Pesquisa

LIÇÃO 07ª- "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"




Nessa oportunidade estaremos lendo mais um bom comentário da nossa irmã Josefa. Espero que vocês sejam abençoados pelo estudo dessa lição.

Escrito pela irmã Josefa, professora da classe das senhoras




INTRODUÇÃO
(Fl 4.13) “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Sera que o cristão pode tudo? Temos por meio de Cristo poder para realizar qualquer feito? O que o apostolo Paulo quis dizer com esta declaração?


Esta passagem tem sido entendida por muitos cristãos como uma afirmação geral de que realmente “tudo” podemos fazer como sempre. É necessário observar o contexto imediato desta passagem (Fl 4.10-20) indicou que Paulo esta tratando de necessidades pessoas, pode ver isso quando frases e termo como pobreza (v.11) fartura e fome abastança e escassez (v.12) dar e receber (v.15) e necessidade (v. 16-19) todas estas palavras e frases tratam de necessidade física e imediatista como comida e moradia.


Ele pessoalmente passou necessidade nestas áreas, e mostrando que com Cristo é mais que vencedor. Paulo poderia de repente sair deste contexto para formalizar uma afirmação sobre todas as necessidades em geral ou como alguns entendem pela frase isolada ele poderia dizer que por meio de Cristo consegue realizar de tudo.


Devemos concluir que o ponto dela neste versículo e que embora esta necessidade sejam enorme com Cristo somos mais que vencedores e com a graça que nos é dada podemos suportar todas as adversidades desta vida.


Isto nos ajuda a entender que Paulo como autor e orador moderno às vezes usava o adjetivo “tudo” para se referir a maior parte ou a maioria de uma categoria sem necessariamente se referir a algo em sua totalidade.


Podemos ver este tipo de uso em passagem como (1 Co 9.22b) “Fiz-me tudo para com todos os modos salvar alguns” Paulo não quis dizer que havia se tornado absolutamente tudo para com toda a humanidade.


O ponto dele foi de que ele se esforçou negando seu próprio interesse e tendência para influenciar todos aqueles com quem teve contato e oportunidade de forma parecida em (Cl 1.28).Paulo afirmou “o qual” nos anunciou advertindo a todo homem e insinuando a todos homens em toda sabedoria a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.


Aqui Paulo não quis dizer que ensinava literalmente a todos os homens em toda sabedoria a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. A que Paulo não quis dizer que ensinava literalmente todos os homens existentes nem aquele que ele ensinava fosse toda a sabedoria existente a ponto dele novamente restringia aqueles dentro do alcance e a sabedoria necessária e suficiente para a plena vida em Cristo.


De igual modo dizer em (Fl 4.13) “posso todas as coisas naquele que me fortalece” Paulo não quês dizer “tudo” no sentido absoluto. O que ele quis dizer era que de todas as coisas que havia passado que necessitavam de poder para enfrentar a pobreza, fome, escassez e perseguição.


Cristo supria toda necessidade, esta confiança que ele precisava e neste sentido que Paulo escreveu “posso todas as coisas naquele que me fortalece” pelo que já havia passado, Paulo tinha confiança e quis passar esta confiança para a Igreja em filipos de que Cristo havia de suprir de força e esperança para toda igreja.


E por isso Ele encoraja os cristãos em Filipos com palavras que dava força. E o meu Deus segundo sua riqueza em gloria há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossa necessidade (Fl 4.19). Praticamente igual como “tudo” posso naquele que me fortalece. Com força que Cristo me da “posso” e enfrentar qualquer situação.


Com esse pensamento o apostolo Paulo foi como vitorioso em tudo, com este pensamento, mesmo no momento mais difícil de Paulo, ele clamou a Deus que de imediato respondeu que a sua graça bastava.


Paulo agora estaria chamando atenção dos cristãos em filipos á ideia de realizar grandes coisas só em cristo. Paulo assegura estes irmãos de que na abundancia ou na adversidade Cristo os faria forte Nele. E assim posso dizer que todas as coisas eu posso naquele que me fortalece.

QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOANDO A TODOS

Comentários