elias, e às suas vitórias sobrenaturais, no cap. 18, seguiram-se o medo, a fuga para salvar a vida e o desânimo — tudo resultando do propósito de Jezabel de destruir a vida do profeta (v. 2). Ver (Anexo I Fig.1).

 (1) Posto que Elias não recebera nenhuma mensagem do Senhor para permanecer em Jezreel, sua presença ali significava arriscar desnecessariamente a sua vida (cf. 18.1). Seguiu então para o monte Horebe (i.e., o monte Sinai).

 (2) A retirada forçada de Elias para o território de Judá e o deserto é um exemplo daqueles que “por causa da justiça” (ver Mt 5.10 nota) são maltratados e forçados a andar errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hb 11.37,38). De maneira semelhante a Elias, há profetas que tiveram de deixar suas igrejas; pregadores, os seus púlpitos; professores, as suas salas de aula; e leigos, os seus empregos; por se posicionarem contra o pecado, por falarem segundo a Palavra de Deus, e seguirem o caminho da justiça, por amor do nome de Deus. Grande é o seu galardão no céu (Mt 5.10-12). 19.2 A versão grega (LXX) acrescenta aqui a frase:  Se tu és Elias, eu sou Jezabel.  Essa frase não aparece no texto hebraico. Sobre os significado desses nomes, ver  1Rs 17.1 , nota . 19.3 Berseba: Cidade situada no extremo meridional de Judá, a 210 km ao sul de Jezreel.



O entusiasmo se acabou…
O desgaste físico e espiritual deixou Elias  a beira da depressão, do medo e da decepção. Jezabel ainda queria matá-lo, e por isso Elias fugiu para o Sul, até o deserto e o Sinal (o monte Horebe ), chegando novo alento da comida e da água fornecido pelo anjo com senso prático.  No lugar onde que se revelou a Moises, Deus falou com Elias. Não de forma espetacular, mas em meio ao silêncio. Autocomiseração chegou ao fim, ele tornou a ver as coisas nas sua devida proporção, e o caminho a frente foi mapeado com clareza. Elias 



SENTIRÁ TERRIVELMENTE SOLITÁRIO, acreditando que seu trabalho chegando ao fim. Deus lhe deu um companheiro e sucessor. A obra de Deus teria continuidade. 19:4 TOMA AGORA A MINHA VIDA.   Elias — tomado de cansaço, desânimo, tristeza, orou pedindo a Deus que Ele o dispensasse do pesado ministério profético e o deixasse partir para o descanso celestial.



1.      Os sentimentos de Elias não eram muito diferentes.
                                 I.             Apóstolo Paulo, quando afirmou ter “desejo de partir e estar com Cristo” (Fp 1.23),                                     
                              II.             Dos heróis da fé, que “desejam uma [pátria] melhor, isto é, a celestial” (Hb 11.16; ver também Moisés, em Nm 11.15).
2.      Algumas das razões de estar Elias profundamente desanimado.                                                

                                 I.            Aparente fracasso: ele esperava a conversão de todo o Israel, e possivelmente, até mesmo de Jezabel; mas agora, pelo contrário, tinha que fugir para salvar sua vida. A esperança, a labuta e o esforço da sua vida inteira findavam agora em fracasso, conforme parecia (vv. 1-4).                                                                                                                                                
                              II.            Solidão: julgava ser ele o único que batalhava pela verdade e justiça de Deus (v. 10; cf. Paulo, 2 Tm 4.16). (c) Exaustão física depois de uma longa e árdua viagem (vv. 3,4; 18.46).  19.4  Senhor  Ver  1Rs 1.17 , n.  Acaba… com a minha vida!  Jn 4.3 .  os meus antepassados  Elias está falando sobre os israelitas que morreram no deserto a caminho da Terra Prometida.


