ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE- DIRIGENTE DA NOSSA ESCOLA EM PEREIRA CARNEIRO O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.
INTRODUÇÃO
Ainda
a título de complementação dos estudos que temos tido sobre a Segunda Carta de
Paulo aos Coríntios, faremos um breve estudo a respeito do ministério
apostólico, questão oportuna já que têm surgido, no meio evangélico, inúmeros
“apóstolos”, tendo sido esta epístola uma defesa que Paulo fez de seu
apostolado à igreja em Corinto.
Ao
verificarmos o que a Bíblia fala sobre os apóstolos, bem como as
características do apostolado, mediante a defesa que Paulo faz em II Coríntios,
percebemos nitidamente que o ministério apostólico ficou restrito aos doze
escolhidos pelo Senhor Jesus e que os “apóstolos do século XXI”, mesmo que o
ministério apostólico tivesse perdurado até os dias de hoje (o que não parece
ser o caso na melhor interpretação bíblica), não passariam dos “falsos
apóstolos” mencionados pelo próprio Cristo em Ap.2:2.
Tudo
indica que Paulo, quando escreveu estas palavras, tinha em mente a lista dos
ministérios relacionados em 1 Coríntios 12.28. A passagem coríntia compreende uma
lista mais longa de dons espirituais (charismata). Mas nesta passagem, Paulo está
interessado em apresentar os ofícios necessários para a expansão e sustento da igreja.
Cristo deu à igreja os apóstolos: os ministros supremos, os doze que haviam visto
o Senhor ressurreto e recebido suas tarefas diretamente dele. Os profetas têm posição
proximal à dos apóstolos, e o seu dom especial era o de ministério inspirado. Foulkes
afirma que a função primária dos profetas era similar à dos profetas do Antigo Testamento:
“anunciar” a palavra de Deus. Porém, ocasionalmente prediziam acontecimentos
futuros, como em Atos 11.28 e 21.9,l l .30 Os evangelistas eram pregadores itinerantes,
que iam de lugar em lugar para ganhar os incrédulos (cf. 2 Tm 4.5), de modo muito
semelhante como se faz hoje. Certos intérpretes sugerem que as primeiras três categorias
se aplicam à igreja universal, ao passo que as outras duas se ajustam
especificamente à igreja local. Pastores são pastores de um rebanho de
comunicantes; a palavra grega (poimen) empregada aqui significa, literalmente,
“pastor de ovelhas”. A tarefa dos pastores é alimentar o rebanho e protegê-lo
dos perigos espirituais. Doutores pode ser uma outra função do pastor. Bruce
afirma que estes dois termos “denotam a mesma e uma única classe de homens”.31
Contudo, pode ser que os doutores representem uma classe de responsabilidade um
tanto quanto menor que os pastores, mas que, mesmo assim, detêm lugar especial
na igreja. Os cinco ministérios são concedidos pelo Espírito e dados por Cristo
à sua igreja.
CONCLUSÃO
Esta “apostolice” é mais um eloquente sinal de
que estamos em plena apostasia, no ocaso de nossa dispensação. Olhemos para
Jesus, o autor e consumador da nossa fé, para que não sejamos enganados e
peçamos a Deus misericórdia para que alcancemos, no final de nossa jornada, o
mais importante título que alguém pode conseguir: o de servo. Amém!
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