ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE- DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.
INTRODUÇÃO
Os dons do espírito devem
distinguir-se do dom do Espírito. Os primeiros descrevem as capacidades
sobrenaturais concedidas pelo Espírito para ministérios especiais; o segundo a aos
céus. Nos nesta lição dessa semana estamos abordando os dons de poder e eu
gostaria de fazer uma pergunta, onde nos podemos ver a manifestações dos dons
de poder na igreja de hoje? Primeiro lugar quais são estes dons?
FÉ
Eu tenho vários tipos de fé na
bíblia Sagrada, a fé que salva, a fé vitoriosa, a fé natural e fé dom, eu posso
me atrever a falar destes tipos de fé em contra partida ao que esta escrito na
bíblia, mais quero apenas externar minha opinião sobre este assunto. A fé vai
além do que nós podemos imaginar é possível dizer que um monte pode ser
transportado de seu lugar de origem com o poder da fé como desse Jesus “Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade os digo que, se
tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para
acolá - e há de passar; e nada vos será impossível.” Este fato
ocorreu antes do revestimento de poder em Atos dos apóstolos, então podemos
dizer que a operação de poder da fé já ocorria!. Hoje as pessoas não exercitam
a fé por medo, não sei não me atrevo a afirmar que seja este o motivo, mais
como esta escrito em Ap 3.17.
Esta deve distinguir-se da fé
salvadora e da confiança em Deus, sem a qual é impossível agradar-lhe (Hb
11.6). É certo que a fé salvadora é descrita como um dom (Ef 2.8), mas nessa
passagem a palavra “DOM” é usada em oposição às “OBRAS”, ao passo que em 1Co
12.9 a palavra usada significa uma dotação especial do poder do Espírito. O que
é o dom de fé? Donald Gee diz: Uma qualidade de fé, às vezes chamada por nossos
teólogos antigos de “fé miraculosa”. Parece vir sobre alguns dos servos de Deus
em tempos de crise e oportunidades especiais de uma maneira tão poderosa, que
são elevados fora do reino da fé natural e comum em Deus, de forma que têm uma
certeza divina posta em sua alma que os faz triunfar sobre tudo. Possivelmente,
essa mesma qualidade de fé é o pensamento de nosso Senhor quando disse em (Mc
11.22) “Tenham fé em Deus”. Era essa fé com essa qualidade especial da qual
pôde afirmar que um grão dela podia remover montanha. Um pouco dessa fé divina,
um atributo do TODO-PODEROSO, posto na alma do homem – que milagres pode
produzir!
CURA
Dizer que uma pessoa tenha os
dons (observar o plural, talvez se referindo a uma variedade de curas)
significa que são usados por Deus de uma maneira sobrenatural para, por meio da
oração, dar saúde aos enfermos. Parece ser um dom sinal (como na pregação de
Pedro em que quase cinco mil se converteram ao evangelho, antes ocorre-o um
milagre de cura) de valor especial ao evangelista para atrair o povo ao
evangelho. Não se deve entender que quem possui este dom tenha o poder de curar
todos; deve dar-se lugar à soberania de Deus e à atitude e condição espiritual
do enfermo. O próprio Cristo foi limitado em sua capacidade de operar milagres
por causa da incredulidade do povo “E não fez ali muitas maravilhas,
por causa da incredulidade deles”(Mt 13.58). A pessoa enferma não
depende inteiramente de quem possui o dom. Todos os crentes, de modo geral, e
os anciões da igreja, em particular, estão dotados de poder para orar pelos
enfermos.
Operação de milagres,
literalmente "obras de poder". A chave é Poder. (Vide João 14:12;
Atos 1:8.) Os milagres "especiais" em Éfeso são uma ilustração da
operação do dom. (Atos 19:11, 12; 5:12-15.)
Profecia. A profecia, geralmente
falando, é expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. A profecia bíblica
pode ser mediante revelação, na qual o profeta proclama uma mensagem
previamente recebida por meio dum sonho, uma visão ou pela Palavra do Senhor.
Pode ser também extática, uma expressão de inspiração do momento. Há muitos
exemplos bíblicos de ambas as formas. A profecia extática e inspirada pode
tomar a forma de exaltação e adoração a Cristo, admoestação exortativa, ou de
conforto e encorajamento inspirando os crentes. — J. R. F. A profecia se distingue
da pregação comum em que, enquanto a última é geralmente o produto do estudo de
revelação existente, a profecia é o resultado da inspiração espiritual
espontânea. Não se tenciona suplantar a pregação ou o ensino, senão
completá-los com o toque da inspiração. A possessão do dom constituía a pessoa
"profeta". (Vide At 15:32; 21:9; 1Co. 14:29.) O propósito do dom de
profecia do Novo Testamento é declarado em 1Cor. 14:3 — o profeta edifica,
exorta e consola os crentes. A inspiração manifestada no dom de profecia não
está no mesmo nível da inspiração das Escrituras. Isso está implícito pelo fato
de que os crentes são instruídos a provar ou julgar as mensagens proféticas.
(Vide 1Co. 14:29.) Por que julgá-las ou prová-las? Uma razão é a possibilidade
de o espírito humano (Jr. 23:16; Ez. 13:2)
Confundir sua mensagem com a
divina, 1Tss. 5:19-20 trata da operação do dom de profecia. Os conservadores
tessalonicenses foram tão longe em sua desconfiança quanto a esses dons (v.
20), que estavam em perigo de extinguir o Espírito (v. 19); mas Paulo lhes
disse que provassem cada mensagem (V. 21) e que retivessem o bem (v. 21), e que
se abstivessem daquilo que tivesse aparência do mal (v. 22). Deve a profecia ou
a interpretação ser dada na primeira pessoa do singular, como por exemplo:
"Sou eu, o Senhor, que vos estou falando, povo meu"? A pergunta é
muito importante, porque a qualidade de certas mensagens tem feito muita gente duvidar se foi o Senhor
mesmo quem falou dessa maneira. A resposta depende da ideia que tenhamos do
modo da inspiração. Será mecânica? Isto é, Deus usa a pessoa como se fosse um
microfone, estando a pessoa inteiramente passiva e tomando-se simplesmente um
porta-voz? Ou, será o método dinâmico? Isto é, Deus vivifica dum modo
sobrenatural a natureza espiritual (note: "meu espírito ora", 1Co.
14:14), capacitando a pessoa a falar a mensagem divina em termos fora do
alcance natural das faculdades mentais? Se Deus inspira segundo o primeiro
método mencionado, a primeira pessoa do singular, naturalmente, seria usada; de
acordo com o segundo método a mensagem seria dada na terceira pessoa; por
exemplo: "o Senhor deseja que seu povo olhe para cima e que se anime
etc." Muitos obreiros experientes creem que as interpretações e mensagens
proféticas devem ser dadas na terceira pessoa do singular.
CONCLUSÃO
Eu gostaria de falar mais sobre
este assunto mas não quero que o comentário fique enfadonho, em outra
oportunidade comentaremos com um pouco de ênfase na quilo que deixamos de
comentar, espero que com este tema o povo de Deus procure os dons de poder para
que a igreja desbanque em ganhar almas para seu reino. Que posamos meditar na
fase que a igreja esta vivendo nestes últimos dias e pense na profecia de Joel
para estes dias.
BIBLIOGRAFIA:
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearlman
Flávio José Pereira
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