Pesquisa

LIÇÃO 3ª- DONS DE REVELAÇÃO







ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO OTONIEL.











Introdução


     Quando estudamos a respeito dos dons espirituais, podemos observar a grande importância e representação no plano divino (I Co 12.1). Pois todos os dons são para edificação da igreja. (I Co 14. 3-5, 12, 26). É para o aperfeiçoamento dos crentes, por tanto à palavra “DOM” vem do grego Carisma, que significa “um dom pela graça.” Como estudamos, é um presente de Deus para sua igreja, pois quando os dons operam, manifestam-se para edificação, exortação e consolação (I Co 14. 3).
       E três desses dons revelam a sabedoria de Deus, proporcionando um saber sobrenatural. São eles: O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA, O DOM DA PALAVRA DE CIÊNCIA E O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS (I Co 12. 8 e 10) os quais o teólogo  pentecostal  Stanley Horton, os classifica como dons de revelação. (esses dons operam como os olhos espirituais da igreja).



1.    PALAVRA DA SABEDORIA

1.1  Trata-se da capacidade que provem do espirito santo para que pronunciemos uma palavra certa, na hora certa. A fim de dissipar um grande mistério ou problema em circunstancias extremas e difíceis. De acordo com Estevam Ângelo de Souza, “A palavra da sabedoria é a sabedoria de Deus, ou mais especificamente um fragmento da sabedoria divina, que nos é dada por meios sobrenaturais”

1.2  No antigo testamento temos um exemplo desse dom (I Rs 3. 24-28) onde o Reis Salomão usou a palavra da sabedoria para dissipar a contenda entre as duas mães que disputavam o mesmo filho, embora na antiga aliança os dons espirituais não fosse plena e claramente evidenciados como na nova aliança. Alguns episódios do antigo testamento como esse que citei, vislumbra o quanto Deus confiaria aos homens a sabedoria do alto para executar tarefas ou tomar decisões.

1.3  No novo testamento temos como exemplo de palavras da sabedoria a exposição da escritura realizada pelo diácono Estevão, onde os sábios da sinagoga, chamada dos libertos, “não podiam resistir à sabedoria e ao espirito com que falava” (At 6. 9-10). Pois ele usava esse dom na defesa do evangelho.

2.    PALAVRA DA CIÊNCIA

2.1  Esse dom consiste em penetração nas profundezas da ciência de Deus (Ef 3.3), pelo qual podemos saber (Ef 1.17-19) e, assim, compreender e conhecer (Ef 3. 18-19) aquilo que, pelo entendimento humano, jamais poderíamos alcançar (I Co 2. 9-10). Pois é a capacidade sobrenatural concedida pelo Espirito Santo ao crente para este conhecer fatos e circunstâncias ocultas, tendo assim a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando de qualquer engano ou artimanha do maligno.

2.2   No antigo testamento, Deus revelou a Eliseu os planos de guerra do Rei da Síria. Quando o Rei Síria pensou em atacar o exercito de Israel, surpreendendo- o em determinado lugar, o profeta alertou o Rei de Israel sobre os planos do inimigo (II Reis 6.8-12). Que Deus maravilhoso e fiel com seu povo.

2.3  Em o novo testamento Jesus disse a Pedro que ele fosse ao mar e lançasse o anzol e o primeiro peixe que ele pegasse com certeza teria uma moeda (Mt 17. 27)

3.    DISCERNIMENTO DE ESPIRITO

Por meio desse dom, o Espirito Santo revela que Jesus tem “olhos como chama de fogo” (Ap 1. 14) o portador do dom recebe pelo Espirito Santo, como em um laudo, de uma analise vinda do laboratório de Deus sobre a qualidade exata do espirito que inspira, e opera em determinada pessoas. Esse dom revela a fonte de onde vem à inspiração das profecias e revelação, pois elas podem vir de inspiração divina (At 15. 32) podem representar o pensamento do coração daquele que as apresenta (Jr 14.14) ou podem provir de fonte impura ou contaminada (Ap 2. 20-24). O Dom de Discernir os Espíritos é útil, pois constitui uma proteção divina, pela qual a igreja fica guardada de más influências.

3.1  No antigo testamento quando Eliseu perguntou a Geazi donde vens, e ele respondeu que não tinha ido à parte alguma, Eliseu discerniu pelo o Espirito, que ele tinha pegado tudo aquilo que Eliseu tinha rejeitado de Naamã (2 Rs 5. 25-27).

3.2   Em Novo testamento em (At 16. 16-18) podemos observar que o aposto Paulo quando estava em Filipos. Por revelação divina pode discernir que o espirito que falava pela boca daquela jovem  era de origem satânica, e assim também foi manifesto esse dom quando o apostolo Pedro desmascarou a mentira de Ananias e Safira ( At 5. 1-11).



Conclusão

 Meus amados, com tudo isso que estudamos a respeito dos dons de revelação, podemos entender o quanto é importante pra igreja esses dons pois a bíblia diz que nos últimos dias surgiriam falsos profetas, e para não cairmos nas suas ciladas temos que pedir a Deus que ele nos conceda os dons de revelação. E assim discernirmos entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso.

Bibliografia

Bíblia de estudo palavra chave
Bíblia de estudo de Genebra
Teologia sistemática Eurico Bergstén

Lição do discipulado  

Comentários