 19.4 O  zimbro  (ou retama) é o maior arbusto em tamanho das regiões desérticas da Palestina e Arábia; oferece uma sombra muito apreciada pelos viajantes (cf.  Jó 30.4 ;  Sl 120.4 ).  d 19.4 Cf.  Nm 11.14 ;  Jó 7.15 ;  Jn 4.3,8 . Ver (Anexo I. fig.3).
19:5 UM ANJO O TOCOU. Deus cuidou do desalentado Elias de modo compassivo e amorável (Hb 4.14,15).
        i.          
                        Permitiu que Elias dormisse (vv. 5,6).
      ii.            Fortaleceu-o com alimentos (vv. 5-7).
    iii.            Propiciou-lhe uma revelação inspiradora do seu poder e presença (vv. 11-13).
    iv.            Concedeu-lhe nova revelação e orientação (vv. 15-18).
      v.            Deu-lhe um companheiro fiel e fraterno (vv. 16,19-21). Noutras palavras, quando o filho de Deus enfrenta o desânimo, no desempenho que Deus lhe confiou, ele pode suplicar a Deus, em nome de Cristo, que lhe dê força, graça e coragem, e os capacite diante de tais situações (Hb 2.18; 3.6; 7.25).
19:5 UM ANJO O TOCOU.  Deus cuidou do desalentado Elias de modo compassivo e amorável (Hb 4.14,15).
       I.         
                        Permitiu que Elias dormisse (vv. 5,6).
    II.            Fortaleceu-o com alimentos (vv. 5-7).
 III.            Propiciou-lhe uma revelação inspiradora do seu poder e presença (vv. 11-13).
 IV.            Concedeu-lhe nova revelação e orientação (vv. 15-18).
    V.            Deu-lhe um companheiro fiel e fraterno (vv. 16,19-21). Noutras palavras, quando o filho de Deus enfrenta o desânimo, no desempenho que Deus lhe confiou, ele pode suplicar a Deus, em nome de Cristo, que lhe dê força, graça e coragem, e os capacite diante de tais situações (Hb 2.18; 3.6; 7.25).


19:8 QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES.   
Alguns consideram o jejum aqui mencionado, bem como o de Moisés (Êx 34.28) e o de Jesus (Mt 4.2), como casos de jejuns prolongados. Porém, os casos acima não são de jejum no sentido comum. Moisés, na presença de Deus e envolvido na nuvem, foi sustentado de modo sobrenatural. Elias foi alimentado duas vezes de modo sobrenatural, o que lhe propiciou forças durante quarenta dias (vv. 6-8). Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, e não sentiu fome a não ser depois de quarenta dias (ver Mt 4.2 nota; 6.16 nota).
19.8 Horebe:  Mais conhecido como  Sinai.  Ver  Êx 3.1 , n. Elias vai para  o monte de Deus,  onde o  Senhor  havia se revelado a Moisés e havia estabelecido a sua aliança com Israel. Esse retorno às origens manifesta o seu propósito de restaurar a fé israelita em toda a sua pureza.


1Rs 19.1-18  Elias fugiu da rainha Jezabel e chegou até o monte Sinai, onde o  Senhor  havia aparecido a Moisés ( Êx 3.2-15 ) e onde havia feito a sua aliança com o povo de Israel ( Êx 19—34 ). No encontro de Deus com Elias, Deus não falou por meio do vento, ou do terremoto, ou do fogo ( Êx 19.16 ;  20.18 ;  Dt 4.11 ;  5.22-24 ;  Jz 5.4-5 ), mas por meio de “uma voz calma e suave” (v.  12 ).
Há pessoas cansadas e desconsolada, feridas no corpo e na alma que vivem sem direção na vida, sem paz na alma sem sorrisos nos lábios, sem amor no coração e sem Deus no mundo. Muitas delas já tentaram buscar algo que lhes preencher ou lhes trouxesse  alívio. Mas não encontraram. Embrenharam-se  nos prazeres da vida, na construção de relacionamentos, na aquisição de bens  e até na satisfação de seus próprios desejos. O resultado, porem, foi o aprofundamento do vazio, do desespero, da desagregação família. Parece que tudo piorou. O vazio e a desesperança continuam a dominar o coração.    
A essas pessoas Jesus faz um convite:   Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:28-29.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;



2 Coríntios 1:3.
A dor é a experiência mais comum da vida. há dor física e dor emocional. há dor que atinge o corpo e dor que assola a alma. Um dos retratos mais dramático dessa amargura experiência é a família do patriarca Jó, que passou pelo terrível drama da dor. Jó era homem rico e pai exemplar. Sua vida estava certa com Deus com os homens. Deus testificou  de sua integridade, mas satanás questionou suas motivações. Deus permite a Satanás tocar nos bens, na família e na saúde de Jó. Deus, então, constitui Jó seu advogado, e Satanás  tira do servo do Senhor seus bens, seus filhos  e sua saúde. Jó vai á falência. Perde seus dez filhos num único acidente e enterrar todos eles no mesmo dia. Assolado por uma dor indescritível, prostra-se, adora a Deus e diz:  E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.


