Pesquisa

LIÇÃO 9ª – O MINISTERIO DE PASTOR

OBS: Pedimos Desculpas pelo atraso nessa postagem, tudo foi por causa de um problema técnico.

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA PROFESSORA DA CLASSE DOS ADOLESCENTES, A JOVEM MAYARA.


INTRODUÇÃO

Em continuidade aos dons ministeriais, estudaremos na lição desta semana (9ª) a cerca do “Ministério de Pastor”.

Pastor quer dizer “apacentador de ovelhas”, aquele que ajuda e cuida das Ovelhas. Portanto há aqueles que possuem a “chamada de Deus”, para seguirem o Ministério Pastoral. Para serem líderes, guiar as ovelhas [Jo 10:4], apascenta-las, visitar os enfermos, dedicar-se à pregação e ao ensinamento da Palavra. Por ser uma grande responsabilidade, ser pastor é uma tarefa árdua, lidar com os deveres da igreja local com questões tanto internas quanto externas, o cuidado com as pessoas do rebanho, o ensinamento da palavra, administração dos trabalhos e dedicação a oração. Mas além da responsabilidade imposta e por mais árdua que seja a dedicação ao trabalho, uma liderança responsável e madura é essencial para o crescimento da igreja.

Jesus é o Sumo Pastor. Ele mesmo se apresenta como tal “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas[Jo 10:11]” ou seja, Cristo é o pastor em todas as possibilidades existentes. Ele guia o seu povo, nos libertou do pecado, venceu a morte e acima dele não há outro. É Ele o exemplo a ser seguido por todos aqueles que desejam ministrar a igreja do Senhor. Em João 10:14 podemos ver que apesar da grandeza do Senhor, o bom pastor, a intimidade que Ele tem com seu rebanho, de falar com cada uma de suas ovelhas, nos fazendo ouvir sua voz e não atender a nenhum outro pastor. É o bom pastor que tem cuidado de nós [Sl 23].

Diversas são as características encontradas num pastor; ser um exemplo a todos até aos incrédulos; ser um líder exemplar primeiramente em sua família(caso contrário, seu ministério jamais terá seriedade) porém, há duas básicas que todo pastor deve possuir: Manejar bem a palavra da verdade [ 2Tm 2:15] e ser apto a ensinar [1Tm 3:2]. Primeira função do pastor: Alimentar as ovelhas, ou seja, alimenta-las com a palavra da verdade; Segunda: Cuidar do rebanho. De forma voluntária, com amor; E Terceira: Ter alegria e bom ânimo na obra. Portanto “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação... [ 1Ts 4:3a] ou seja, é isso que Deus quer de vós, limpeza, é orientar a ovelha quanto á seu comportamento e seus hábitos. A principal característica do pastor é o caráter íntrego, é pregar o que vive. São vãs as palavras de um pastor que prega algo quando na sua vida não pratica. Pois para proclamar o Evangelho, a melhor palavra pastoral é a vida do pastor em sintonia com o Evangelho [ Mt 7:24].

Portanto, a missão pastoral é múltipla. Deve-se cuidar dos novos convertidos; aconselhar, evangelizar; o principal que é a pregação da Palavra de Deus, administrar os bens da igreja; e cuidar de todo o seu rebanho com amor, dedicação, zelo e  compaixão porem, há os falsos pastores que exploram suas ovelhas que apascentam a si mesmo e não á elas. Podemos ver em Ezequiel 34:8-10 que Deus é contra os falsos pastores.

CONCLUSÃO

Então, oremos pelos pastores que foram escolhidos por Deus para crescer o rebanho do Senhor (a igreja) na graça e no conhecimento do evangelho. Apoiemos á estes servos de Deus que estão á frente das igrejas com essa grande responsabilidade nas mãos. Eles precisam da graça divina, e se alimentar cada vez mais da Palavra de Deus, para realizar a obra para honra e Glória do Senhor.

Deus vos Abençoe!!


Comentários