Pesquisa

LIÇÃO 1ª - E DEU DONS AOS HOMENS

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE- DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.





INTRODUÇÃO

A Igreja de hoje sente falta dos dons? Como ela esta lidando com esta situação, a procura pelos dons, a o incentivo da igreja. Bem temos que concordar que a diversidade de dons quais os que são incentivados a busca, qual seria o mais necessário nos últimos dias?.  Em apocalipse esta escrito. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”. Com esta afirmação que podemos pensar a respeito da busca pelos dons.


OS CINCO DONS MINISTERIAIS


Em (Ef 4.11-16) “E ele deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”. Dai vemos que estes dons estão sendo manifestos nos últimos dias com mais força, vemos que a igreja esta investindo para que a manifestação destes dons seja eminente. Com esta ação temos homens de Deus lutando contra as astutas ciladas do Diabo. Indicando que a ação foi aplicada no passado, alcança o presente, e se estende até o futuro. Não vou me alongar no assunto que será tratado durante todo o trimestre.


Não confundamos jamais Dons Ministeriais com DONS ESPIRITUAIS. Os Dons Ministeriais são doações de Jesus Cristo, dádivas do Filho. Os Dons Espirituais são doações do Espírito Santo, dádivas do Amigo do Filho [Gn.24]. Jesus libera o ministério aos servos Seus; o Espírito Santo, em seguida, habilita-os com os Dons Espirituais inerentes ao ministério recebido de Cristo. o Dom Ministerial de Profeta não é a mesma coisa que Dom Espiritual de Profecia.  O Dom Ministerial de Profeta é cabível unicamente a pregador específico, especial nos domínios da Palavra de Deus.


Vale observar que em (I Co 12.28), no capítulo que discorre sobre os “dons espirituais” encontramos a menção dos Dons Ministeriais acima referidos, com exceção apenas de EVANGELISTAS, mas, se destaque tais dons não são sobrenaturais como os dons do Espírito Santo, são Dons Ministeriais, que alcançam servos e servas do Senhor, verdadeiramente chamados para a Sua obra e, para realizar as tarefas que o Senhor deseja que sejam realizadas.


Do Antigo ao Novo testamento, o Senhor tem corroborado esta assertiva através das vidas dos seus servos, como por exemplo, Abraão, Samuel, Isaias, Moisés, Arão, Pedro, Paulo, etc. Se nota claramente que todos os servos e servas que são chamados para a obra, o Senhor os chama direta e pessoalmente. O vocacionado para o exercício do Dom Ministerial é respaldado por Deus e, isto se evidencia de maneira inquestionável, pois, até no sustento, quem é chamado por Deus não pode claudicar em nenhum momento, porque o Senhor quando chama, Ele provê.


CONCLUSÃO


Os mestres são essenciais ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeita, ou se descuida do ensino dos mestres e teólogos consagrados e fiéis à revelação bíblica, não se preocupará pela autenticidade e qualidade da mensagem bíblica nem pela interpretação correta dos ensinos bíblicos. A igreja onde mestra e teólogos estão calados não terá firmeza na verdade. Tal igreja aceitará inovações doutrinárias sem objeção; e nela, as práticas religiosas e ideias humanas serão de fato o guia no que tange à doutrina, padrões e práticas dessa igreja, quando deveria ser a verdade bíblica. 



Por outro lado, a igreja que acata os mestres e teólogos piedosos e aprovados terá seus ensinos, trabalhos e práticas regidos pelos princípios originais e fundamentais do evangelho. Princípios e práticas falsos serão desmascarados, e a pureza da mensagem original de Cristo será conhecida de seus membros. A inspirada Palavra de Deus deve ser o teste de todo ensino, ideia e prática da igreja. Assim sendo, a igreja verá que a Palavra inspirada de Deus é a suprema autoridade, e, por isso, está acima das igrejas e suas instituições. ACREDITE NOS DONS, E BUSQUE ESTES COM FERVOR PARA GLORIA DE DEUS.



Comentários