Pesquisa






ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ, EM PEREIRA CARNEIRO 1.








INTRODUÇÃO
A sabedoria dos homens não mudara o seu destino, o pecado gerou a morte para todos. Nos dias de hoje vemos o que a sabedoria tem feito, o mal no mundo, a tecnologia tem destruído o meio ambiente. O mal-estar na civilização é um texto do médico e fundador da psicanálise Sigmund Freud que discute o fato da cultura - termo que o autor iguala à civilização - produzir um mal-estar nos seres humanos, pois que existe uma dicotomia entre os impulsos puncionais e a civilização. Portanto, para o bem da civilização, o indivíduo é oprimido em suas pulsões e vive em mal-estar. É um dos principais escritos onde Freud esboça a relação entre os elementos de sua teoria da consciência com uma teoria social, o outro texto é O futuro de uma ilusão. Quantas e quantas vezes, no nosso dia a dia, precisamos ter sabedoria para tomarmos decisões, para decidirmos problemas, para darmos uma palavra de conforto, para darmos uma resposta sabia. Parece que a cada minuto de nossa vida temos que tomar decisões e, muitas vezes, elas são realmente muito difíceis. Então como é que eu, como você devemos fazer para adquirir sabedoria?

A SABEDORIA

Sabemos que na história de Israel vamos ver algumas influencia de outros povos, na sua cultura, na sua forma de lida com a vida e principalmente na sua sabedoria independente de suas influencias este povo tem sua marca na história através de grandes sábios, que até hoje seus ditos são apreciados por todas esferas da sociedade, e é o que vamos conhecer um pouca desta sabedoria e dos seus sábios. É um prazer observar sabedoria e conhecimento num homem. Quanto mais então achar em Deus sabedoria e conhecimento insuperável e infinito. A beleza do caráter de Deus é que cada um dos Seus atributos complementa os outros atributos. Nós já consideramos o infinito poder de Deus – Sua onipotência – a qual Lhe possibilita fazer qualquer coisa que Ele escolher. Então Deus deu a Salomão sabedoria e mais outras duas coisas que complementaria a sabedoria do rei (1 Rs 4.29) “E deu Deus a Salomão sabedoria, e  muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.” De que adianta a sabedoria sem a humildade? Qual é o efeito dela? Vemos Salomão em um momento de adoração a deuses estranho e deixando que a falta da humildade sufoque a sua sabedoria, Deus não só deu a sabedoria com a largueza de coração, como o entendimento para não só julgar o povo mais na intenção de não adorar a outro Deus. Nos podemos ver na escrituras que ele já tinha a sabedoria humana (1 Rs 3.10-12) “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse está coisa. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo; eis que fiz segundo as tuas palavras,eis que ti dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti igual se não levantará. Temos outro exemplo de sabedoria na Bíblia, o profeta Daniel (Dn 2.30). Se existe algo que a Bíblia nos ensina sobre Deus, é que Ele é totalmente sábio.  Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento têm. (Jó 12:13).Porque Deus é a fonte da sabedoria humana;  Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Pv 2:6).

CONCLUSÃO


Tudo isso (contar sem números e endireitar o torto) é como correr atrás do vento: jamais se alcança. A sabedoria composta por verdades individuais é tolice: não leva a lugar nenhum. O único Sábio do universo é Deus e por isso ele promove a ação universal. Essa ação é o que está acontecendo e, por isso, não existe o se (se fosse de outra forma, se aquilo mudasse). O verdadeiro saber é participar dessa sabedoria. O resto é tolice de criança. Viver não é compreender para construir, mas construir sem compreender. Viver é deixar a vida fluir em Cristo, vivenciando os acontecimentos, pessoas e objetos sem por que, como, quando ou onde. A verdadeira sabedoria é demonstrada por aquele que vive a vida sem compreender os acontecimentos. Esse participa da Sabedoria Universal de Deus.

Comentários