Pesquisa

LIÇÃO 12ª- O JUIZO FINAL




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO DIÁCONO ALBERTINO LOPES A 50 ANOS SERVINDO AS ASSEMBLEIA DE DEUS EM PERNAMBUCO, E PARTICIPOU DE MUITOS TRABALHOS DE NOSSA IGREJA COMO ESCOLA DOMINICAL E CAMPANHA EVANGELIZADORA. PREGADOR DA PALAVRA E PESQUISADOR DA MESMA, TEMOS APRENDIDO MUITO COM NOSSO PROFESSOR QUE TEM HISTORIA DE VIDA NO EVANGELHO.

 

INTRODUÇÃO


O Apocalipse de João provoca muita curiosidade e interesse no povo, sobretudo nesta virada de milênio. Muitos são como aquela senhora que disse: "Entender eu não entendo. O meu entendimento é fraco, mas gosto muito porque me traz conforto e coragem na luta". De fato, não é necessário entender de música para se deleitar com uma bela sinfonia. Imagens e visões, mesmo não entendidas, podem comunicar conforto e coragem. Mas não basta coragem. Sem entendimento, ela pode desandar como um carro desgovernado.


Outros são mais exigentes. Querem entender. E alguns dizem que não gostam do Apocalipse porque dá impressão de que Deus resolve tudo e nada sobra para a gente. Aí, o perigo é de ficar paralisado.


Muitos acham que, pelo Apocalipse, este mundo convulsionado por violência, guerras, epidemias, doenças incuráveis e miséria está chegando ao fim. Outros acham que a besta-fera pode ser o avanço da ciência e da tecnologia, com suas descobertas que até ontem pareciam impossíveis, pode ser a destruição da natureza, pode ser o governo, pode ser o neoliberalismo, etc. Cada um lê o Apocalipse e, conforme seu entendimento, tira suas conclusões. - Onde procurar o entendimento certo?


OS JULGAMENTOS


A-  JULGAMENTO DAS OBRAS DOS CRENTES. Que será nos areis isto tem um significado muito importante neste acontecimento (areis é o mesmo que arem como os reis no passado tinham o seu arem, como o povo árabe, o próprio Salomão). Areis significa “transparente e fica entre a terra e a atmosfera” Arem era um local na casa do rei onde ficavam as virgens e não virgens bonitas. A igreja se apresenta nos areis como uma virgem na presença do Rei Jesus e recebera suas vestes de Justiça (Ct 6.10) “ Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeira” . (Sl 45.8,9,11,13). Que tempo será este? No arrebatamento da igreja e o Juiz será o Cristo e aqueles que participarão deste acontecimento, todos que fazem parte do corpo de Cristo e como base deste julgamento é as obras posteriores a salvação. Neste julgamento não a pecador e nem pecado.


B- JULGAMENTO DAS NAÇÕES OU DOS GENTIOS. Será na segunda vinda de Cristo, local Vale de Josafá ou Vale de Sedrom e o juiz será o próprio Cristo, os que participarão do julgamento são os gentios vivos na época da volta de Cristo, o resultado os salvos entram no reino: Os perdidos serão ou são lançados no lago de fogo. (Mt 25,31-46; Jl 3.2).


C- JULGAMENTO DE ISRAEL. Será na segunda vinda de Cristo, lugar na terra no deserto dos povos (Ez 20.35). O Juiz será o Cristo, os participantes serão os judeus vivos a base será a aceitação do Messias e o resultado os salvos entrarão no reino: Os perdidos serão lançados no lago de fogo (Ez 20. 33-38).


D- JULGAMENTO DOS ANJOS CAÍDOS. Depois do milênio, lugar não especificado, o juiz será Cristo e os crentes. Pela sua desobediência a Deus e seguir a Satanás em sua revolta e serão lançados no lago de fogo (Jd 6; 1Co 6.3)


E- JULGAMENTO FINAL DOS MORTOS NÃO REDIMIDOS. Será depois do milênio, será diante do trono branco, juiz Cristo e os participantes são os não salvos desde o principio da humanidade (Ap 11.15).
A segunda morte não quer dizer que a pessoa morta não existe mais, como algumas seitas ensinam isto é evidente porque a besta é o falso profeta se acham ainda na segunda morte depois de mil anos (Ap 20.10; 19.20). É claro que dois grupos da primeira ressurreição. Primeiro os crentes do arrebatamento e depois os da grande tribulação que são os justos que não negaram a Cristo e os patriarcas (Dn 12.2; Lu 14.14; Ap 6.9-11; 20.5).


