Pesquisa

LIÇÃO 9ª - UM LUGAR DE ADORAÇÃO NO DESERTO





ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO ANTONIO VICENTE PRESBITERO E DIRIGENTE DA ESCOLA DOMINICAL EM BELÉM DE JUDA 1.
 
 
 UM LUGAR DE ADORAÇÃO NO DESERTO
Êx. 25.1-9
 

INTRODUÇÃO
 
Depois de passar o mar vermelho, Israel continuou a sua marcha em direção a terra prometida, entra no deserto de sinai, recebe os mandamentos através de seu líder, Moisés homem escolhido por Deus e com seus auxiliares lhe é orientado. Conforme o modelo mostrado no monte um lugar para adoração. Êx. 14.15; l5.22 19.1.2; Êx. 25 .
 
 
l- A CONSTRUÇÃO DE TABERNÁCULO
 
O tabernáculo um santuário móvel que acompanhou os hebreus durante sua peregrinação pelo deserto. Êx 25-31. os israelitas necessitavam da presença de Deus permanente entre eles, o que se realizou por meio do tabernáculo.  Embora em sentido literal seja impossível que sua presença se limite a um lugar. Em Atos 7.48, a Bíblia diz: “ O Altíssimo não habita em templos feito por mãos de homens ...”  e Jo. 4.21, Jesus falando a mulher samaritana, diz:”mulher crê-me , a hora vem em que neste monte nem em Jerusalém adorareis o pai...” Então o tabernáculo seria para lembrar ao povo de que possuia a presença de Deus entre eles. Onde habitaria como  rei de seu povo e receberia a homenagem de seu culto. Desejaria peregrinar com seu povo pelo deserto guiando-os, defendendo de seus inimigos e conduzi-los ao descanso de uma vida sedentárias em Canaã . (Êx 19.5,6 ) Nós temos como  igreja as consolações do Senhor Jesus, que afirmou em Mt 28.20b. “E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Quando entregar se vida a Jesus, então Ele habitara em você aparte deste dia.  (Jo 14.16,17).
 
 
1-1  NOMES DADO AO TABERNÁCULO.
 
Em geral chamava-se “Tenda ou Tabernáculo” ,por sua cobertura exterior que o assemelhava a uma tenda.  Também se denominava “Tenda da Congregação”, porque ali Deus se reunia com o seu povo.(Êx. 29.42-44).” Tabernáculo do Testemunho”, visto que continha a arca com as tábuas da lei.(Êx 38.21) . Que testificava da santidade  de Deus e da pecaminosidade do homem. Além disso, Santuário, porque era uma habitação santa para o Senhor. (Êx 25.8).
 
1-2   DEUS DESEJA UM CORAÇÃO DISPOSTO.
 
Entre muitas lições que DEUS ensinou a Israel quando o livrou do Egito, no deserto suas experiências vividas, que só pode ser apreendidas , trabalhando em cooperação com DEUS, e na forma como ELE deseja.  Paulo disse aos Coríntios ; (I Co 3. 9 ). Porque nós somos cooperadores de DEUS; vós sois lavoura de DEUS e edifícios de DEUS. Os cooperadores tem seus nomes escritos no livro da vida .(Fl. 4.3).  São uma consolação para os outros irmãos como para igreja. (Cl. 4. 11) . Como cooperadores devem ser acolhidos. (3 Jo. 1.8). Portanto não desista da sua chamada.
 
 
1-3  OFERTAS VOLUNTÁRIAS  PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO.
 
A  primeira coisa que DEUS pediu foi uma oferta, ninguém foi obrigado a dar, as ofertas deveriam ser voluntárias, exceto a que nasce do coração , isto é do amor e gratidão. Jesus está atento as nossas ofertas.( Mc. 12.41- 43).  É importante que cada um tivesse a oportunidade de dar alguma coisa .(II Co. 9.7).  Precisava-se de metais, materiais e tecidos de todos os tipos; deveriam dar segundo o que possuíam . Os israelitas davam com tanta alegria e tão generosamente que foi necessário suspender a oferta. (Êx. 36. 5-7 ; 35. 21-24). Além disso foi pedido que apresentar-se pessoas habilidosas,  do conhecimento do trabalho deles. Inclusive mulheres hábeis de mãos, fiando tecidos primorosos. ( Êx 35. 25,26). Homens cheios do Espírito Santo e ungido para o trabalho com projetos do Tabernáculo , ( Êx 31. 1-11). Deus concede ministérios especiais a alguns e trabalho para todos
 
 
1.4-      O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS.
 
Em sua estrutura física, suas medidas eram aproximadamente 13,5m de comprimento por 4,5m de largura; por 4,5m de altura. ( esta medida varia de acordo com a medida do côvado). Assim sendo feito de duas áreas : O SANTO LUGAR que media 9m de comprimentos por 4,5m de largura, e o SANTO DOS SANTOS com cerca de  4,5m de comprimentos e 4,5m de largura). Separados por um véu de linho fino retorcido, com desenhos de querubins e suspenso sobre quatro colunas.
 
 II -   O TABERNÁCULO E SEUS MÓVEIS.
 
No Pátio do Tabernáculo (Êx. 27.9). O povo precisavam de aprender a  forma  correta de se chegar a presença de DEUS e adorá-lo . Indicava que, na adoração a DEUS deve haver separação e santidade. (I Pe. 1.15).
 
 
2-1   O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS.
 
