Pesquisa

6º lição - O ministério da Reconciliação

Nessa sexta lição tive a felicidade de contar com o comentário do nosso irmão Carlos. Carlos é professor comigo da classe dos jovens. A seriedade e o respeito pela Palavra de Deus aliados com um caráter ilibado são as características desse amado irmão e amigo, um dos grandes nomes da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1. Fiquem agora com seu excelente comentário sobre a sexta lição:




Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens


Com muito prazer e alegria, atendo ao convite do meu amigo e irmão em Cristo Ezequiel Carvalho, para fazer um breve comentário sobre a lição de nº 6 da nossa Escola Bíblica Dominical.

Desejo a todos que sejam ricamente abençoados por Deus.



O ministério da Reconciliação


Texto áureo: II Coríntios 5.18

Leitura Bíblica em Classe: II Coríntios 5.14-15,17-21

1. A vida futura e a vida presente

O apóstolo Paulo começa o capítulo 5 de II Coríntios afirmando com muita certeza e veemência o futuro daqueles que morrem em Cristo. Diante de tal afirmação surge a grande pergunta, que os homens tem perscrutado durante séculos, dos mais sábios e inteligentes aos mais simples e humildes: teria Deus nos criado para morrermos miseravelmente e depois sermos sepultados como pó e cinzas? A resposta para esse grande drama da humanidade é encontrada somente nas Escrituras, que é a Palavra de Deus.

Veja como o próprio apóstolo através do Espírito Santo responde a esta pergunta em I Coríntios 15.19-29: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” e “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. Aleluia!

O nosso corpo atual pode ser como uma tenda ou tabernáculo revelando transitoriedade e efemeridade, mas temos a promessa de um edifício melhor e permanente que nos dará o Senhor (II Coríntios 5.1)



2. O amor de Cristo nos constrange e transforma: II Coríntios 5.11-17



Diante de tudo que o apóstolo falou da vida presente e futura, fica uma grande lição para os nossos dias... Ele não somente falou, mas viveu o seu ministério baseado na sua fé e amor em Cristo, reconhece o grande amor de Deus e de Cristo por nós, ao ponto de usar a expressão do versículo “14” do capítulo 5, o amor de Cristo nos constrange, lembrando que sendo nós ainda pecadores ele (Jesus) morreu por nós (Romanos 5.8). Por isso, a motivação e alegria do seu ministério tinham como base o amor. Paulo podia afirmar “para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Filipenses 1.21).



3. O ministério da Reconciliação (II Coríntios 5.18-21)



Deus não poderia depois de revelar através do apóstolo Paulo verdades tão profundas aos coríntios e aos povos daquela época, deixar de falar também aos crentes de nossos dias e principalmente a humanidade através do ministério da “reconciliação”!

O ministério da reconciliação resume-se na obra e proclamação da morte da vicária de Cristo Jesus na cruz do Calvário. A má notícia: o homem pecou, caiu e conseqüentemente perdeu a comunhão com Deus. A boa notícia (Evangelho) é que Deus planejou, arquitetou e em Cristo consumou a obra redentora no Calvário. Depois do homem reconciliado, perdoado, justificado e sendo uma nova criatura torna-se agora um embaixador de Cristo, ou seja, seu representante perante um mundo caído e pecador. De uma posição desconfortável o homem passa agora a ter paz com Deus (Romanos 5.1) e ser Seu representante perante a humanidade. O homem agora proclama e anuncia a todos o perdão de Deus através de Cristo Jesus, porque Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo (II Coríntios 5.19). Aleluia!

Comentários