Pesquisa

LIÇÃO 3ª - TRABALHO E PROSPERIDADE

        

  ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR CARLOS ANTONIO DA CLASSE DAS SENHORAS.


       Trabalho e Prosperidade
                                                       Texto Áureo

"A benção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores" ( Pv 10:22 )

Introdução: A Bíblia é um livro que possui em seu texto muitas figuras de retórica, tornando a ideia enfática e mantendo sempre a clareza do pensamento. A Bíblia é assim um livro de metáforas, símiles, alegorias, tipos, símbolos, etc. O livro de Provérbios utiliza vários mecanismos literários a fim de apresentar máximas práticas para a vida através de figuras criativas, analogias surpreendentes e contrastes. Na lição de número três veremos como os sábios utilizaram metáforas para descrever a natureza do trabalho e sua importância. Antes de tudo é necessário conhecer o significado da palavra trabalho: "trabalho" vem do Latim TRIPALIUM, que designava um instrumento de tortura cujo desenho felizmente se perdeu, mas que era formado por três estacas agudas ( tri+ palum ). 



Esta palavra passou ao Francês como TRAVAILLER, significando " sofrer, sentir dor", evoluindo depois para "trabalhar duro". Este significado pode nos deixar até mesmo desanimados quando ouvirmos falar de trabalho, porém o dicionário aurélio mostra-nos que esta palavra possui outros significados de igual importância como por exemplo: " Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim". Sendo assim a Bíblia mostra-nos que o trabalho pode ser uma benção ao invés de  uma tortura ou escravidão. Quando usamos a inteligência e sabedoria que Deus nos deu para alcançarmos objetivos práticos e necessários à nossa vida, como a manutenção e provisão de nossas famílias vemos que Salomão tinha razão quando fala dos bens e da renda adquiridos através do trabalho: " Honra ao Senhor com tua fazenda e com as primícias de toda tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares" ( Pv 3:9,10 ). 



Um homem normal não pode viver sem trabalho, não se trata de precisar ou não trabalhar pela sobrevivência; trata-se de uma exigência da natureza humana, e isto procede de Deus " Do suor do teu rosto comerás o teu pão" ( Gn 3:19 ). O trabalho além de dignificar o homem o faz prosperar. Dentre as muitas metáforas usadas por Salomão para se referir ao trabalho, encontramos a metáfora do "celeiro e do lagar" ( Pv 3:9,10 ). Aqui temos, um apelo a favor do uso apropriado das posses materiais. No final das contas o homem é um mordomo, e tudo que ele tem pertence a Deus ( Sl 50:10-12 e 24:1 ). Quando ele honra a Deus com parte do seu progresso, ele vai ser abençoado materialmente: " e se encherão os teus celeiros". Temos aqui um princípio de mordomia e não uma garantia de riquezas materiais. Podemos confiar a Deus as nossas dádivas e que ele garante a provisão das nossas necessidades materiais ( Mt 6:33 ). Outras metáforas usadas como a da formiga ( Pv: 6:6-11 ) a do leão ( Pv 22:13 e 26:13 ) e a dos espinheiros ( Pv 24:30-34) mostra-nos:  

1- devemos ter atitude na vida diante das circunstâncias difíceis e lutar contra as adversidades. 

2- A preguiça deve ser combatida pois não provém de Deus. 

3- Deus é quem nos faz prosperar, mas nós não podemos nos eximir de nossas responsabilidades achando que tudo cairá do céu sempre.




 Conclusão: Como se ocuparão os salvos no céu? do céu, poucas informações possuímos, a não ser através de linguagem figurada e simbólica. Uma coisa, contudo, sabemos, da ocupação dos bem-aventurados no céu: " Seus servos o servirão" ( Ap 22:3 ), de que forma será esse serviço a Deus, só lá mesmo iremos saber, mas parece que o céu não será nenhum céu para ociosos! Amém.
   

Comentários