Ao entrar pela porta deparava-se os israelitas  com esta peça, onde encontrava o sacerdote para oferecer sacrifícios a DEUS, a fim de expiar os seus pecados e obter o perdão. Tipificava CRISTO; o nosso sacrifício perfeito (Ef. 5.2). Neste simbolismo o pecador deve iniciar a caminhada em direção a DEUS.
 
 
2-2  A PIA DE COBRE.
 
Peça construída em bronze retirada dos espelhos doados pelas  mulheres, (Êx 38.8) . Onde os sacerdotes se lavavam, antes de executarem os serviços sacerdotais. O CRISTÃO como sacerdote de hoje, ( I Pe. 2.5,9). já receberam o banho da regeneração ( Jo. 3.5; Tt. 3.5). Este ato de lavar-se e realizado com a água, pela  Palavra de DEUS. ( Sl. 119. 9-11), (Jo. 15.3).
 
 
 2-3   A MESA DOS PÃES.
 
Sobre esta mesa eram colocados doze pães, e se localizava a direita  do lugar Santo, onde a expressão “ PÃES DA PREPOSIÇÃO “ significa literalmente   PÃES DE ROSTO, em algumas versões da Bíblia , pão da presença, por ser colocado continuamente na presença de Deus e representavam uma oferta de gratidão a Deus, ao ser trocado todos os sábados. Estes pães apontava para JESUS CRISTO, o pão da vida.(Jo. 6.35).  Precisamos chegamos diariamente ao Senhor com louvor adoração, oração e vigílias, não  apenas no Domingo. (Sl. 141.2).
 
 
2-4  O CASTIÇAL.
 
Também chamado de CANDELABRO, era a única luz do tabernáculo, e representa o Espírito Santo, que transmite a luz de Cristo a este mundo;(Jo. 16.14). O azeite puro da oliveira e um símbolo do Espírito Santo,  apontava para Jesus Cristo a luz do mundo, e quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo. 8.12). Também simboliza a igreja em (Ap. 1.12,13,20). e  Jesus ainda diz:  Vós sois a luz do mundo (Mt. 5.14). Mas para isso enchei-vos do Espírito (Ef. 5.18).
 
2-5   ALTAR DO INCENSO.
 
Ensina-nos que uma  vida de oração é imprescindível para agradar a Deus , porque o incenso simboliza a oração , o louvor e a intercessão do povo de Deus, tanto no Antigo Testamento (Sl. 141.2). como no Novo Testamento ( Lc. 1.10). (Ap. 5.8; 8.3).
 
2-6  A ARCA DO CONCERTO.     
 
Era uma caixa de madeira forrada de ouro e carregada nos
ombros pelos  sacerdotes. Onde o sumo  sacerdote entrava uma única vez no ano.    
Colocado depois do véu  e apontava para a humanidade e a divindade do Senhor JESUS CRISTO, e continha dentro dela  as tábuas da lei, a vara de Arão que florescera e o maná. E também simbolizava a presença de Deus  no meio do povo. (Hb. 10.19,20). Mostra a gloriosa revelação profética  entre o SANTO DOS SANTOS e o SENHOR JESUS. O povo salvo na atualidade.
 
 
III -CORRESPONDÊNCIA  ENTRE  TABERNÁCULO E CÉU.
 
O tabernáculo e os rituais praticados ali eram cópias ou sombras das coisas celestiais.(Hb. 8.5 ; 9. 23,24). não significa que o céu possui uma arquitetura física.
 
                              TABERNÁCULO                                                       CÉU
 
Santuário terrestre (Hb. 9. 1-15).          -          Santuário  celestial (Hb. 8.2).
Santo dos Santos (Hb. 9 .3b).                           Santo dos Santos, a presença de Deus.(Hb. 10.19)
O véu ( Hb. 9.3b).                                   -            O véu como corpo de Cristo (Hb. 10.10,20).
Sangue de animais .(Hb. 9.13)                  -            Sangre de Cristo . (Hb. 9.14).
O altar (Hb. 7.13).                                       -            Cristo nosso altar ( Hb. 13.10).
Sumo Sacerdote. (Hb. 5.1-4)                     -           Cristo nosso grande Sumo Sacerdote (Hb4.14).
Os  Sacrifícios, (Hb. 10.1-4).                      -            Cristo nosso Sacrifício (Hb. 9.23-28).
A arca, (Hb. 9.4).                                         -            O trono da  graça . ( Hb. 4. 16).
O altar do incenso (Hb. 9.4).                    -             O altar do incenso no céu. (Ap. 8.3).
 
 
                                                          CONCLUSÃO
 
O tabernáculo representa Cristo, o verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo. 1.14). Com Ele aprendemos  o caminho a Deus e a fazer a vontade do Pai.   Assim deve fazer  a igreja adorando-o , servindo-o e vivendo para JESUS em SANTIDADE. ( I Pe. 1.15).  Que Deus vos abençoe.
 
 
 
REFERÊNCIAS:
=Almeida, João Ferreira de. Bíblia do Obreiro-SBB.
=Almeida, João Ferreira de , Bíblia Aplicação Pessoal. 2008.CPAD.
=Coelho, André; Daniel, Silas, uma Jornada de Fé, Moisés, o Êxodo, e o caminho a terra  prometida. 2013. CPAD.
=Gilberto, Antônio; Lições Bíblica, Uma  Jornada de Fé. I Trimestre 2014.CPAD.
=Macdonald, William. Comentários Bíblico Popular. S. Paulo. Ed. Mundo Cristão,2010.
 

Comentários