Jó 1:21.
O sofrimento de Jó não parava ai. Ele foi afligido também por uma doença terrível. Seu corpo  ficou tomado por chagas. Sua pele necrosou sobre os ossos pontiagudos. Ele perdeu o apoio  da mulher e ainda recebeu injurias acusações  dos amigos. Nesse mar revolto  de dor, Jó não blasfemou contra Deus. ao fim, o Senhor lhe restaurou a sorte e lhe devolveu o dobro de tudo quanto possuíra. O Deus de Jó é também o seu Deus:  Espere nele, e sua restauração brotará sem detença!
Se eu falar, a minha dor não cessa, e, calando-me eu, qual é o meu alívio?
Jó 16:6.
-Hernandes dias Lopes -



”Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado".
Hebreus 4:14-15.
Ele sofreu muitas dores para ser tão humano quanto da esquina. Não precisava estudar, mas mesmo assim foi á sinagoga.
Ele não precisava receber salário,mas ainda assim trabalhou  na oficina.
Ele conheceu a comunhão dos anjos  e ouviu as harpas do céu, mas ainda assim foi a festa promovida por coletores de imposto.
E sobre ombros foi colocado o desafio de redimir a criação,Deus surpreendeu a todos, Ele se tornou homem.
-Max Lucado- Seu nome é Jesus.
Jesus na sua onisciência ele sabia o quanto iria padecer a traição, ingratidão do povo, pela sua criação ele se entregou  não abriu mão por amor a nós...
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz".
Filipenses 2:5-8
Há um hino cantado por um grupo chamado NOVO TOM; COM A SENGUINTE LETRA.

O mundo corre em busca de sucesso,
E a vida em tanta guerra se desfaz
O homem sonha as glórias do progresso,
Mas anda velozmente para trás
Só Deus concede a glória verdadeira,
Só nEle a vida tem real valor
É Ele quem promete um mundo novo
Sem medo, sem tristeza e sem rancor
A glória desta terra é passageira,
A vida passa e tudo que ela traz
Não temo o futuro,
Pois tenho Deus comigo
Pode cair o mundo, estou em paz
Entrega teu caminho ao Senhor,
Confia nEle e o mais Ele fará
É esse o sucesso verdadeiro
Estar no mundo, mas em Deus confiar...





E destacando a seguinte estrofe
Só Deus concede a glória verdadeira,
Só nEle a vida tem real valor
É Ele quem promete um mundo novo
Sem medo, sem tristeza e sem rancor
A glória desta terra é passageira,
A vida passa e tudo que ela traz
Não temo o futuro,
Pois tenho Deus comigo
Pode cair o mundo, estou em paz...


certa vez Jesus disse aos seus discípulos...
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?                                                                               
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? ...De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 

Mateus 6:25-26,30-32
Isso é a extensão do seu amor tudo isso para que você soubesse que ELE MORREU POR AMOR A VOCÊ!!!
Saiba, que antes de quaisquer coisa que venham nos acontecer e venha nos causar algum dano, lembre-se que Cristo padeceu por nós primeiro antes da nossa existência.
"Quando ninguém mais lhe der atenção, Jesus lhe dará as palavras da eternidade".
-Max Lucado-
19.11  o  Senhor  passou por ali  Êx 33.22.
12 e, depois do terremoto, um fogo;  porém também  o  Senhor  não  estava  no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.
13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que  veio  a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
1Rs.19.11-13.
 Elias vai para  o monte de Deus,  onde o  Senhor  havia se revelado a Moisés e havia estabelecido a sua aliança com Israel. Esse retorno às origens manifesta o seu propósito de restaurar a fé israelita em toda a sua pureza.
Veja que o Senhor se revelou a Elias e o mesmo o Senhor o levou numa carruagem de fogo.





  
“Jesus é especialista em restaurar a esperança da alma”  -Max Lucado-



Fig.4.Poço em Berseba.
 



   




 


Comentários