Pesquisa

LIÇÃO 8ª- MOISÉS- SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES


 

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO.




                                                                                    Moisés – Sua Liderança e Seus Auxiliares

Introdução: O povo hebreu foi liderado por três espécies de líderes espirituais: sacerdotes, profetas e sábios ( Jr. 18:18 ). Moisés foi sem dúvida em sua época o maior líder do povo hebreu, a princípio ele resistiu ao chamado divino, mas depois tornou-se um zeloso e dedicado líder entre os hebreus. Porém apesar das melhores intenções, Moisés passou a cometer um grave erro em seu ministério, ele estava centralizando e monopolizando demais o seu ministério; Isto o levaria a exaustão e a uma alta carga de estresse ( Êx. 18:18 ).



Embora o apóstolo Paulo tenha dito “ eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas...” ( II Cor. 12:15 ),  não significava que Paulo não tinha auxiliares ou cooperadores ( Fl. 4:3 ), ( Rm. 16:3 ), assim como o apóstolo; Moisés também necessitava de auxiliares. Apesar do seu erro, Moisés foi humilde ao escutar o conselho de seu sogro Jetro ( Êx. 18:24 ), provando assim que uma das grandes qualidades de um líder deve ser a humildade; a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes ( Tg. 4:6 ). 




Um dos principais auxiliares de Moisés foi sem dúvida o jovem chamado Oséias, que teve seu nome mudado posteriormente para Josué ( Nm. 13:16; Dt. 32:44 ), ele esteve ao lado de Moisés nos principais eventos da história do seu povo. Este jovem capitão ficou conhecido também por sua coragem, ele surge de repente no confronto entre Amaleque e Israel no deserto de Refidim, esteve com Moisés no monte ( Êx. 24:13), foi um dos doze espias enviados por Moisés para espiar a terra de Canaã e era tido como sendo um dos escolhidos de Moisés ( Nm. 11:28 ), Josefo diz que ele tinha oitenta e cinco anos quando sucedeu a Moisés. 



Porém outros além de Josué foram cooperadores de Moisés como Arão seu irmão, que era três anos mais velho que Moisés ( Êx. 7:7 ), Miriã  também sua irmã, seu sogro Jetro e também outros anônimos como os setenta anciãos escolhidos (Nm. 11:25). Liderar significa portanto ter habilidade suficiente para influenciar pessoas e canalizar seus esforços para atingirem objetivos. Sendo assim é necessário que o líder tenha qualidades e competências também para exercer uma liderança, pois a obra de Deus não pode ser feita relaxadamente ( Jr. 48:10 ). 


Entre as características de Moisés como líder podemos destacar: 1) seu amor pelo rebanho que contrasta com a liderança autocrática ou autoritária, ( I Pe. 5:1,2 ), 2) sua mansidão e humildade ( Nm. 12:3 ), 3) sua fidelidade, 4) visão espiritual, 5) fé, entre outras qualidades que fizeram dele um grande herói da fé. 


Conclusão: Apesar de haver escolas de preparação e instrução secular como as que Moisés foi instruído no Egito, sabemos que só Deus pode chamar, preparar e capacitar homens e  mulheres para sua obra ( II Cor. 3:5 ) Amém!.


Comentários