O MILÊNIO NÃO É UM ESTADO FINAL


No fim do milênio a terra estará cheia de uma população que por muito tempo gozará da luz da verdade, este povo terá que ser provado. Satanás o grande cirandeiro (Luc. 22.31) será solto do abismo para ciranda com os homens da terra, separará para o grande juízo em citara em espirito de descontentamento e rebelião das nações. Simbolizado pelo termo “GOGUE” (Ez 38.22). Descerá fogo do céu sobre estas nações.



Satanás depois de Solto continuará sua atividade e não perde o seu caráter de enganador e mentiroso. Gogue e Magogue são os príncipes enganadores e que servem como generais do exército das trevas, Gogue será um dos filhos de Jefter (Gn 10.2) são mencionados em (Ez 38.7-18; 39.1-15). Gogue e Magogue nomes que representam os últimos adversários dirigidos por Satanás em pessoa. Os santos estão ao redor da cidade amada onde esperam o ataque dos seus inimigos muito numerosos eles não venceram, mas Deus os destruirá.



Mesmo durante o milênio há uma separação entre o céu e a terra, entre a humanidade transfigurada e a humanidade na carne. No julgamento desta apostasia o mundo será destruído ( o novo céu e nova terra) e será restaurada a história (Ap 20.11).


O TRONO BRANCO


João viu um grande trono branco semelhante ao do inicio do apocalipse. O Grande juízos que precederam o milênio (Ap 4.2-6). No primeiro trono foi posto no céu Já o segundo não sabemos, no primeiro um arco-íris indicando que Deus permaneceria fiel no comprimento de suas promessas e das alianças, o segundo esta nu isto é não ofereci esperança nem tenha aliança para cumprir, do primeiro procediam a relâmpagos, trovões e vozes indicando juízos sobre a terra, do segundo está escrito que era grande e branco que nos fala de poder ilimitado e justiça pura e completa, no primeiro será o Filho do homem vindo em glória (Mt 25.31; Cl 3.4; 2Ts 1.10), o segundo será depois do milênio, e no primeiro não haverá ressureição, no segundo haverá ressureição, no primeiro as nações serão julgadas, no segundo serão os mortos.



O juízo final (Ap 20.11-15) esta passagem mais pessoais da Bíblia devemos lê-la muitas vezes isso nos ajudará a ficar prontos para responder a chamada a fuga da terra. Da presença do que estava sentado no grande trono branco pode ter sido pelo fogo (2Pe 3.10-12). Os que já haviam julgado têm agora confirmados a sentença diante do universo reunido.
O julgamento é completo, todas pessoas de todas as eras e climas estarão ai todas as obras e motivos serão recordados e o dia de que falou Paulo em (Rm 2;16) Em que Deus julgará os segredos dos homens só pensar nisso deve levarmos a reflexões sérias haverá somente duas classes; os salvos e os perdidos os livros tem o registro das obras dos homens no livro da vida estão enrolados e salvos. Há muitas pessoas de caráter tão dubio que não saberíamos onde arrolá-la, Deus porém o sabe. A segunda morte e a humanidade inteira e aqui chamada lago de fogo a mesma coisa de que falou jesus nos evangelhos o lugar onde o fogo não se apaga fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos temei aquele que depois de matar pode lançar no inferno que é capaz de destruir no inferno tanto o corpo como alma sim digo-vos a esse temei.


CONCLUSÃO



O maior perigo no estudo de Apocalipse é ficar-se desencaminhado por assuntos de menor importância. Esta é uma revelação de Jesus Cristo (1:1): Ele é tanto o revelador da mensagem como o centro dela. Muitos, em suas explicações de Apocalipse, chamam a atenção para o diabo e fazem dele o personagem principal. Mas o papel do diabo nessa profecia serve para ressaltar a glória e a grandeza do Cordeiro, pois este derrota Satanás. Outros olham mais para a terra, mas João viu estas cenas no céu. Ele estava vendo a perspectiva espiritual, simbólica, celestial. O estudo de Apocalipse não nos deve direcionar para o jornal diário, mas para o trono de Deus. Muitos usam as visões para incentivar a especulação sobre o fim dos tempos, e assim desviam a atenção das pessoas da soberania do Senhor para a engenhosidade do especulador. Se entendemos corretamente esse livro maravilhoso, vemos Cristo. Que Deus vos abençoe.

AMÉM!

Comentários